Ver todas

Back

Mazda desenvolve tecnologia exclusiva de pintura denominada Takuminuri

23 Junho, 2022
161 Visualizações

A Mazda introduziu na sua palete de cores a nova cor Rhodium White, uma pintura especial criada através da exclusiva tecnologia de pintura denominada Takuminuri.

Acreditando que a pintura é parte crucial dos elementos que dão forma a um veículo, a Mazda está a concentrar esforços no desenvolvimento de cores e tonalidades que acentuem a expressão dinâmica e delicada dos seus modelos, subjacente ao design subordinado à temática Kodo – A Alma do Movimento. Inspirado na estética japonesa, o novo Rhodium White é um tom branco e puro, assente na beleza, na simplicidade e na ausência de elementos supérfluos. Os finos grânulos integrados na pintura acentuam as sombras à superfície do veículo, complementando a textura metálica da nova cor.

Com o desenvolvimento do Rhodium White, a Mazda elevou os atributos da tecnologia Takuminuri, alcançando a produção em massa de um acabamento de grande expressão com recurso a apenas três camadas: transparente, reflectora e, por fim, a camada de cor. Esta última origina uma pigmentação branca, recém-desenvolvida, que resulta num branco sedoso e suave, de granulagem fina. Em regra geral, o primário tende a aparecer nas pinturas de base branca, tintas cuja camada transparente é, geralmente, mais espessa do que noutras tonalidades.

Para contornar essa questão, a cor Rhodium White recorre a uma pigmentação de desenvolvimento recente, tendo a Mazda conseguido reduzir a espessura da camada transparente num máximo de 30 por cento , facto que contribui para uma utilização mais eficiente dos recursos, ao mesmo tempo que origina uma redução das emissões de CO2 durante o processo de produção.

A Mazda utiliza um método em que a tinta, que contém flocos de alumínio ultra-finos e de elevada luminância, é aplicada meticulosamente, para gerar uma espessura uniforme que depois reduz bastante em termos de volume durante o processo de secagem da camada reflectora. A camada reflectora torna-se, por isso, extremamente fina, de aproximadamente 0,5 microns, equivalente a cerca de 7 por cento da espessura de uma camada reflectora convencional.

A marca de Hiroshima alcançou, também, um acabamento semelhante a um processo de pintura manual, com os flocos de alumínio alinhados suavemente e em intervalos regulares ao longo da camada reflectora . A totalidade da superfície brilha quando exposta à luz e apresenta uma textura metálica realista, em que os flocos individuais de alumínio se distribuem uniformemente e em linha com as ondulações da superfície da carroçaria, produzindo uma aparência brilhante e sombreada com a incidência de luz, em complemento ao próprio brilho da cor Rhodium White .

Assumindo a firme convicção de que a cor e o tipo de pintura são factores essenciais em qualquer veículo, a Mazda continuará em busca de novas expressões de cor e de tecnologias de pintura, de forma a incrementar o nível de atracção dos seus produtos.

 

 

PALAVRAS-CHAVE