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Mercado de usados cai 11% em 2020 face ao ano anterior

8 Fevereiro, 2021
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O Standvirtual realizou, no passado dia 4 de fevereiro, um webinar para apresentar o seu habitual barómetro do mercado automóvel, desenvolvido em parceria com a ACAP.

O evento online contou com o contributo de algumas figuras destacáveis do setor, tais como Nuno Castel-Branco (Diretor Geral do Standvirtual), Hélder Pedro (Secretário Geral da ACAP), Pedro Soares (Diretor Comercial do Standvirtual), Ricardo Cardoso (Marketing Manager do Standvirtual), Licínio Santos (Diretor Comercial Cofidis Portugal), José Duarte (Diretor Geral Soauto VGRP) e Isaque Guimarães (CEO do Grupo Fisacar)), e teve como principal objetivo divulgar os números e analisar o impacto deste segundo confinamento no setor.

Principais conclusões deste webinar:
● O preço médio anunciado entre o primeiro confinamento (março de 2020) e este (janeiro de 2020) manteve-se estável.
● No que concerne ao tráfego do Standvirtual, e considerando os dois confinamentos, verificou-se um crescimento de 30%.
● No que respeita ao mercado de novos (ligeiros e pesados), face a janeiro de 2020, regista-se uma retração de 28,5%. Já o mercado de motociclos, triciclos e quadriciclos quebrou 18,4% no período referido.

Para além destas conclusões, e a propósito da retração verificada, procurou-se perceber se as dificuldades na aprovação de créditos não estariam também a colocar uma barreira extra às vendas. Licínio Santos, Diretor Comercial da Cofidis, não concorda: “A taxa de aprovação dos créditos é similar ao pré-confinamento. O perfil/qualidade da procura é fundamental para este indicador. E existem vários fatores socioecónomicos que não podemos esquecer, tais como o desemprego ter subido significativamente”, considerou.

E acrescentou: “A média de adesão na UE às moratórias foi de 7,5%, enquanto em Portugal a média foi de 22%. Só a Hungria e o Chipre nos ultrapassam nestes indicadores. Por aqui se percebe a fragilidade da nossa economia e a dificuldade de aprovar créditos nesta fase. É importante não esquecer que tanto financeiros como bancos têm todo no sucesso destas operações, porque é o nosso negócio”.

Por seu turno, José Duarte, Diretor Geral Soauto VGRP, mostrou-se algo reticente sobre um processo de compra totalmente por via digital: “Acho que o mercado online é muito forte no seguimento dos contactos, mas em relação à venda propriamente dita tenho mais dúvidas”, atirou. E explicou que o grande problema do mercado dos novos: “Tem a ver com a contente strategy. Tudo o que se faz offline, no showroom, tem de ser trazido para o online por forma a potenciar as vendas e é nisto que nos devemos concentrar / investir”.

Veja o vídeo:

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