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Mercedes-Benz Arocs demonsta capacidades no evento Mercedes-Benz Arocs Performance Days

30 Novembro, 2017
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A Mercedes-Benz  lançou este ano novas versões ao modelo Arocs, estabelecendo novas referências em termos de funcionalidade, eficiência, segurança e conforto. O evento Mercedes-Benz Arocs Performance Days permitiu demonstrar todas as capacidades do especialista da construção – em estrada, no estaleiro e nos terrenos extremamente exigentes do lendário circuito de testes de “Sauberg”.

No evento, estiveram disponíveis cerca de doze versões Arocs para testes e demonstrações, com configurações de rodas e de tração desde 4×2 a 8×8, desde veículos com caixa basculante a betoneiras. Estes veículos foram acompanhados pelos modelos Mercedes-Benz Actros, o Actros SLT de longo curso e o Atego. Adicionalmente, quatro camiões clássicos representaram a longa tradição de veículos de construção Mercedes-Benz.

A vasta gama de cabinas, motores, versões de transmissão e configurações de rodas conferem ao modelo a capacidade para realizar tarefas em todos os tipos de aplicação. Seja como camião basculante, no transporte de materiais ou como trator de semirreboque.

Mercedes-Benz Arocs: o versátil camião altamente especializado entre os veículos pesados para o setor da construção

É o completo profissional para o transporte do setor da construção: o Mercedes-Benz Arocs é um modelo concebido especificamente para o setor da construção. Quatro anos após a sua estreia mundial, o Arocs está disponível numa vasta e continuamente crescente gama de versões.

O Mercedes-Benz Arocs está disponível em todas as configurações possíveis de rodas e de tração – 4×2 e 4×4, três eixos 6×2 com eixo de tração posterior ou anterior, 6×4 e 6×6. Estão disponíveis quatro versões de eixos: 8×2 com eixo de tração posterior, 8×4, 8×4 com eixo de tração posterior, 8×6 e 8×8. O equipamento e as versões incluem suspensão de molas helicoidais e suspensão pneumática, chassis projetado principalmente para aplicações em estrada e em estaleiro, várias distâncias entre-eixos, cabinas e motores, três sistemas de tração integral, camiões de plataforma, caixa basculante, chassis para betoneira, tratores de semirreboque e veículos para aplicações especiais.

O Mercedes-Benz Arocs Loader é caracterizado por um baixo peso em vazio e uma elevada carga útil e foi projetado para operar como um trator de dois eixos ou como veículo de chassis para montagem de betoneira. Aqui, os fatores de projeto em causa incluem a cabina, o chassis, a versão do motor e os pneus.

O Mercedes-Benz Arocs Grounder é um especialista extremamente robusto para aplicações particularmente exigentes. As suas características incluem um chassis extremamente robusto, molas parabólicas rígidas de várias lâminas, amortecedores especialmente afinados, eixos de redução de cubo com sistema de planetário, jantes particularmente resistentes e pneus com elevado índice de carga.

Mercedes-Benz Arocs SLT e Actros SLT: tratores dinâmicos para o transporte de longo curso

A gama do Mercedes-Benz Arocs culmina num espetacular trator de longo curso. Um peso bruto combinado do veículo e do atrelado de até 250 t, três, quatro e cinco eixos, dois eixos de tração ou tração integral, um motor pleno de força com uma potência de até 460 kW (625 CV) e 3000 Nm de binário, caixa de velocidades Mercedes PowerShift com 16 relações idealmente escalonadas – o Mercedes-Benz Actros SLT e o trator Arocs SLT de longo curso demonstram prestações excecionais.

O conceito à medida para a versão SLT inclui turbo-embraiagem com retardador (TRC), combinando a embraiagem hidráulica de arranque e o retardador num único componente. O TRC facilita o processo de arranque e as manobras, mesmo às velocidades mais baixas e, como retardador principal, produz uma potência de travagem de 350 kW (476 CV). Em combinação com o Travão Motor de Alta Potência (High Performance Engine Brake) que em conjunto produzem uma potência de até 475 kW (646 CV), o TRC oferece a derradeira solução em termos de segurança. O radiador, o sistema hidráulico, o depósito de combustível com uma capacidade de 900 litros, o reservatório de ar comprimido e os componentes adicionais estão alojados na elegantemente coberta torre de arrefecimento traseira.

As várias versões de modelo SLT são divididas em dois modelos, o Arocs SLT e o Actros SLT. O Arocs SLT com suspensão de molas helicoidais baseado no robusto Arocs Grounder também está disponível com a cabina BigSpace e com a StreamSpace com 2.3 m de largura. O Actros SLT de suspensão traseira pneumática está disponível com as espaçosas cabinas GigaSpace e BigSpace com 2.5 m de largura. Como trator de semirreboque tecnologicamente moderno, o SLT foi projetado para um peso bruto combinado de veículo e atrelado de até 250 t. No setor da construção, um elevado peso bruto combinado é fundamental para o transporte das pesadas máquinas de construção. Neste caso, o sistema de radiador adicional e o opcional TRC podem ser dispensados. O peso bruto combinado admissível é de até 120 t, ou até um máximo de 155 t com determinadas restrições.

Mercedes-Benz Arocs 2017: mais versões, maior conforto e maior segurança A atual gama de modelos demonstra como o Mercedes-Benz Arocs se adapta continuamente às necessidades e aos desejos dos clientes. Por exemplo, quando é necessário um veículo de menores dimensões para operar em estaleiros de construção, o Arocs com cabina ClassicSpace e Teto Rebaixado nas versões M e L com uma largura de 2300 mm é um principal candidato. A sua altura é 100 mm inferior à da versão original. Em combinação com o motor OM 470, os 320 mm de túnel do motor e a cabina ClassicSpace e Teto Rebaixado, a altura do tejadilho é ainda mais reduzida em 280 mm.

As versões de design Home Line e Style Line e as linhas de equipamento, estão agora disponíveis para o Arocs com cabina larga de 2.5 m. O SoloStar Concept com a sua espaçosa área de repouso para as cabinas StreamSpace e BigSpace transforma o Arocs num veículo de caixa basculante com um conforto acrescido.

O Mercedes-Benz Arocs também oferece novas opções na área da suspensão e da cadeia cinemática. Por exemplo, a direção assistida elétrica Servotwin está agora disponível para o Arocs de quatro eixos 8×4 e para outras versões de distância entre-eixos. A Transmissão Auxiliar Hidráulica de arranque e engrenável HAD (Hydraulic Auxiliary Drive) pode ser adicionalmente utilizada nas versões de trator de semirreboque com distância entre-eixos de 3300 mm para o transporte de mercadorias perigosas. As novas opções para o Arocs com HAD incluem o túnel do motor de 320 mm para as cabinas L e uma cobertura para proteger a mercadoria em conjunto com a cabina M.

Os motoristas que necessitam de iniciar a marcha do veículo com extremo cuidado ou efetuar manobras a baixa velocidade, devem optar pela turbo-embraiagem com retardador (TRC). Esta pode ser combinada com o Sistema de Regulação de Distância (Proximity Control Assist) e o Active Brake Assist em todos os Arocs chassis 6×4 equipados com suspensão pneumática e proteção inferior dianteira. Juntamente com o motor OM 471, pode ser implementada uma tomada de força adicional com uma potência de até 80 kW e um binário de 350 Nm em combinação com a TRC.

A partir de Abril de 2018, para as versões Arocs de dois eixos 4×2 e Arocs trator semirreboque 4×4, estará disponível para instalação em fábrica um novo pack de sistemas hidráulicos para a função basculante. Em função da utilização pretendida, o sistema hidráulico é configurado como sistema de circuito simples ou como duplo circuito.

O Mercedes-Benz Arocs também é o líder em termos de segurança. A Mercedes-Benz disponibiliza-o agora com um opcional sistema de monitorização da pressão dos pneus com um novo conceito de indicação, por exemplo, que indica rigorosamente a pressão necessária em função da temperatura exterior. Acima de tudo, o Arocs de dois e de três eixos para utilização em estrada (N3) está disponível opcionalmente com o novo Active Brake Assist 4, o único assistente de travagem de emergência com deteção de pedestres.

Para os veículos de construção projetados para o transporte em estrada, a Mercedes-Benz desenvolveu o Actros como um trator semirreboque 4×2 LS para complementar o Arocs. A principal área de aplicação da carroçaria do modelo basculante corresponde ao transporte de mercadorias com um peso total de até 44 t. O trator semirreboque tem mais seis centímetros de distância ao solo e está disponível com um opcional degrau móvel. O seu peso é 150 kg inferior ao de um equivalente Arocs 4×2. O trator semirreboque está disponível com túneis de motor de 320 mm e 170 mm e com os motores OM 470 e OM 471 em todos os níveis de potência. Uma vantagem adicional do Actros vocacionado para estrada no transporte do setor da construção, corresponde ao facto de estar opcionalmente disponível com todos os sistemas de assistência de segurança equipados nos veículos de estrada, incluindo o revolucionário Sideguard Assist para proteger os pedestres e os ciclistas. Com este equipamento a bordo, o Actros está vocacionado, por exemplo, a estaleiros de construção em zonas urbanas.

Serviços ligados em rede: a vasta gama de soluções Fleetboard

O transporte do setor da construção não envolve apenas escavação, robustez, máxima tração e botas de borracha – o transporte do setor da construção também envolve a logística de precisão, frequentemente em condições exigentes. Geralmente é bastante mais complexo do que o transporte em estrada, pois é necessário coordenar vários parceiros e coordenar dezenas de veículos em conjunto para a realização da mesma tarefa. A solução para esta enorme tarefa é conseguida através da ligação em rede. Precisamente um trabalho para o sistema Fleetboard e as suas várias funções, que excedem largamente as funcionalidades de um sistema de telemática. O Fleetboard aplica praticamente duas décadas de experiência com serviços ligados em rede e a utilização efetiva de dados recolhidos.

O Truck Data Center é o módulo opcional de conectividade que forma o núcleo do Arocs ligado em rede. Aqui é onde todos os dados em tempo real são recebidos e transmitidos. O hardware recebe os dados de todos os sensores, câmaras, etc., a bordo do camião e analisa esta informação para as mais diversas aplicações. O computador do veículo também serve de interface para todos os serviços ligados em rede e é responsável pelas comunicações externas do camião.

Isto resulta num vasto conjunto de serviços úteis, aplicações de software e apps incluído nos segmentos de Gestão de Logística, Gestão do Veículo e Gestão da Atividade, desde o planeamento, análise de desempenho, registo do tempo e descarregamento da memória de dados – assim todos os dados relevantes do motorista e do camião podem ser lidos remotamente, descomprimidos e arquivados em conformidade com a lei.

Como meio para determinar o consumo exato de combustível com o veículo parado e em movimento, a opção de gravar o tipo de operação e indicar o tempo gasto com o veículo parado e o motor ligado é particularmente interessante no transporte da construção. As posições e os trajetos das viagens são registados continuamente, anotando os tempos em que as tomadas de força são ativadas e quando o motor ou a ignição foram ligados ou desligados. A delimitação geográfica fornece informação sobre a posição e o estado do veículo, com notificações automáticas quando o veículo sai ou entra nas fábricas de produção ou nos estaleiros de construção. Como os estaleiros de construção e os pontos de descarga geralmente não possuem moradas convencionais, o sistema de guia do percurso também poderá operar unicamente com base nas coordenadas geográficas.

Fleetboard Store: uma plataforma aberta de apps criadas para aumentar a eficiência do setor da logística

A nova Fleetboard Store é uma plataforma aberta de aplicações relacionadas com os camiões e o setor da logística. Os clientes, os parceiros industriais como os fabricantes de carroçarias, e os programadores de apps podem utilizar a plataforma aberta para disponibilizar as apps a todas as partes envolvidas no processo de transporte. O operador seleciona as apps na Fleetboard Store e envia-as para a DispoPilot.guide do tablet do motorista individualmente para cada camião, para vários camiões ou para todos os camiões de uma frota.

Mercedes-Benz Uptime: evite avarias, aumente a disponibilidade da viatura

O camião ideal funciona sem quaisquer avarias, com o Mercedes-Benz Uptime, o Arocs aplica a inteligente ligação em rede na procura deste ideal – mesmo nas condições mais severas encontradas no transporte da construção. O Mercedes-Benz Uptime verifica continuamente os sistemas do veículo equipados com sensores. Isto também inclui o estado das peças de desgaste e dos fluidos de trabalho como o AdBlue. Quando surge a necessidade de realizar um trabalho de reparação ou manutenção, o camião transmite automaticamente esta informação através da Fleetboard para a oficina autorizada Mercedes-Benz. Os dados são analisados em tempo real e transmitidos à oficina autorizada com os procedimentos específicos recomendados, se existir um elevado risco de avaria de um camião, a oficina autorizada irá contactar o cliente e marcar uma visita à oficina ao longo do percurso planeado. Além disso, os requisitos de reparação e manutenção identificados atempadamente são automaticamente transmitidos à oficina autorizada Mercedes-Benz selecionada pelo cliente.

A oficina autorizada agrupa os trabalhos pendentes e marca com o cliente uma visita conveniente de acordo com a rota planeada e a manutenção necessária. A informação e os procedimentos específicos recomendados, para as próximas reparações que possam ser facilmente realizadas na oficina, são atempadamente disponibilizados ao cliente através do portal Mercedes-Benz Uptime e por e-mail, isto aumenta significativamente a disponibilidade das viaturas. O Mercedes-Benz Uptime está agora disponível em 18 mercados Europeus e também na Turquia.

A diversidade e a individualidade do Mercedes-Benz Arocs – com nove versões diferentes da cabina

A grelha do radiador com visual atraente, capas de espelhos exteriores onduladas, para-choques tripartido com cantos em aço – o Arocs é imediatamente distinguido como um camião robusto para o transporte pesado do setor da construção. Duas versões de largura, três versões de comprimento, duas versões de altura do túnel do motor e um piso plano totalizam nove versões diferentes da cabina.

Desde a cabina compacta ClassicSpace S à espaçosa BigSpace L, o Arocs abrange todos os requisitos, incluindo características especiais como cabinas de tejadilho rebaixado. Todas as opções disponíveis em conjunto resultam em cerca de duas dezenas de versões diferentes. Qualquer cliente que pretenda aperfeiçoar o seu Arocs poderá selecionar entre duas linhas de design e equipamento opcionais, a Home Line e a Style Line, para a cabina larga de 2.5 m, ou até optar pelo SoloStar Concept com a sua espaçosa área de repouso no lado do acompanhante.

Motores: seleção de quatro motores em 18 níveis de potência

Está disponível uma vasta gama de motores para satisfazer todas as necessidades. Os modernos motores de seis cilindros com 7.7 litros, 10.7 litros, 12.8 litros e 15.6 litros de cilindrada, cumprem todos os requisitos das várias aplicações. Em suma, estão disponiveis uma seleção perfeitamente escalonada de 18 níveis de potência, que varia desde os 175 kW (238 CV) aos 460 kW (625 CV), e um binário máximo que varia desde os 1000 Nm e os 3000 Nm.

Potente e eficiente: a última geração do motor Mercedes-Benz OM 470

O foco incide atualmente na última geração do motor de seis cilindros em linha OM 470, que combina a máxima eficiência, um baixo nível de emissões e prestações excecionais. As novas características em destaque: aumento da pressão máxima da régua de combustível e da pressão máxima de injeção de 2700 bar, novos injetores de sete orifícios com maior caudal de combustível, injeção assimétrica entre os cilindros um e três e entre os cilindros quatro e seis, nova geometria da câmara de combustão com cavidade em forma de omega nos êmbolos, aumento da compressão, sistema patenteado de recirculação infinitamente variável dos gases de escape com caudal reduzido. O novo turbocompressor é produzido na Mercedes-Benz. O motor funciona exclusivamente em modo pré-controlado, não existe válvula de descarga, controlo da pressão de sobrealimentação, sensor da EGR ou sistema de controlo da EGR.

A versão topo de gama do motor Mercedes-Benz OM 470 produz uma potência de 335 kW (456 CV) e um elevado binário máximo de 2200 Nm. Estes valores destacam as excecionais prestações do motor OM 470, com uma potência específica de 31.4 kW por litro (42.7 CV/l) e um binário específico de 206 Nm/l, o motor OM 470 é um dos motores mais potentes da sua categoria de cilindrada.

Isto fornece aos clientes uma seleção de dois tipos diferentes de motor com a mesma potência: o motor OM 471 com as suas prestações categoricamente musculadas a baixas rotações, e o compacto motor OM 470, que oferece uma potência ligeiramente superior a médias e altas rotações e permite reduzir o peso em cerca de 150 kg comparativamente ao motor com a maior cilindrada.

Otimizados todos os sistemas de transmissão para veículos pesados: óleos de motor, caixas de velocidades e PPC

O motor Mercedes-Benz OM 470 de 10.7 litros de cilindrada, assim como o motor de seis cilindros em linha OM 471 de 12.8 litros e o motor OM 473 de 15.6 litros, beneficiam de medidas adicionais de eficiência. Estas incluem novos óleos de motor de baixa viscosidade, caixa de velocidades e sistema de eixos mais avançados, e uma estratégia de condução mais aperfeiçoada para o sistema de controlo preditivo da velocidade de cruzeiro, Predictive Powertrain Control (PPC).

O motor OM 473 destaca adicionalmente o aperfeiçoado sistema de injeção X-Pulse. Aqui, a pressão máxima da régua de combustível também foi aumentada de 900 para 1160 bar. Ao mesmo tempo, a pressão máxima de injeção foi aumentada para 2700 bar. As versões de potência e de binário do motor OM 473 permanecem inalteradas, tal como os seus sistemas de sobrealimentação e de recirculação dos gases de escape.

As 18 versões de motor para o Mercedes-Benz Arocs

O quarto motor, o Mercedes-Benz OM 936 de seis cilindros em linha, mantém-se compacto e leve com uma cilindrada de 7.7 litros. Este motor é recomendado para operações isoladas e, em função do nível de potência, para uma utilização ocasional como veículo de reboque principalmente em estrada e sem explorar ao máximo o peso bruto combinado.

O motor Mercedes-Benz OM 936 com uma cilindrada de 7.7 litros está disponível em cinco versões para o modelo Arocs:

O motor Mercedes-Benz OM 470 também está disponível em cinco níveis de potência, incluindo a nova versão topo de gama:

O motor OM 471 também está disponível em cinco versões:

O motor topo de gama corresponde ao Mercedes-Benz OM 473 e está disponível em três níveis de potência:

Caixa de velocidades com 8, 12 e 16 relações

O motor, a caixa de velocidades e o sistema de eixos do Arocs são fabricados pela Mercedes-Benz e são totalmente compatíveis. Equipada de série, as caixas de velocidades totalmente automáticas Mercedes PowerShift 3 tratam da transmissão de potência através das 8, 12 ou16 relações. Um mecanismo de engrenamento direto a partir da primeira velocidade para a marcha-atrás facilita as manobras rápidas.

Cada um dos programas de transmissão “Offroad” ou “Power” possui vários modos de transmissão e adaptam-se ao tipo de operação individual. As funções adicionais suportam o motorista, por exemplo, o modo de balanceamento engrenável para a eventualidade de problemas de tração em estradas não pavimentadas. O engrenamento manual de mudanças também está disponível como opção. Em situações onde seja necessário iniciar cuidadosamente a marcha do veículo e sem desgaste, com um elevado peso, poderá escolher a turbo-embraiagem com retardador (TRC). Esta combina uma embraiagem hidráulica de arranque e o retardador num único componente.

Três sistemas de tração integral para as mais diversas condições de utilização

Para a utilização em estrada não pavimentada, a Mercedes-Benz oferece diferentes versões de sistemas de tração integral. Se a carga útil e o consumo de combustível são os fatores principais a considerar, o sistema de tração integral engrenável é a escolha certa. Se for necessária a máxima tração, a solução reside no sistema de tração integral permanente e relações de transmissão mais baixas.

A terceira versão, a Transmissão Auxiliar Hidráulica (HAD), causou uma grande sensação no setor. Com motores de cubo da roda engrenáveis no eixo dianteiro, a HAD abrange a utilização em estrada com requisitos ocasionais de maior tração. Com a HAD, o Arocs revela-se um camião verdadeiramente versátil. O motorista engrena a HAD simplesmente pressionando um botão: A necessária transmissão de potência sensível ao escorregamento é então controlada de forma eficiente e contínua.

As vantagens da transmissão hidráulicas incluem o peso acrescido mais baixo, quando comparadas com outras soluções de tração integral, traduzindo-se em benefícios em termos de consumo de combustível e de emissões e uma grande versatilidade de configuração do veículo. No caso da Mercedes-Benz, estas qualidades são complementadas pela ausência de manutenção, pelo baixo consumo de combustível com a transmissão hidrostática ativada e, acima de tudo, pela combinação com a transmissão Mercedes PowerShift. A HAD no Mercedes-Benz Arocs estabelece novas referências no seu segmento: é potente, mais leve do que um modelo de tração integral, fácil de operar, não requer manutenção e é caracterizado por um longo ciclo de vida, reduz o consumo de combustível e consequentemente protege o ambiente em resultado das baixas emissões.

No setor da construção: o PPC também permite reduzir os custos e o consumo de combustível

O transporte no setor da construção envolve a maximização da tração e a minimização dos custos. Para veículos particularmente vocacionados para uma utilização em estrada, cada litro de combustível economizado significa mais capital nos cofres da empresa. Com esta linha de pensamento em mente, os veículos do setor da construção equipados com o Predictive Powertrain Control (PPC) são a escolha certa para a máxima eficiência. De acordo com o percurso individual da rota em questão, o PPC adapta de forma totalmente automática a seleção de mudanças e a velocidade. A atual geração do PPC inclui uma estratégia de engrenamento ainda mais aperfeiçoada, os pontos de engrenamento foram otimizados e, em troços de descida, uma gama de histereses ajustável até 10 km/h permite poupar ainda mais combustível.

O efeito do PPC é rapidamente calculável utilizando como comparação um camião rígido típico como o Arocs 8×4/4. Durante a utilização em estrada, o PPC reduz o consumo de combustível em até cinco por cento. Assumindo uma quilometragem anual de 60 000 km com 35 a 40 por cento da distância percorrida em autoestrada e em estradas reservadas a automóveis, o PPC permite reduzir os custos em cerca de 400 a 500 Euro por ano, em função do preço do combustível. Isto significa que o investimento adicional poderá ser recuperado em cerca de dois anos.

Veículos de aplicações especiais de fábrica: Mercedes-Benz Custom Tailored Trucks (CTT)

Ocasionalmente, operações de transporte extremamente exigentes no setor da construção requerem veículos excecionais. É aqui que entram em ação os especialistas na Mercedes-Benz Custom Tailored Trucks (CTT) em Molsheim, Alsace. A CTT é o produtor de veículos altamente especializados da unidade de camiões especiais da Mercedes-Benz Special Trucks. A CTT fabrica o veículo de longo curso SLT e também produz veículos personalizados por encomenda ou séries especiais. A principal vantagem reside no facto de a CTT operar como um fornecedor central de camiões personalizados da Mercedes-Benz que são fornecidos com uma única fatura.

Os veículos são devidamente testados, aprovados e beneficiam da aplicação total da cobertura da garantia e do serviço de manutenção e reparação prestado em todo o mundo pela marca Mercedes-Benz. Tudo o que for necessário, desde a alteração da distância entre-eixos ao Arocs de cinco eixos na configuração de 10×4, a CTT produz versões excecionais de camiões para clientes em todo o mundo.

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