A Mercedes-Benz acaba de lançar o novo Citan, disponível tanto na versão Furgão para o transporte de mercadorias, como na versão Tourer para o transporte de pessoas.
Segundo a Mercedes, as dimensões externas compactas, aliadas a um espaço interior generoso e a uma elevada capacidade de carga, são os atributos de base para diversas formas de utilização do novo Mercedes-Benz Citan, especialmente em atividades de entregas nas cidades e de prestação de serviços. “As amplas portas laterais deslizantes, bem como um plano de carga baixo, permitem um acesso confortável ao interior e um fácil carregamento do veículo. No interior, os passageiros desfrutarão dos bancos confortáveis. Além da sua elevada funcionalidade e versatilidade, o veículo fornece um equipamento de segurança abrangente e um elevado nível de conforto de condução”, explica a marca em comunicado.
O design do novo Mercedes-Benz Citan distingue-se por proporções equilibradas e linhas sensuais. Os ombros musculados sublinham a robustez e o apelo emocional do veículo – são elementos de estilo incomuns num pequeno comercial. “À primeira vista, o novo Citan é claramente percetível como um membro da família Mercedes-Benz. As formas claras, com linhas reduzidas e superfícies poderosas transmitem a nossa filosofia de pureza sensual”, explica Gorden Wagener, Responsável de Design do Grupo Daimler. Um aspeto particularmente apelativo no interior é a forma horizontal e impactante do painel de instrumentos. Os designers da Mercedes-Benz procuraram a sua inspiração para o volume encorpado e voluptuosamente curvo do painel de bordo a partir do perfil de uma asa. Um aspeto decisivo foi o design contínuo e horizontal. O perfil de asa estreita estende-se pelo interior e transmite uma generosa sensação de espaço. O próprio painel de instrumentação também segue esta inspiração. A sua forma lembra uma pedra erodida. A ranhura resultante entre a asa e a pedra traduz-se num prático compartimento de arrumação, para um acesso rápido a utensílios importantes.
No lançamento, a gama de motores do novo Citan será formada por três versões a diesel e duas a gasolina. Os pontos fortes de todas as motorizações são uma elevada disponibilidade, mesmo nos regimes de motor mais baixos, e consumos económicos. Para uma aceleração ainda mais rápida, por exemplo, em ultrapassagens, a versão Furgão 112 CDI, com o motor diesel de 85 kW (116 cv), dispõe de uma função de aumento de potência/binário momentâneos, que possibilita até 89 kW (121 cv) de potência e 295 Nm de binário, de forma breve.
Todos os motores cumprem a norma de emissões euro 6d e possuem a função ECO start/stop. Além da transmissão manual de seis velocidades, os modelos diesel e gasolina mais potentes também estarão disponíveis com uma transmissão de dupla embraiagem de sete velocidades (DCT).
O eCitan será lançado já no segundo semestre de 2022. Esta variante totalmente elétrica do Citan irá alargar o portfólio de veículos comerciais Mercedes-Benz movidos a energia elétrica, juntando-se ao eVito e ao eSprinter. A autonomia estimada é de 285 km, de acordo com o ciclo WLTP1. Desta forma, corresponde às necessidades dos clientes profissionais que muitas vezes utilizam este veículo para serviços de distribuição e entrega em cidade. Nos postos de carregamento rápido, espera-se que a bateria carregue de 10% a 80% em 40 minutos. Uma grande vantagem: no que diz respeito às dimensões do compartimento de carga, à carga útil e à disponibilidade de equipamentos, os clientes não precisam de abdicar de atributos em comparação com o veículo equipado com um motor convencional. Até um acoplamento de reboque estará disponível para o futuro eCitan.
Tal como o seu irmão de maiores dimensões – o Sprinter – e os modelos de automóveis de passageiros da Mercedes-Benz, o novo Citan pode ser equipado com o sistema de entretenimento MBUX (Mercedes-Benz User Experience), de série na linha PRO, que se caracteriza por um comando intuitivo e funcionalidades avançadas. Com os seus poderosos chips, software com aprendizagem autónoma, ecrãs de alta resolução e gráficos brilhantes, o sistema revolucionou o funcionamento dos veículos.
O novo veículo comercial compacto da Mercedes-Benz pode ser encomendado a partir de meados de setembro de 2021