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Vision URBANETIC

Mercedes-Benz Vans apresenta o Vision URBANETIC

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A Mercedes-Benz Vans apresenta o Vision URBANETIC, um revolucionário conceito de mobilidade que abrange muito mais do que as ideias existentes sobre os veículos autónomos. O Vision URBANETIC elimina a separação entre a mobilidade de pessoas e o transporte de mercadorias.

O Vision URBANETIC permite a mobilidade de pessoas e mercadorias em função da procura do utilizador, de forma sustentável e eficiente – e aplica uma abordagem inovadora para satisfazer as necessidades das cidades, das empresas de diversos setores bem como dos moradores das cidades e dos turistas. O conceito reduz o fluxo de tráfego, liberta as infraestruturas interiores das cidades e contribui para uma melhoria da qualidade de vida nos grandes aglomerados urbanos.

Como parte de uma solução sistemática abrangente, o Vision URBANETIC trata os desafios urbanos do futuro e oferece soluções inovadoras. O conceito visionário é baseado num veículo de chassis elétrico e de condução autónoma, que pode adotar carroçarias permutáveis para o transporte de passageiros ou de mercadorias. Como veículo de partilha, o Vision URBANETIC pode acomodar até doze passageiros, enquanto o módulo de carga tem capacidade para transportar até dez paletes EPAL. Um espaço de carga com 3.70 m de comprimento encaixa num veículo com um comprimento total de 5.14 m. Adicionalmente, o conceito incorpora uma infraestrutura de tecnologia de informação que analisa em tempo real a disponibilidade e a procura numa determinada área. Daqui resulta uma frota de condução autónoma, com percursos planeados de forma flexível e eficiente com base nas atuais necessidades de transporte. Tudo isto torna o Vision URBANETIC um conceito vanguardista para a mobilidade urbana do futuro.

Graças à ligação em rede, à avaliação da informação do local – como concertos ou eventos – e ao controlo inteligente, o sistema não só analisa as necessidades atuais como também aprende a partir destas, de forma a antecipar e reagir a futuras necessidades. Isto poderá otimizar processos e ajudar a reduzir os tempos de espera e de fornecimento e também a evitar congestionamentos de trânsito. Por exemplo, o sistema geral pode utilizar os dados captados pelo centro de controlo do veículo – que agrupa e analisa as necessidades – para identificar a aglomeração de pessoas numa certa área. Poderá enviar veículos rapidamente para esse local e satisfazer, de forma eficaz, o aumento da procura. Desta forma, o sistema consegue reagir de forma flexível e não se limitar a percursos ou horários fixos.

Totalmente ligado em rede

A Mercedes-Benz Vans tem um objetivo ambicioso com o seu Vision URBANETIC: o de possibilitar o transporte de mais passageiros e mercadorias com menos veículos numa rede de estradas virtualmente inalterada para libertar os centros urbanos e, ao mesmo tempo, satisfazer os crescentes requisitos de mobilidade e os desejos dos clientes. Procuramos melhorar a qualidade de vida nos centros urbanos – com a mobilidade flexível e confortável de passageiros, o transporte eficiente e sustentável de mercadorias, a redução significativa de ruído e de emissões de gases poluentes e uma maior liberdade no planeamento das cidades.

Como veículo totalmente ligado em rede, o Vision URBANETIC integra um ecossistema no qual as necessidades de mobilidade empresariais e particulares são transmitidas digitalmente. O Vision URBANETIC reúne estas necessidades e satisfá-las com uma frota extremamente flexível, permitindo uma melhoria considerável na utilização dos recursos.

Dois módulos permutáveis 

Para atingir este nível de flexibilidade, o Vision URBANETIC está equipado com diferentes carroçarias permutáveis em função da finalidade da utilização. Como veículo de partilha com uma carroçaria de transporte de passageiros, o Vision URBANETIC oferece espaço para até doze passageiros. Os módulos são trocados automática ou manualmente, com o processo automático a demorar apenas alguns minutos. O sistema é baseado numa plataforma de condução autónoma, na qual as respetivas carroçarias são fixadas. Incorpora todas as funções de condução, significando que o chassis autónomo também pode percorrer o seu caminho até ao local da sua próxima tarefa sem uma carroçaria instalada. É garantida uma segurança absoluta através de componentes redundantes para todas as ações relevantes, como o controlo da direção, da travagem e da aceleração.

O módulo de carga serve como um clássico transportador de mercadorias. Graças ao seu piso de carga variável, pode ser dividido em dois nível e transportar até dez paletes EPAL. O espaço de carga tem um volume de 10 m3. Em alternativa, o veículo pode ser equipado com sistemas de espaço de carga totalmente automatizados e utilizados como estação de encomendas móvel para entregas de correio. Vários outros casos de utilização também são aplicáveis pois o conceito pode ser equipado com um vasto conjunto de carroçarias para outros setores e aplicações.

Grande liberdade para o design interior

Graças ao funcionamento totalmente automatizado sem condutor, os custos operacionais baixam significativamente com o Vision URBANETIC. Adicionalmente, com a exceção dos tempos de carregamento da cadeia cinemática elétrica e dos períodos de manutenção, cada veículo pode ser utilizado 24 horas por dia, 365 dias por ano. Isto permite, por exemplo, uma operação rentável de soluções de transporte público local que não seriam comercialmente viáveis com um condutor. Além disso, o conceito responde a uma procura cada vez maior em áreas como o setor de logística – com défice de condutores – uma revista de mercado Alemã votou “Fahrermangel” (défice de condutores) como a Palavra do Ano de 2017 no Setor de Logística.

A ausência de uma cabina de condutor também liberta espaço no interior. O volante, os pedais, o tablier e todo o posto de condução pertencem ao passado. O espaço pode ser antes utilizado para aumentar a capacidade de passageiros ou o volume de carga.

Numa fábrica ou deslocando-se livremente na cidade

A arquitetura de sistema do Vision URBANETIC autónomo assegura a adaptação contínua do percurso, utilizando informação de trânsito em tempo real. A gestão da frota do operador também faz parte do sistema de tecnologia de informação, com a possível utilização em áreas restritas como fábricas, aeroportos, bem como no trânsito em estradas nacionais.

A cadeia cinemática elétrica do Vision URBANETIC permite uma mobilidade sem emissões de gases locais, tornando-o o veículo perfeito para os centros das cidades e áreas sujeitas a restrições legais de acesso. A cadeia cinemática sem ruído também apresenta novas opções para entregas de última hora ou durante a noite, proporcionando desta forma um elevado potencial de negócio.

Estabelecer confiança através da comunicação ativa com o mundo exterior

Em muitas pessoas ainda reina um certo nível de ceticismo relativamente aos veículos autónomos. Por isso, o Vision URBANETIC adota uma nova abordagem na sua carroçaria de transporte de passageiros. O veículo utiliza várias câmaras e sistemas de sensores para observar toda a zona circundante e comunicar. Utiliza um ecrã de grande formato na frente do veículo para informar os pedestres que foram detetados a atravessar a rua em frente ao veículo.

Outro destaque é o sombreamento digital em torno da porta lateral. Várias centenas de módulos de luz identificam os contornos de qualquer indíviduo que se aproxime do Vision URBANETIC.

 

Caso de Utilização – transporte de mercadorias no setor de negócios entre empresas

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