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Novo eVito elétrico a bateria da Mercedes-Benz Vans

Com o eVito, disponível após o IAA Commercial Vehicle Show de 2018, a Mercedes-Benz Vans provou a competitividade dos modelos elétricos, independentemente da dimensão da frota, e pode igualar os custos dos clássicos motores de combustão, em função da utilização.

É por esta razão que a marca segue a estrela ao longo deste novo caminho conceitual através da expansão da sua estratégia eDrive@VANs: ao avaliar as diferentes opções de motor, a utilização operacional real é o fator decisivo. A escolha entre uma cadeia cinemática elétrica a bateria, um clássico motor de combustão ou, no futuro a médio prazo, a tecnologia de células de combustível irá recair unicamente naquela que fornecer as melhores condições para uma situação específica.

eVAN Ready App

Para cumprir os requisitos de transporte o quanto possível e para facilitar a adoção da mobilidade elétrica sem emissões locais da parte de uma vasta gama de setores, um segundo modelo, o eSprinter, está agora ao nível do eVito. Este comercial ligeiro de grandes dimensões será lançado no mercado no próximo ano.

Do interesse considerável durante o pré-lançamento nesta nova forma de mobilidade, tal como sucedeu com o eVito, é evidente que o novo modelo vai satisfazer as expetativas dos clientes: a opinião positiva dos clientes, reforçada pela ampla utilização da eVAN Ready App, que pode ser testada online, confirma o papel que os modelos elétricos a bateria podem desempenhar nas frotas de veículos.

“Uma frota de veículos sem emissões locais, que todavia satisfaz todas as expetativas em termos de utilidade no dia-a-dia, flexibilidade e redução de custos: o eVito é o primeiro modelo da Mercedes-Benz Vans a resolver estas aparentes contradições e a proporcionar às frotas de veículos comerciais uma perspetiva de futuro que até agora não existia”, afirma Volker Mornhinweg, Diretor da Mercedes-Benz Vans.

Novo eVito

O novo eVito sente-se praticamente em casa quando opera no setor de logística urbana, embora a sua autonomia e capacidade de carga signifiquem que também cumpre os requisitos de vendedores e de técnicos de serviço. Com a instalação de uma bateria de 41.4 kWh de capacidade, a autonomia é cerca de 150 km. Mesmo em condições desfavoráveis, irá permitir aos clientes uma autonomia de 100 km. O carregamento total da bateria demora apenas seis horas.

A cadeia cinemática elétrica a bateria produz uma potência de 84 kW e até 300 Nm de binário, sendo adequada para uma utilização urbana. A velocidade máxima pode ser ajustada à utilização operacional relevante. Se o eVito for utilizado principalmente em cidade, uma velocidade máxima de 80 km/h permite poupar energia e aumentar a autonomia. Para viagens de longa distância pode ser selecionada uma velocidade máxima de até 120 km/h.

O comercial ligeiro de média dimensão está disponível em duas versões de distância entre-eixos. O modelo básico, com um comprimento total de 5140 mm, tem uma capacidade máxima de carga de 1073 kg e é desta forma comparável ao Vito equipado com motor convencional. A versão extralonga mede 5370 mm. O seu espaço de carga de dimensões generosas pode acomodar carga até uma capacidade de 1048 kg. O peso bruto admissível do veículo é de 3200 kg. O posicionamento das baterias também garante a máxima flexibilidade com uma capacidade de carga entre 6.0 e 6.6 m3: A bateria está instalada debaixo do veículo.

Um extenso ensaio de inverno do eVito demonstrou a fiabilidade e a sofisticação tecnológica de todos os seus componentes instalados. A sua estabilidade, eficiência, ergonomia e conforto em condições extremas foram totalmente testados a temperaturas até -30 º C, em estradas cobertas de neve e gelo. Os testes incluíram a sua carga e as características de comportamento em condições de baixa temperatura, bem como a capacidade dos componentes do motor e do software para suportarem o frio.

Segurança

Para que o eVito se possa estabelecer no mercado, a funcionalidade, o conforto e a utilidade no dia-a-dia devem estar ao nível dos modelos equipados com motor diesel. Os mesmos requisitos aplicam-se à fiabilidade dos modelos, mesmo durante uma utilização intensa na irregular e confusa rotina de utilização comercial do veículo e à fiável gestão da manutenção e de serviço.

O manuseamento em segurança dos sistemas de alta tensão é importante não só para as operações de desencarceramento, mas também para o serviço profissional do veículo. A divisão Mercedes-Benz Vans fornece um serviço 24 horas por dia e uma abrangente rede de após-venda com colaboradores adequadamente formados. Durante a gestão de frotas no dia-a-dia, esta qualidade de serviço inclui pequenos tempos de serviço e de reparação como a base para a minimização do tempo de imobilização. A rede de distribuição e de serviço assegura que uma frota de veículos elétricos pode operar de forma económica e confortável.

Informação adicional em www.media.daimler.com e www.mercedes-benz.com

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