Ver todas

Back

Merpeças/Silvapeças: Crescimento pela especialização

18 Abril, 2022
460 Visualizações

Especialista em peças Mercedes, a Merpeças integrou em finais de 2018 a Silvapeças, alargando de forma substancial o seu negócio no setor das peças, quer em termos de oferta, quer do ponto de vista geográfico.

A história da Merpeças, como o nome indica, está ligada à Mercedes. Praticamente todos os funcionários da empresa trabalharam num concessionário desta marca e daí trouxeram um imenso konw-how. Por isso, considera Rui Costa, gerente da Merpeças, que muitos dos clientes da empresa procuram-na para adquirir peças que sejam uma alternativa às peças Mercedes mas com a mesma qualidade. Passados quase 10 anos da sua fundação, ainda hoje, cerca de 90% do stock da Merpeças é destinado a veículos da marca da estrela. “A nossa oferta está baseada em peças de substituição de fabricantes que trabalham também para o primeiro equipamento. Em alguns casos temos peças aftermarket e no caso das peças de carroçaria trabalhamos com peças semi-novas, assim como com motores e caixas de velocidades”, explica Rui Costa, dizendo que “neste tipo de material o que nos diferencia da concorrência é que nós damos dois anos de garantia. Trata-se de material original em que a garantia é válida mesmo na rede oficial Mercedes”. Para além da especialização em peças Mercedes, a Merpeças dedica-se também às suspensões pneumáticas, como distribuidor de todo o catálogo da Arnott e ainda da Bilstein, sendo ainda fornecedor exclusivo em Portugal da marca alemã AT Autoteile Germany. “Nas suspensões pneumáticas trabalhamos com todas as marcas e modelos de automóveis que as usam e não apenas com Mercedes”, refere Rui Costa.

Silvapeças
No percurso da Merpeças, em determinado momento aparece uma nova oportunidade, com a aquisição da Silvapeças (em 2018), uma empresa sediada em Ourém. É uma empresa nascida em 1978, na época com especialização em peças para Mercedes, mas que ao longo da sua história foi mudando o seu modelo de negócio. “Desde há alguns anos que a especialização da empresa são os componentes de carroçaria multimarca, mas a oferta inclui também algumas das mais reconhecidas marcas do aftermarket, como a Mahle, febi, Bilstein, Textar, entre outras”, explica o gerente da empresa. Desde que assumiu os destinos da Silvapeças que a estratégia de Rui Costa passa por tornar esta empresa como uma referência “marcando a diferença no mercado não só pela qualidade das marcas que comercializamos mas também por sermos especialistas no material de colisão”.

Se o foco da Merpeças sempre foram as oficinas, no caso da Silvapeças é um pouco diferente, pois nesta empresa apenas o material de colisão é trabalhado diretamente à oficina, sendo o restante para o mercado de revenda. “Assumimos claramente esta forma de estar no mercado, trabalhando as oficinas e a revenda com condições distintas” assume Rui Costa que explica que atualmente a fusão entre as duas empresas é natural (serão em breve uma única entidade), mas para o mercado as duas empresas manterão exatamente o mesmo nome. Porém, a fusão dos dois negócios é evidente o que levará a uma uniformização de algumas situações, possivelmente já em 2022, como seja ao nível do site e do portal B2B que será apenas um. “A Silvapeças acabou por trazer a mais valia de poder trabalhar com certas marcas que na Merpeças não tínhamos. Mas para o cliente será importante perceber que agora tem acesso a uma oferta ampla, que sairá reforçada com a plataforma única que vamos apresentar”, afirma Rui Costa.

A verdade é que o responsável da empresa diz que a Merpeças não quer perder a sua especialização em Mercedes, reforçando que o objetivo é aos poucos introduzir outras especializações. “Podemos dizer que já somos especialistas também em material BMW, apesar de não termos tanta experiência na marca como temos na Mercedes, mas o nosso stock de peças na BMW já é bastante grande. É ainda nossa ideia também seguir uma lógica idêntica para as peças do grupo Volkswagen”, refere Rui Costa, explicando que “vamos ter uma oferta ampla de peças multimarca, mas teremos uma oferta ainda mais ampla naquilo em que somos ou queremos ser especialistas”.

Ferramentas e equipamentos
Não sendo o core business principalda empresa, a Merpeças apostou um pouco na diversificação da oferta para o setor das ferramentas e equipamentos. Através de uma parceria com a Pichler, um dos maiores fabricantes de soluções para saca injetores, a Merpeças passou a disponibilizar soluções de ferramenta especial para esta área. Não menos importante, foi o lançamento do equipamento SludgeNizer, que a Merpeças passou a representar em Portugal, tendo feito a sua primeira grande divulgação no salão Expomecânica em 2021. Trata-se de uma máquina para limpeza de motores que utiliza um fluído de limpeza da Petronas, que remove todos os resíduos e impurezas de motor, melhorando as suas condições de funcionamento. “É um equipamento que pode trazer um serviço adicional para a oficina que pensamos que será uma boa opção para muitos oficinas e para os seus clientes”, conclui Rui Costa.

Artigo publicado na Revista Pós-Venda n.º 76 de janeiro de 2022. Consulte aqui a edição.

PALAVRAS-CHAVE