O desenvolvimento contínuo de novos produtos, a ampliação da gama e o serviço prestado ao cliente são a base do negócio da Metelli.
TEXTO NÁDIA CONCEIÇÃO
A Metelli foi fundada em agosto de 1962 e, após alguns anos, implementou a produção de peças para veículos automóveis. Inicialmente disponibilizava peças de motor, e, mais tarde, peças de travagem hidráulicas, transmissões, bombas de água e componentes de travagem, o que permitiu que a empresa se tornasse um participante importante no aftermarket mundial atualmente.
PRODUTOS
A gama atual de produtos da Metelli para ligeiros, comerciais e pesados é composta por peças de motor (guias de válvula, sedes de válvulas e calços), peças de travagem hidráulicas (cilindros de rodas, cilindros-mestre de travão, cilindros secundários, cilindros principais da embraiagem, cilindros secundários concêntricos e válvulas reguladoras de pressão), peças de transmissão (juntas homocinéticas e eixos completos), bombas de água e kits de correia com bomba de água, tambores de travão, calços de travão, discos e pastilhas de travão.
“Todos os nossos produtos estão distribuídos por seis marcas: a Metelli, na qual temos todas as linhas de produtos aftermarket, a Cifam, uma marca apenas para peças de travagem e transmissão, a Graf, de bombas de água e kits de correia com bomba de água, a KWP, marca de bombas de água e kits de correia com bomba de água, a Trusting, para peças de travagem e a Fritech, marca de peças de travagem”, explica Monteleone Stefano, Marketing Manager da empresa. “A nossa empresa é reconhecida pelo alto nível de qualidade dos produtos e pelo grande cuidado com as diferentes peculiaridades do mercado. Isso permite posicionarmos as nossas marcas e produtos entre os principais do aftermarket. O alto nível de qualidade dos nossos produtos, equivalente à qualidade OE, a grande variedade que podemos oferecer aos nossos clientes, a alta taxa de resposta ao processar os pedidos, o curto prazo de entrega e o bom serviço pós-venda são as principais características que nos diferenciam no mercado. Produtos de má qualidade têm um impacto negativo na imagem e credibilidade dos players que os distribuem”, adianta.
PORTUGAL
Monteleone Stefano refere que a importância da qualidade e o reconhecimento da marca são dois fatores-chave que caracterizam o mercado português, onde atualmente a Metelli é parceira de vários distribuidores em Portugal. “Estamos satisfeitos com a nossa rede atual no país, e tentamos fornecer algumas linhas de produto que estão sub-distribuídas no momento – por exemplo as peças de travagem e transmissão. Construímos uma forte parceria com distribuidores que adotam os mesmos valores de negócio que a Metelli: o profissionalismo e a atenção à qualidade”.
Nos últimos anos, a marca implementou fortes mudanças nos seus processos de fabrico e logística, por forma a melhorar substancialmente a sua capacidade de responder aos pedidos dos seus parceiros. “Isto permitiu-nos reduzir tempos e ajudar os nossos clientes em Portugal, que agora podem fazer pedidos de menor dimensão e mais frequentes. Cada linha de produto Metelli tem um grau diferente de penetração no mercado português. Se, para algumas linhas de produto, podemos dizer que temos uma boa presença – por exemplo, em bombas de água –, estamos cientes de que podemos fazer muito mais noutras linhas estratégicas de produto, por exemplo, kits de correia com bombas de água, travagem e transmissões”. E, quanto ao apoio aos seus distribuidores, o responsável indica que a Metelli desenvolve e partilha, com frequência, material informativo sobre os recursos e peculiaridades técnicas dos seus produtos.
“Além disso, organizamos formações técnicas e queremos desenvolver mais esse tipo de atividade no mercado. Além da comunicação institucional que fazemos regularmente nos principais meios de comunicação, realizamos também atividades de marketing e comunicação forte com os nossos clientes. Dessa forma, podemos personalizar as nossas ferramentas de marketing, seguindo aquilo o que o mercado exige”.
FUTURO
A Metelli analisa constantemente os últimos desenvolvimentos do setor, por forma a implementá-los na sua oferta e a estar sempre atualizada com o que o mercado exige. “Nestes últimos meses, estamos a analisar cuidadosamente as bombas de água elétricas, que estão a tornar-se um produto importante no aftermarket. Os fabricantes de automóveis estão a implementar fortes mudanças em alguns componentes-chave, a fim de melhorar a eficiência dos veículos e a cumprir os mais recentes regulamentos ambientais. É por isso que, nos últimos anos, criámos um forte departamento de P&D que pode estudar e propor soluções avançadas para os nossos clientes de OE e pós-venda. O aftermarket irá sofrer algumas mudanças importantes nos próximos anos, devido à evolução dos veículos e aos novos desafios e oportunidades”, indica Monteleone Stefano.
Artigo publicado na Revista Pós-Venda Pesados n.º 28 de junho/julho de 2020. Consulte aqui a edição.