Ver todas

Back

Michelin e Carbios reutilizam plástico para fabrico de pneus

5 Maio, 2021

A Carbios e a Michelin estão a cooperar no sentido a produzir um pneu 100% sustentável, ao aplicar o processo de reciclagem enzimática desenvolvido pela Carbios para obter fibras técnicas de PET utilizadas no fabrico de pneus.

O processo de reciclagem enzimática desenvolvido pela Carbios recupera resíduos plásticos ou têxteis, como garrafas, tabuleiros, vestuário de poliéster, etc., para convertê-los em PET. Baseia-se numa enzima capaz de despolimerizar de modo específico o PET contido nestes resíduos. Esta inovação permite a reciclagem infinita de todos os tipos de resíduos de PET, assim como a produção elaboração de produtos PET 100% reciclados e 100% recicláveis, com a mesma qualidade como se fossem produzidos com PET virgem.

Os processos convencionais de reciclagem termo-mecânica de plásticos compostos não permitem obter o elevado rendimento necessário para as aplicações destinadas a pneus. Após serem repolimerizados como PET, os monómeros derivados do processo desenvolvido pela Carbios, procedentes de resíduos plásticos coloridos ou incolores (garrafas, frascos, etc.), permitem obter uma fibra de alta resistência que cumpre com as exigências da Michelin. A fibra obtida tem a mesma qualidade que uma fibra técnica de PET primário procedente do petróleo, e é especialmente adequada para o fabrico de pneus, devido à sua resistência à rutura e à sua estabilidade térmica.

Deste modo, o processo de reciclagem enzimática da Carbios permite à Michelin responder em parte aos seus objetivos, e introduz os pneus numa autêntica economia circular. Em resultado de um ambicioso plano, a Michelin comprometeu-se a alcançar 100% de materiais sustentáveis (de origem natural renovável ou reciclados) no fabrico dos seus pneus em 2050, chegando já a 40% a partir de 2030.

Estas importantes etapas constituem uma estreia mundial, que confirma o potencial do processo desenvolvido pela Carbios para inserir la indústria numa transição responsável no sentido de um modelo de economia circular sustentável.

Todos os anos são se comercializados, em todo o mundo, 1600 milhões de pneus para automóveis de turismo. As fibras PET empregues na produção destes pneus, contando com todos os fabricantes, representam 800 000 toneladas anuais. A médio prazo, existe um potencial de cerca de 3000 milhões de garrafas de plástico que poderiam ser recicladas anualmente em fibras técnicas para fabricar pneus Michelin.

PALAVRAS-CHAVE