Mobinov é a nova Associação do Cluster Automóvel que a ACAP e a AFIA promover e constituiram recentemente. Conheça os seus pressupostos e objetivos.
Promovida pela ACAP – Associação Automóvel de Portugal e pela AFIA – Associação de Fabricantes para a Indústria Automóvel, foi outorgada, na passada sexta-feira, 22 de Abril, a escritura de constituição da Mobinov – Associação do Cluster Automóvel.
Esta Associação de âmbito nacional, com sede em Matosinhos e delegação em Lisboa, é constituída pelas pessoas singulares ou coletivas que desenvolvam atividades nos sectores e fileiras da cadeia de valor da indústria automóvel, nomeadamente, construção automóvel, componentes de automóvel, assim como atividades conexas, bem como associações de empresas e instituições de suporte relevantes, como as entidades não empresariais do Sistema Nacional de Investigação e Inovação (SNI&I), outras entidades de transferência de tecnologia e representantes de organismos de Ensino Superior e de Formação Profissional.
A Mobinov – Associação do Cluster Automóvel, é uma Plataforma aberta de apoio à dinâmica de clusterização das indústrias do sector automóvel, reforçando a articulação de atores e iniciativas para a promoção de uma crescente valorização da competitividade e da internacionalização.
A Associação tem como objecto:
· O estabelecimento e gestão de uma plataforma agregadora de conhecimento e competência no âmbito da indústria do sector automóvel, reconhecida institucionalmente como um cluster económico de competitividade e interesse nacional. Pretende-se, ainda, que sejam criadas tendentes à obtenção de níveis de inovação e desenvolvimento tecnológico alargados, potenciando a competitividade internacional das indústrias portuguesas do sector automóvel, suas associadas.
· Contribuir para que Portugal seja uma referência na investigação, inovação, conceção, desenvolvimento, fabrico e teste de produtos e serviços da industria do sector automóvel, competindo, nestes domínios, à associação, coordenar, gerir, executar, promover e divulgar ações que visem:
– reforçar a articulação de atores e iniciativas, promovendo parcerias e dinâmicas de clusterização sustentáveis e valorização empresarial nos sectores e fileiras da industria automóvel;
– desenvolver as cadeias de valor dos construtores e fornecedores em Portugal e nos mercados de proximidade;
– desenvolver estratégias globais de fornecimento da indústria de componentes e seus clientes.
Com a criação deste Cluster da Indústria Automóvel, pretende-se reforçar a competitividade de um sector fundamental da nossa Economia promovendo, igualmente, o aumento das exportações do País.