Assumidamente a trabalhar para profissionais, a Mondegopeças tem vindo a criar ferramentas para dinamizar o negócio dos seus clientes. Novos projetos não têm faltado nesta empresa de Coimbra.
A Mondegopeças (Grupo Beirauto) tem 38 anos de mercado no negócio das peças que, como o nome sugere, nasceu na cidade de Coimbra. Além das unidades de retalho que dispõe em Coimbra (Antanhol e Eiras), há 12 anos que abriu umas instalações em Aveiro tendo chegado a Águeda em 2016. “O nosso projeto e a nossa ambição passa por alargar o âmbito geográfico da empresa. Ainda este ano devemos abrir uma nova loja fora do distrito”, assume Pedro Ferreira, gerente da empresa, revelando que atualmente 45% das vendas são feitas precisamente fora do distrito de Coimbra.
“Temos uma estratégia de crescimento clara, pois achamos que isso nos irá trazer algumas mais-valias”, diz o mesmo responsável. “O objetivo é proporcionar cada vez condições mais competitivas aos nossos clientes, mas também dar-lhes mais ferramentas para eles dinamizarem o negócio e isso sem alguma escala e dimensão será mais difícil”, assume.
Uma dessas ferramentas é a Academia Beirauto, que recentemente realizou o seu primeiro curso de formação, ao que se seguirão outras formações segundo um plano anual (uma será de gestão oficinal), em parceria com o CEPRA e ATEC, mas também com o Instituto Superior de Engenharia de Coimbra (Departamento de Mecânica) e a Universidade de Aveiro.
Outra ferramenta que está a ser desenvolvida é a Webshop, que estará pronta no segundo semestre, destinada unicamente aos profissionais e que lhes vai permitir a identificação de peças e orçamentação. “Começa a haver necessidade dos nossos clientes para este tipo de ferramentas, que entendem que isso é uma mais-valia para eles, sendo para nós muito benéfico do ponto de vista logístico”, refere Pedro Ferreira.
Apesar de tudo, a empresa possui um negócio logístico montado e bem estruturado, possuindo 11 carrinhas de distribuição e um serviço de balcão cada vez mais profissional.
“Temos algo que nos diferencia claramente de alguma concorrência: condições comerciais distintas e perfeitamente diferenciadas para o profissional relativamente ao particular que vem ao nosso balcão”, assegura Pedro Ferreira. “Assumimos claramente que somos uma empresa que trabalha para profissionais”, diz ainda.
Tendo em conta que o “serviço” é algo que diferencia a empresa neste ramo nas áreas geográficas onde opera, Pedro Ferreira explica que a experiência, o profissionalismo, a disponibilidade de stock, a escolha das marcas e as ferramentas que disponibiliza aos clientes acabam precisamente concorrer para esse serviço, mas “não podemos deixar de ser competitivos nos preços”.
Em termos de produto, uma das novidades foi a recentemente introdução da Monroe, estando ainda previsto outras novidades em termos de marcas e no reforço de linhas de produto. “Temos a ambição de lançar também os pneus na nossa gama de produtos, o que vai na lógica de lhe proporcionar um melhor serviço”, refere Pedro Ferreira.
Mondegopeças
Pedro Ferreira
Mondegopeças
239 497 250
pecas.coimbra@grupobeirauto.pt