Ver todas

Back

Montcada: Eficácia na entrega

24 Novembro, 2020

Fornecedora para o mercado OE, a Montcada aposta na rapidez da disponibilização de todos os seus produtos para o aftermarket.

TEXTO NÁDIA CONCEIÇÃO

A Montcada é especialista em suspensões pneumáticas para ligeiros e pesados e esteve presente pela primeira vez no Expomecânica, onde apresentou a sua gama de produtos de suspensão pneumática. A celebrar os 25 anos de atividade, a empresa trabalhacom vários tipos de qualidade de produto: “Qualidade OE premium, somos distribuidores de OE em pesados, em suspensão hidráulica da Contitech, têm. E ligeiros trabalhamos com a Bilstein. A Montcada oferece também outra qualidade, para o aftermarket, a nossa marca própria. Temos dois produtos diferentes: Montcada Auto e Bilstein”, explica Xavier Rodriguez, International Development Manager da Montcada. “Os três anos no mercado dos ligeiros tem corrido bem. Temos clientes, em Espanha, grandes, a Nexus, Temot, ATR. E isso significa que o nosso produto tem um bom standard de qualidade e de preço. A empresa tem sede em Barcelona, e tem dois centros de distribuição em Espanha, em Mérida e em Valência.

“A Montcada começou a sua atividade nos veículos pesados. Há 15 anos que começou a operar em Portugal, e atualmente estamos com grandes distribuidores em veículos pesados. Há três anos começámos a desenvolver suspensões pneumáticas para veículos ligeiros, que é também um negócio em expansão em Portugal”.

Xavier Rodriguez indica que a intenção da marca é aumentar o negócio em Portugal. “Atualmente cobrimos cerca de 95% do parque automóvel na Europa, o que significa que podemos distribuir para quase todos os carros com suspensão hidráulica que existem atualmente no mercado”.

DISTRIBUIDORES
“Estamos a trabalhar com grandes distribuidores em Portugal e de momento não pretendemos aumentar o número de parceiros. Não queremos ter demasiados distribuidores em Portugal, porque este é um produto muito técnico, muito específico. Além disso, o parque automóvel e o
mercado português não têm uma grande dimensão”.

O responsável indica que o ponto diferenciador entre a Montcada e a concorrência é que “não oferecemos só o produto, mas disponibilizamos também a formação para os nossos distribuidores e para as oficinas. Ou seja, damos a possibilidade de transmitirmos o nosso conhecimento sobre suspensão hidráulica para o mercado. A suspensão hidráulica precisa de conhecimento técnico para dar todas as ferramentas à oficina para que consigam fazer este tipo de reparações”. E acrescenta: “Cada vez existe maior competição no mercado. E acreditamos que é importante oferecer um serviço completo às oficinas, além da simples venda do produto. É importante que os profissionais saibam fazer este tipo de reparações, que estejam devidamente capacitadas. Porque é algo complexo, é preciso perceber como o circuito funciona, os produtos são diferentes: as air Springs, o compressor, etc. É preciso perceber como estes componentes funcionam. E de que forma a eletrónica atual afeta este tipo de produto”. Para além da formação,
a Montcada fornece também assistência técnica.

“No futuro próximo vamos desenvolver a MontCar. A possibilidade de ter oficinas especializadas e dedicadas a este tipo de suspensões. Este será um passo em frente na nossa filosofia de integrar a suspensão hidráulica no aftermarket”. Em termos de logística, Xavier Rodriguez indica que pela proximidade que as suas plataformas estão do nosso país, a entrega do produto funciona de forma bastante rápida. “Estamos muito perto de Portugal, por isso temos clientes que pedem o produto e têm-no em apenas seis horas. Por esse motivo, não estamos a planear abrir uma plataforma em Portugal”.

FUTURO
Xavier Rodriguez explica que a empresa está constantemente a introduzir novos produtos no mercado. “É muito importante ir atualizando o catálogo, porque todos os dias surgem novos produtos no mercado. Sempre que temos novos produtos OE, desenvolvemos também o mesmo para o aftermarket, para que rapidamente esteja disponível para as oficinas.

Artigo publicado na Revista Pós-Venda Pesados n.º 22 de junho/julho de 2019. Consulte aqui a edição.

PALAVRAS-CHAVE