Desde há 3 anos que a Lubrigrupo passou a intregar a Moove que é só um dos maiores clientes estratégicos da ExxonMobil a nível mundial. Com esta realidade a empresa portuguesa passou a ter outra competitividade no mercado dos lubrificantes com a Mobil.
Com a integração da Lubrigrupo dentro do universo Moove, tal permitiu que a empresa portuguesa beneficiasse do efeito escala, o que lhe trouxe, entre outras coisas um maior poder negocial junto da ExxonMobil, melhores condições comerciais e, consequentemente, maior competitividade no mercado.
De acordo com, Rui Pereira, Automotive Manager Moove Portugal, esta mudança permitiu à empresa investir mais em marketing mas também “conhecer e partilhar as melhores práticas que eram executadas nos outros distribuidores Mobil do grupo, nomeadamente em Espanha, França e Reino Unido e replicá-las ou adaptá-las à nossa realidade”.
A única alteração que se verificou na rede de distribuidores foi a adição de um novo parceiro, em 2019. Atualmente, a rede de distribuidores inclui as empresas Auto Progresso Pombal (Pombal), JLH Sousa (Açores), José Freitas Gonçalves (Lousada), Lubrinordeste (Vila Real), Maia & Marques (Fundão) e PaulosAuto (Viseu).
Se no canal de distribuição a dinâmica é para manter, a aposta estará mais virada para o canal direto, fruto de uma reorganização global do grupo Moove que em cada um dos países decidiu dividir o negócio entre o ramo Auto e Industrial. “O foco está nas grandes contas, que requerem um maior poder negocial, não só com o cliente como com a própria ExxonMobil. Deste modo, o canal direto tende a assumir um peso cada vez maior e importante na estratégia de crescimento da Lubrigrupo”, refere Rui Pereira.
Apesar de tudo, e não menos importante, tendo a Moove uma unidade industrial em Inglaterra,
fruto da compra em 2012 da Comma Oil & Chemicals, permite que os distribuidores da Moove em Portugal possam aceder a vários produtos auxiliares da Mobil, fruto da cooperação existente, tais como, anticongelantes, óleos de travão e sprays, permitindo assim ter uma oferta muito mais abrangente e competitiva para o cliente oficinal e não só.
Considerando que a empresa está atualmente numa posição mais forte e favorável do que há 3 anos atrás, Rui Pereira afirma que “a estrutura da Lubrigrupo, que cresceu 40% desde a aquisição, é expectável que continuemos a investir, principalmente na força de vendas. Quanto ao negócio, a perspetiva imediata é a de manter o caminho de crescimento na ordem dos dois dígitos por ano. Temos total confiança no nosso trabalho e no de quem colabora connosco. Sabemos que é um objetivo muito ambicioso, principalmente se considerarmos o estado atual do mercado, mas cumprindo as principais linhas orientadoras que regem a Moove, como a ética, respeito, responsabilidade, qualidade, transparência, foco, simplicidade e eficácia, somos sem dúvida capazes de alcançar o resultado pretendido. Pela estabilidade atual e futura, a Lubrigrupo é o parceiro ideal de quem procura a excelência e um elevado desempenho a nível técnico e comercial”.
Refira-se que a Moove em Portugal apresentou um novo website, com novo visual e conteúdo e investiu num seletor de lubrificantes com pesquisa através da matrícula e totalmente adaptável a qualquer dispositivo que seja usado. “A funcionalidade desta ferramenta é crucial para o dia a dia da oficina”, explica Rui Pereira.
Para terminar, diga-se ainda que a empresa tem investido na comunicação com o cliente, através de newsletter´s mensais, com informações sobre o lançamento de novos produtos, parcerias, eventos, etc, como investiu em campanhas B2B (campanhas de marketing em vigor com os distribuidores para premiar a fidelização e dar maior notoriedade à marca) e B2C.
O que é a Moove?
A Moove é uma subsidiária do grupo Cosan, empresa brasileira, cotada na bolsa do Rio de Janeiro e Nova Iorque, que tem negócios em diversos ramos de atividade, especialmente no Brasil, tais como, combustíveis e energia – Raízen –, distribuição de gás natural – Comgas –, operações logísticas – Rumo – e, obviamente, lubrificantes – Moove. Os lucros anuais são superiores a 7 Biliões de Reais!
No que diz respeito à Moove, o negócio surgiu da aquisição pela Cosan, em 2008, da divisão de lubrificantes da ExxonMobil no Brasil, herdando a marca Mobil. O processo de internacionalização teve início em 2012 pela América do Sul e avançou em 2016 com a aquisição de ativos na Europa. Hoje, para além do Brasil, tem a representação e distribuição dos lubrificantes Mobil na Bolívia, Paraguai, Uruguai, Argentina, Estados Unidos da América, Reino Unido, França, Espanha e Portugal, num consumo aproximado de 400 Milhões de litros, sendo por isso um dos maiores clientes estratégicos da ExxonMobil a nível mundial. É um grupo extramente sólido, em claro crescimento e expansão, sendo que neste capítulo deverão ser anunciadas novidades ainda este ano.
Artigo publicado na Revista Pós-Venda Pesados n.º 34 de junho/julho de 2021. Consulte aqui a edição.