Ver todas

Back

Motor do Ano 2017 pertence ao Grupo PSA

Na 18ª edição dos prémios internacionais “Engine of the Year Awards”, evento que teve lugar em Estugarda, um júri composto por jornalistas internacionais atribuiu ao motor PureTech a gasolina de 1.2 litros e 3 cilindros turbo, do Grupo PSA, o prémio de “Motor do Ano 2017” na categoria de 1.0 a 1.4 litros.

A atribuição do galardão “Motor do Ano 2017” representa, pela terceira vez consecutiva, o sucesso comercial deste motor que está disponível nas variantes de 110 e 130 cv (PureTech 110 S&S e PureTech 130 S&S).

Desde o seu lançamento em 2014, já foram produzidas mais de 850.000 unidades, nas fábricas Française de Mécanique, em Douvrin (Pas de Calais, França), e Xiang Yang (China). A partir do final de 2017, este motor será também produzido em Tremery (Moselle, França) permitindo dar resposta à forte procura registada, duplicando-se, assim, a capacidade de produção de motores em solo francês. Em 2019 prevê-se que a produção anual seja superior a um milhão de exemplares.

Equipando um conjunto polivalente de modelos das marcas do Grupo PSA, o motor 1.2 PureTech, nas versões de 110 e 130 cv, tem mais de 90 aplicações comercializadas em 70 países. Já este ano contribuiu para o sucesso comercial das novidades do Grupo, incluindo o novo Peugeot 3008, eleito “Carro do Ano 2017”, e o novo Citroën C3. No mercado europeu, a família modular de motores PureTech de 1.2 litros e 3 cilindros representa 1/3 do total de motores a gasolina e diesel do Grupo PSA.

Uma oferta com ainda mais performance, amiga do ambiente

Integrando um prazer de condução reconhecido entre as melhores propostas no mercado de baixas rotações, o motor PureTech de 1.2 litros e 3 cilindros turbo continua a progredir e beneficiará de melhorias significativas antes do final do presente ano, com ganhos em performances e consumo (até aos 4%): Introdução de um filtro de partículas (GPF – Gasoline Particulate Filter), permitindo a redução das emissões de partículas de mais de 75% e, assim, responder em antecipação às futuras normas europeias e chinesas previstas para 2020; Otimização dos rendimentos, nomeadamente devido à evolução dos ciclos de combustão e de uma pressão de injeção elevada aos 250b; redução dos atritos e introdução de um novo turbocompressor; redução das dimensões, permitindo-se, nomeadamente, uma aerodinâmica otimizada (ganho em SCx).

A este propósito, Christian Chapelle, Diretor de Cadeias de Tração e Chassis do Grupo PSA, disse, “Receber este prémio confirma as qualidades e as performances excecionais dos nossos motores a gasolina. Iremos continuar a evoluir o processo de desenvolvimento dos nossos motores de combustão para torná-los ainda mais eficientes e cada vez mais respeitadores do ambiente, respondendo, assim, aos desafios da transição energética”.

Informações adicionais em http://media.groupe-psa.com

PALAVRAS-CHAVE