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Motul 300V e a tecnologia ESTER Core, uma revolução perpétua

 
10 Janeiro, 2022
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Lançado como o primeiro lubrificante 100% sintético baseado na tecnologia ESTER Core, e com o objetivo de ajudar as equipas de competição a alcançar o máximo desempenho e fiabilidade dos seus motores, Motul 300V tem vindo há 50 anos a acompanhar os pilotos até à linha da meta nas corridas mais exigentes.

Após décadas de melhoria contínua do óleo e a procura constante pela inovação da empresa francesa, o 300V converteu-se no Santo Graal do automobilismo. Graças a estes anos de revolução perpétua, a Motul lançou uma nova gama que não só continuará a levar as equipas ao próximo nível no terreno, como também foi reformulada para ser compatível com as novas tecnologias dos motores e veículos desportivos, superpotentes ou de gama alta.

A nova gama é composta por três sub-gamas: Motul 300V Power, Motul 300V Competition e Motul 300V Le Mans. Com um total de 12 viscosidades que se adaptam a todo o tipo de necessidades em função da aplicação que seja necessária e a taxa de diluição a que o combustível é exposto. Com esta nova oferta, a Motul 300V transforma-se na gama de óleo de competição e desportivos mais ampla do mercado.

No coração da Motul 300V encontra-se a tecnologia ESTER Core que foi revista desde o zero para maximizar o seu desempenho e oferecer mais potência de saída bem como proteção do motor. A equipa de I+D Motul foca os seus esforços também em encontrar soluções mais respeitadoras do meio ambiente. Neste sentido, a Motul conseguiu um avanço em matéria de sustentabilidade, incorporando ativos de base orgânica na nova gama de 300V, e é claro, sem comprometer o desempenho.

Uma das características mais destacadas do ESTER Core é a sua “polaridade”. Isto permite que a película de óleo adira às partes metálicas do seu motor, reduzindo a fricção, proporcionando melhor proteção contra o desgaste e protegendo as bielas contra a corrosão (LSPI). Por outro lado, o lubrificante também está concebido para proporcionar uma baixa volatilidade, o que reduz o consumo de óleo. A nova gama 300V oferece a máxima potência e binário a todas as rpm, uma condução suave e um arranque fácil, fiabilidade e conforto de condução.

Especificamente, o 300V Power é o óleo com graus de viscosidade mais baixos (de OW-8 a 5W-30) para compensar a baixa diluição do combustível. Trata-se de uma série recomendada para corridas de classificação, corridas curtas, etc., que requerem potência melhorada a altas rotações. Esta sub-gama, devidos aos seus baixos graus de viscosidade, é adequada para automóveis híbridos.

O 300V Competition, a série de grau de viscosidade médio (OW-40 a 15W-50) para compensar a diluição média do combustível. É adequada para a maioria das aplicações de motores e está especialmente recomendada para Rally, GT… etc., ou motores de corridas históricos (motores reconstruídos) que requeiram desempenho com uma proteção melhorada contra o desgaste e as quedas de pressão do óleo.

E, por último, o 300V LE MANS que garante a máxima fiabilidade ao motor para competições onde, para além das exigências do motor, requerem lubrificantes que mantenham as suas propriedades intactas durante mais tempo e sob condições muito severas, como competições de tipo resistência e drift.

Esta nova gama cumpre atualmente com os requisitos dos motores modernos: compatível com pós-tratamentos de gases de escape como filtros de partículas, compatível com biocombustíveis (especialmente etanol) e protege contra LSPI (em motores de tamanho reduzido).

Desde os seus inícios, as pistas de corrida foram o laboratório vivo da Motul. Desde as fórmulas para retas de alta velocidade de Le Mans, como as desafiantes encostas de Dakar, o 300V foi sendo testado, avaliado e aperfeiçoado ao longo dos anos para conseguir uma fórmula adequada para fazer chegar as equipas à linha da meta.

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