A Motul reforçou a sua gama de aditivos para o sistema de combustão de automóveis com a incorporação do produto GDI Clean. A empresa de lubrificantes formulou o GDI Clean especificamente para limpar os motores a gasolina de injeção direta e evitar anormalidades operacionais.
Atualmente, os carros que passam pelo regulamento do Euro 6D incorporaram motores a gasolina com sistemas de injeção direta. Estes motores caracterizam-se por serem muito económicos e oferecerem emissões muito reduzidas, mas também apresentam uma desvantagem, que é a acumulação rápida de sujidade e depósitos nos injetores. O entupimento dos orifícios dos injetores faz com que a ECU (Unidade de Controlo do Motor) faça cálculos incorretos de dosagens e cause um consumo excessivo e elevadas emissões de gases.
Em resumo, os motores de injeção direta precisam de proteção extra para funcionar de forma correta. Para combater esta questão, a Motul desenvolveu o GDI Clean, que limpa o sistema de combustão dos motores de injeção direta e elimina a contaminação produzida durante a operação em todo o sistema de combustível, desde o tanque até às câmaras de combustão.
Nas palavras de Ferran Carreras, CEO da Motul Ibérica: “Com este lançamento, a Motul mostra o seu firme compromisso na oferta de produtos adaptados às necessidades atuais dos motores dos automóveis. Além disso, estamos a trabalhar na permanente inovação para garantir que os nossos lubrificantes respondam aos mais altos níveis de procura, antecipando os requisitos dos OEMs. ”
A fórmula excecional para evitar anomalias nos motores de injeção direta
A falta de limpeza pode ser observada através do aparecimento de algumas anomalias operacionais, tais como a perda de energia, corrosão das bielas ou LSPI, elevado consumo de combustível e uma marcha lenta irregular. Todos estes fatores podem causar uma rejeição no controlo de emissões ITV.
O GDI Clean mantém o bom desempenho original através de uma limpeza perfeita, garantindo assim a operação e o desempenho ideais ao mais alto nível. A poderosa fórmula é capaz de desintegrar a sujidade acumulada no sistema, dissolvê-la e homogeneizá-la com o combustível. Também impede que os filtros de gasolina degradados sejam bloqueados, retornando o filtro à sua função principal de reter partículas maiores.
Nesse sentido, o GDI Clean reduz o consumo de combustível, melhora o desempenho do motor e minimiza as emissões de CO2 e NO2, aumenta a compressão, prolonga a vida útil do sistema de combustível e catalisador de forma considerável e protege a bomba de alta pressão, evitando assim a formação e o acumular de partículas nas válvulas de admissão e nas câmaras de combustão através do sistema de recirculação de gás.
Para uma manutenção preventiva, é recomendável aplicar o GDI Clean a cada 6 meses. Para um tratamento preventivo, é recomendável aplicar o GDI Clean a cada 20.000 km ou antes de passar pela inspeção técnica (ITV). Graças à sua aplicação, o produto pode ser adicionado diretamente ao combustível de forma fácil e simples. Se o tratamento for preventivo, é recomendável adicioná-lo com um tanque cheio. Se for curativo, com o tanque meio cheio.
Uma gama completa de aditivos para o sistema de combustão
Com esta nova adição, a Motul acrescenta mais um dos seus quatro aditivos existentes para o sistema de combustão: Motul Fuel System Clean e Válvula & Injetor Clean para motores a gasolina e Diesel System Clean e DPF Clean para motores a diesel.
A Motul trabalha para oferecer produtos de qualidade que respeitem o meio ambiente. Com a formulação específica de aditivos para o sistema de combustão, é possível prolongar a vida útil do motor e diminuir o consumo de combustível. Estes dois fatores ajudam bastante na redução das emissões de gases poluentes nocivos.
Mais informações www.motul.com