A Motul volta a marcar uma forte presença na mais famosa prova de todo-o-terreno do mundo, o Dakar, da qual é a principal patrocinadora. Na edição de 2021 são mais de 50 os participantes e equipas que terão o apoio desta marca de lubrificantes, entre os quais alguns vencedores de edições passadas.
A Motul mantém a sua colaboração com o Dakar há mais de 30 anos. A empresa é a principal patrocinadora, pelo quarto ano consecutivo, da 43ª edição do rali mais duro do mundo. Além de apoiar esta competição e a categoria Original by Motul, a especialista em lubrificantes apoia um total de 52 participantes que irão enfrentar esta grande aventura nos próximos dias.
Entre os pilotos que contam com o apoio da Motul estão Ricky Brabec, vencedor da categoria motos em 2020, Nicolas Cavigliasso, vencedor nos quads vencedor em 2019, a Team Land Cruiser Toyota Auto Body, campeã de carros em 2020 e Ric Rallye que foi proclamado vencedor da sua categoria em 2020.
Quanto à representação ibérica, a empresa apoia Joan Barreda, Lorenzo Santolino e Joaquim Rodrigues, motociclistas, para além de Gerard Farrés e Rafael Tornabell, participantes na categoria SSV.
A Motul colabora com equipas e pilotos oferecendo as suas gamas de competição 300V, tanto para automóveis como Powersport, específicas e testadas para enfrentar as condições mais extremas. Entre os produtos está o óleo 300V 4T Factory Line Off Road 15W60 com composição baseada na exclusiva tecnologia ESTER Core, que proporciona aumento significativo de potência, excelente lubrificação e ótima proteção. Da mesma forma, disponibiliza a linha MC Care focada na manutenção e cuidado da motocicleta e dos equipamentos do piloto, líquido de travões Motul RBF600 e 700, aditivos e a sua linha Workshop.
Desta forma, a Motul, além de disponibilizar produtos de qualidade aos pilotos, também pode testar os seus lubrificantes nos cenários mais intensos e extremos, onde o produto é obrigado a oferecer alto desempenho.
Um grande elenco de pilotos e co-pilotos
Na categoria de motos, a Motul apoia as equipas Monster Energy Honda Team, formadas por Ricky Brabec, que foi proclamado campeão da sua categoria na última edição, Joan Barreda, Ignacio Cornejo e Kevin Benavides; Sherco Racing Factory, composta por Lorenzo Santolino, Rui Jorge Gonçalves e Harith Noah Koitha Veetil; e Hero Motosports, que integra Sebastian Bühler, Joaquim Rodrigues e C.S Santosh.
Por outro lado, em SSV, a Motul patrocina a South Racing Can-Am, composta por Gerard Farrés e Armando Monleón, Austin Jones e Gustavo Gugelmin, Reinaldo Varela e Maikel Justo, e Aron Domżała e Maciej Marton; a Polaris Factory Team, formada por Wayne Matlock e Sam Hayes, Kristen Matlock e Max Eddy, e Craig Scanlon e Keith Redstrom; e a Polaris Extreme Plus, que integra Rafael Tornabell e Ferdinando Brachetti, Fulvio Zini e Michelle Cinotto, David Watson e Graham Knight, e Sebastian Guayasamin e Ricardo Adrian Torlaschi.
Na categoria quads, a empresa apoia os argentinos Nicolas Cavigliasso, vencedor do Rally Dakar 2019 na sua categoria, e Pablo Copetti.
Quanto aos carros, a Motul patrocina a SRT Serradori composta por Mathieu Serradori e Fabian Lurquin; a MD Rallye Sport, formada por Christian Lavieille e Jean Pierre Garcin, Jérôme Pelichet e Pascal Larroque, Dominique Housieaux e Simon Vitse, Michael Pisano e Max Delfino, e Erwin Imschoot e Olivier Imschoot; e a Team Land Cruiser Toyota Auto Body, que integra Jean Michel Polato e Ronald Basso, e Akira Miura e Laurent Lichtleuchter.
Por último, na categoria de camiões e clássicos, a especialista em lubrificantes patrocina a equipa Ric Rallye e Maxime Lacarrau.