A Motul acaba de apresentar uma nova gama para motores preparados e carros de alto rendimento, coincidindo com o seu 50.º aniversário.
A nova formulação está dividida em três séries: Motul 300V Power, Motul 300V Competition e Motul 300V LE MANS.
O óleo 300V foi lançado em 1971 como o primeiro lubrificante 100% sintético da história, baseado na tecnologia Ester. Graças a estes 50 anos de inovação e revolução perpétua, a Motul apresenta agora uma nova gama com uma formulação melhorada baseada na tecnologia ESTER Core que não só continuará a levar as equipas de corrida ao próximo nível, como foi reformulada para ser compatível com as novas tecnologias dos motores e veículos desportivos modernos, sobrealimentados ou topo de gama.
Com este marco, o 300V torna-se também a mais vasta gama de óleos de corrida do mercado, oferecendo um total de 12 viscosidades para todos os tipos de motores e a taxa de diluição a que o combustível é exposto.
Além disso, grande parte dos esforços de investigação centraram-se no desenvolvimento sustentável e em encontrar soluções mais amigas do ambiente, como as bases orgânicas. A Motul integrou existências de base orgânica na nova gama de 300V sem comprometer o rendimento. A nova formulação apresenta existências de base orgânica sintetizada que utilizam materiais renováveis não-fósseis para limitar o impacto ambiental e permite à Motul reduzir a sua pegada de carbono durante o processo de fabrico.
O 300V cumpre agora também os requisitos dos motores mais recentes, sendo compatível com sistemas de tratamento de gases de escape, tais como filtros de partículas (tanto diesel como gasolina), biocombustíveis (especialmente etanol) e oferece proteção LSPI.
A tecnologia ESTER Core apresenta uma polaridade otimizada para a máxima aderência da película de óleo para a máxima proteção, fiabilidade e capacidade de trabalho do motor, mesmo nas condições mais extremas. A utilização da tecnologia ESTER Core® permite ao lubrificante melhorar as suas propriedades para suportar temperaturas mais elevadas e fornecer uma limpeza superior, oferecendo mais horas de utilização e aumento do desempenho.
A nova gama 300V oferece a máxima potência e binário a todas as rpm, condução suave e arranque fácil, baixo consumo de óleo, fiabilidade e conforto de condução.
O 300V está dividido em três séries para satisfazer as necessidades de cada motor, seja a gasolina ou diesel de corrida, aspirado, turboalimentado ou sobrealimentado equipado com injeção (direta/indireta) ou carburadores.
O 300V Power é o óleo com graus de viscosidade mais baixos (de OW-8 a 5W-30) para compensar a baixa diluição do combustível. Esta é uma série recomendada para provas de qualificação, corridas curtas, etc., que requerem maior potência em rotações altas. Esta gama, devido aos seus graus de viscosidade baixos, é adequada para carros híbridos.
O 300V Competition, a série de grau de viscosidade médio (OW-40 a 15W-50) ajuda a compensar a diluição média do combustível. É adequado para a maioria das aplicações de motores e é especialmente recomendado para Rally, GT, etc., ou motores de corridas históricas (motores reconstruídos) que requerem alto rendimento com proteção melhorada contra o desgaste e quedas de pressão de óleo.
E, finalmente, o 300V LE MANS que proporciona a máxima fiabilidade do motor para competições onde as exigências do motor também exigem lubrificantes que mantenham as suas propriedades intactas durante mais tempo e sob condições muito severas, tais como competições de resistência e drift.
Para mais informações visite este link