A IBIS IBERIA, o “congresso do sector do aftermarket” nascido da colaboração entre a CESVIMAP e a IBIS Worldwide, realizará a sua segunda edição de âmbito ibérico em Espanha nos dias 23 e 24 de setembro.
Sob o lema “Transformar o amanhã, juntos”, o IBIS Iberia 2024 voltará a ter lugar em Ávila, proporcionando conhecimento e várias propostas para enfrentar as mudanças exigidas pelo sector do pós-venda automóvel em Portugal e Espanha.
Cerca de 400 profissionais assistiram à primeira edição do IBIS IBERIA, que voltará a reunir os principais actores do negócio da reparação automóvel em Espanha e Portugal.
Na sua segunda edição, este congresso internacional ibérico explorará as novas tendências, tendo como principais temas a forte irrupção das marcas chinesas na Europa, a atração de talento para o sector da reparação ou a transformação natural para se tornar uma empresa centrada no cliente.
Com mais de 40 anos de experiência como centro de I+D+i, o CESVIMAP voltará a orientar os debates, centrando-se na inovação, na transformação e na colaboração como factores de sucesso.
Debate
O IBIS IBERIA 2024 será estruturado em torno das seguintes apresentações:
– Orientação para o cliente: uma dose de realidade: como alcançar a satisfação total do proprietário do veículo? Os principais intervenientes discutirão a forma de alcançar uma situação vantajosa para todos, com acções concretas e seguras em benefício do cliente.
– Envelhecimento do parque automóvel. Será abordado o problema do envelhecimento do parque automóvel em Espanha e Portugal, com uma idade média de 14 anos. Um problema multifacetado que diz respeito à segurança, ao ambiente e à economia. Um veículo novo gera 60% mais reparações do que um veículo velho. E, nos primeiros 5 anos de vida, percorre mais 55% de quilómetros.
– Como atrair e reter talentos no mercado pós-venda automóvel? É cada vez mais difícil encontrar talentos. Os candidatos já não decidem apenas pelo salário, há outros aspectos que os preocupam igualmente: ambiente de trabalho, flexibilidade no trabalho, conciliação familiar, planos de carreira…
– O que é que o futuro reserva para as peças sobresselentes? Novos clientes e novas linhas de peças sobresselentes afectam os prazos de entrega, a remarketing e as frotas.
– Marcas chinesas – ameaça ou oportunidade? Será discutido o impacto das marcas chinesas no mercado automóvel europeu. O aparecimento de modelos acessíveis, com características e qualidades semelhantes às dos seus concorrentes continentais, poderá revolucionar o mercado. A indústria chinesa é um adversário de primeira ordem para o sector na Europa, mas também um estímulo para democratizar o veículo elétrico para todos os orçamentos.
– A importância do mercado dos veículos usados. O mesmo veículo tem várias vidas: leasing, primeira venda a particulares, carro usado… Em todas as fases, tem de estar perfeito, para o que necessita de mão de obra, peças sobressalentes, reparações… Os altos e baixos da política mundial e as diferentes crises geraram incerteza quanto ao veículo a comprar, pelo que a importância do carro usado é atualmente enorme. Será discutido o papel dos actores envolvidos no remarketing.
O evento
A IBIS Iberia 2024 terá início com uma receção de boas-vindas no dia 23 de setembro no Hotel Palacio de los Velada. O dia da conferência, a 24, terá lugar no Palácio de Congressos Lienzo Norte, Ávila (Espanha).
Se quiser participar na IBIS Iberia 2024, pode registar-se aqui.
A PÓS-VENDA fez a reportagem em exclusivo para Portugal da primeira edição e voltará a marcar presença na edição de 2024.