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Múltiplas novidades Bosch na Automechanika

A Bosch preparou muito bem a sua presença na Automechanika ao apresentar novidades nas peças, nos equipamentos, nos dados, no software, nas ferramentas, entre outras.

A divisão Automotive Aftermarket da Bosch apresenta uma ampla gama de inovações e novos desenvolvimentos para oficinas na Automechanika,

Uma das novidades é o Bosch DAS 3000 para ajuste e calibração exatos dos sensores e sistemas de câmaras que equipam os modernos sistemas de assistência ao condutor (ADAS) em veículos de diferentes marcas. A ferramenta permite a calibração precisa do ADAS após trabalhos de manutenção ou reparação. O processo mais demorado é a colocação do painel de referência, no qual o dispositivo de calibração é alinhado de forma precisa e correta com o veículo de acordo com as especificações do fabricante. O ADAS One Solution é o novo software que reduz para menos de metade o tempo necessário para isso em comparação com os métodos convencionais. Integrado no software de diagnóstico ESI[tronic] da Bosch, este novo software guia o utilizador através do processo de configuração da placa de calibração com animações gráficas, mostrando exatamente o painel de referência e as posições reais dos painéis de calibração ao redor do veículo.

Bosch integra o acesso a dados protegidos de veículos das marcas Ford, Porsche e Tesla no software de diagnóstico ESI[tronic]

Especialmente para oficinas independentes e multimarcas, as atualizações regulares do software de diagnóstico Bosch ESI[tronic] 2.0 Online significam poder realizar manutenção e reparações de modo eficiente e confiável, mesmo nos modelos de veículos mais recentes. Com o Secure Diagnostic Access (SDA), a Bosch desenvolveu uma solução padronizada que permite o acesso direto do ESI[tronic] 2.0 Online a dados de diagnóstico protegidos de vários fabricantes automóveis. Isso significa que as oficinas podem agora usar o seu software de diagnóstico e a sua licença de diagnóstico de unidade de controlo para aceder a dados protegidos de veículos Ford e Porsche, independentemente de as soluções do fabricante estarem disponíveis localmente. Desta forma, as oficinas podem trabalhar em elementos como sistemas de assistência ao condutor. Antes deste desenvolvimento, já era possível usar o Bosch SDA para aceder a veículos das marcas Fiat, Alfa Romeo, Lancia, Abarth, Chrysler, Jeep, Dodge/RAM, Mercedes-Benz e Volkswagen Group. Além disso, desde agosto, os utilizadores do ESI[tronic] podem obter ajuda quando trabalhar em veículos da marca Tesla. Após a última atualização do ESI[tronic], os modelos Tesla S e X podem ser ligados ao equipamento de diagnóstico Bosch através da sua interface OBD, desde que a oficina tenha uma licença de diagnóstico de unidade de controlo válida. Outros modelos da Tesla seguir-se-ão.

Tablet PC robusto e prático para uso em oficinas móveis

A Bosch desenvolveu um sucessor para o seu testado e comprovado DCU 100. A nova unidade de controlo de diagnóstico DCU 120 oferece recursos e tecnologia aprimorados. O grande ecrã táctil de 11,6 polegadas torna o novo tablet PC extremamente fácil de usar. Basta uma leve pressão com os dedos para operar a tela. Além disso, a exibição de alta qualidade fornecida pelo grande ecrã Full HD facilita a leitura do conteúdo do software de oficina da Bosch. O poderoso microprocessador garante que todos os pacotes de software da Bosch, como o ESI[tronic], bem como o software para calibração dos sistemas de assistência ao condutor, reparação conectada e análise dos sistemas do veículo funcionem de forma fiável. O DCU 120 pode também lidar com funções PassThru que permitem que as oficinas acedam a dados de diagnóstico de fabricantes de automóveis. Isso torna o novo tablet pronto para futuras aplicações e sistemas de oficina. Com autonomia de aproximadamente cinco horas, a duração da bateria do DCU 120 é o dobro do seu antecessor. Juntamente com um design robusto com grau de proteção IP65, o dispositivo da Bosch é particularmente adequado para uso em oficinas móveis.

Testes económicos de injetores common-rail

Os novos padrões de emissões significam que testar e calibrar com precisão os injetores common-rail instalados em motores diesel modernos está a tornar-se algo cada vez mais importante. O novo banco de teste de injetores common-rail DCI 200 da Bosch permite testar com precisão e fiabilidade os injetores common-rail para veículos ligeiros e veículos comerciais. Além disso, graças a um novo sistema de medição, o DCI 200 pode também ser usado para testar injetores equipados com os mais recentes sistemas de controlo de injeção, como controlo de fecho de válvula e controlo de fecho de agulha. Além da moderna tecnologia de medição, o DCI apresenta fluxos de trabalho eficientes e ergonómicos e um conceito operacional intuitivo. Necessita de menos de 15 minutos para testar um injetor.

Os sensores universais de monitorização da pressão dos pneus simplificam a gestão de stock para oficinas e pós-venda

O novo sensor universal de pressão dos pneus QUICK FIT cobre mais de 90% de todos os veículos da UE com apenas um sensor e quatro variantes de válvulas disponíveis no mercado. Isso significa que revendedores e oficinas podem dar resposta a grande parte do mercado de veículos, fazendo stock de apenas quatro referências de peças para a substituição de sensores defeituosos de monitorização de pressão de pneus. Para programar os sensores QUICK FIT, a Bosch recomenda a sua nova ferramenta de programação TPA 300, desenvolvida especificamente para uma configuração rápida e fácil de sensores universais de pressão de pneus. Com atualizações regulares de software para as funções do dispositivo e os veículos e sensores que cobre, as oficinas estarão sempre atualizadas com o TPA 300.

Novo limpa para-brisas com função de pulverização integrada

A Bosch apresenta a Aerotwin J.E.T Blade, um novo limpa para-brisas com boquilhas de pulverização integradas na escova. O resultado é uma melhor limpeza sem a irritante névoa da pulverização e, portanto, uma melhor visão e maior segurança. Vários modelos da Ford, Mercedes-Benz, Tesla e Volvo já possuem escovas com função de pulverização integrada de série. A nova Bosch Aerotwin J.E.T. Blade já está disponível para esses veículos.

Filtro de habitáculo FILTER+pro para um ar fresco e limpo no interior do veículo

Com o seu extenso portfólio de filtros de habitáculo no mercado da reposição, que vai desde filtros standard e de carbono até ao recém-desenvolvido FILTER+pro, a Bosch cobre 96% de todos os veículos na Europa. Para elétricos e híbridos, a cobertura de mercado também é muito elevada, com 93%. A Bosch fez melhorias significativas no já comprovado FILTER+. Assim, o novo FILTER+pro, que terá substituído o seu antecessor até ao final de 2023, não só lida com alérgenos, pólen, partículas finas, gases nocivos e bactérias, mas também combate eficazmente vírus e bolor. Além de garantir um ar mais limpo no veículo e, portanto, menos reações alérgicas, os filtros de habitáculo reduzem o embaçamento dos vidros e minimizam os depósitos no interior do para-brisa, que podem contribuir para encadear a visão.

Cabo de carregamento multifuncional para todos os veículos elétricos

Para os condutores de veículos elétricos e híbridos, o problema é comum: devem ter dois cabos diferentes no porta-bagagem, dependendo se recarregam numa tomada doméstica de 230 volts ou num ponto de carga durante a viagem. O novo cabo de carregamento flexível da Bosch é adequado para carregar tanto a partir de uma tomada doméstica (se as instalações não estiverem equipadas com um carregador de parede) como de um ponto de carregamento durante uma viagem. Como a tecnologia de controlo e segurança está integrada nos conectores de cabo, não é necessária uma caixa de controlo adicional. Isso por si só reduz o peso do cabo em 40 por cento. O cabo de carregamento flexível para veículos elétricos e híbridos plug-in aumenta o portfólio da Bosch em eletromobilidade.

Planeamento, reserva e administração de cursos técnicos na nova plataforma de internet da Bosch para redes Bosch

Com um web design padronizado, a Bosch Automotive Training Solutions, desenvolvida pela Bosch para todos os mercados no mundo, oferece às oficinas uma ferramenta de gestão de formação moderna e fácil de operacionalizar. Por exemplo, a oficina pode utilizar esta ferramenta para criar planos de formação claramente estruturados para todos os seus funcionários, gerir cursos técnicos presenciais nos centros de formação da Bosch e reservar cursos à distância em webcasts online. No futuro, certificados de formação para cursos concluídos estarão sempre disponíveis na Bosch Automotive Training Solutions, bem como faturas para cursos adquiridos online.

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