Revista Pós-Venda
PesadosPneusMúltiplas vantagens na gestão de pneus com o ContiConnect da Continental (com fotos)

Múltiplas vantagens na gestão de pneus com o ContiConnect da Continental (com fotos)

por

Anunciado em 2017 e já em testes no mercado português desde maio passado, a Continental apresentou hoje o ContiConnect nas suas instalações em Lousado, onde a Pós-Venda esteve presente.

O ContiConnect é uma plataforma digital de gestão da pressão e temperatura dos pneus para todo o tipo de veículos pesados, 100% desenvolvida pela Continental e que é o culminar de um processo iniciado em 2014 com o ContiPressure Check.

No fundo com esta plataforma é possível controlar e gerir remotamente a pressão e a temperatura dos pneus de qualquer veículo pesado.

O ContiConnect consiste em diferentes componentes que criam, monitorizam, processam e transferem dados sobre os pneus, assim como permite a análise, interpretação e visualização desses mesmos dados.

Esta plataforma digital de monitorização de pneus não depende de telemática ou ligações over-the-road. Os dados são recolhidos pelos sensores, que estão colocados na parte interior do pneu (senores que podem vir de série com o pneu ou montados à posteriori) para garantir que detetam a temperatura e pressão dos pneus sem que sejam influenciados pelo calor provocado pelo sistema de travagem.

Assim que o camião regressa à base ou aí permanece, a estação de leitura aí existente (de instalação muito simples) recolhe os dados dos sensores e transmite-os ao portal ContiConnect através de uma rede móvel.

Neste portal, o gestor de frota pode aceder imediatamente a alertas de baixa pressão, monitorizar dados sobre tempo, ver relatórios e análises de todos os pneus equipados com sensores. A plataforma também possui notificações personalizáveis para enviar por email ou por sms, para que o gestor de frota, supervisor de manutenção ou outra pessoa possa receber imediatamente os alertas quando se registar pressão baixa ou temperatura elevada. Isto permite que as frotas possam ser proactivas na resolução de problemas, em vez de despenderem tempo valioso a realizar medições manuais de pressão.

Através de um sistema de cartão ou de leitura através da CanBus dos camiões, o sistema permite ainda a leitura dos dados de pressão e temperatura dos pneus em tempo real.

Nesta apresentação foi possível testar o ContiConnect em ambiente real, verificando as enormes vantagens que a sua utilização pode trazer a qualquer frota.

Vantagens da utilização do sistema de monitorização digital ContiConnect 

  • Monitorizar a pressão e a temperatura dos pneus para toda a frota, a partir de dados transmitidos por sensores instalados na parte interna dos pneus e exibidos num ecrã dentro da cabine do veículo.
  • Receber uma mensagem de texto e alerta por e-mail em qualquer ocorrência de pressão baixa dos pneus ou alta temperatura, incluindo recomendações para solucionar a falha.
  • Agir de forma pró-ativa e cirúrgica
  • Economizar tempo, eliminando as verificações manuais da pressão de todos os pneus. Permite saber exatamente em qual posição e eixo do veículo atuar.
  • Visualizar gráficos com dados históricos que permitem analisar e rastrear o desempenho do pneu ao longo do tempo.
Nº de visitas: 144 ~ Visto Hoje: 1

Deixe uma resposta

Contactos

Rua do Sol, 8-A, Vila Fria, 2740-166 Porto Salvo

+351 21 806 89 49

geral@posvenda.pt

siga-nos

Voltar para Topo
Shares
Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com