A Multitrucks é um dos mais recentes operadores de peças para veículos pesados que existe no mercado português, porém a experiência da equipa é muito grande. O objetivo é estar sem grandes pressões no negócio das peças para pesados.
{ TEXTO PAULO HOMEM }
Desde maio de 2016 que a Multitrucks iniciou a sua atividade. Trata-se de mais um grossista de peças para veículos pesados como Hugo Lourenço, gerente da empresa, gosta de dizer.
Este profissional do ramo, com uma enorme experiência do sector das peças para veículos pesados, esteve muito ligado a esta área de negócio, tendo chegado o momento, no entender do mesmo, de iniciar um outro rumo e “trabalhar sem pressões, na calma e tentar apanhar as oportunidades que existem no mercado, tentando passar entre os pingos da chuva”.
Na Multitrucks são neste momento quatro pessoas que fazem um pouco de tudo, desde o atendimento ao cliente, à entrega peças e também à logística de armazém. A empresa encontra-se fisicamente em São Julião do Tojal, numas modernas instalações junto ao MARL (Mercado Abastecedor de Lisboa), com cerca de 350 m2, onde possui um balcão de atendimento, armazém e escritórios, destacando-se a excelente localização e visibilidade.
Os anos que leva do mercado e os muitos contactos que traz do sector não permitem mesmo assim que Hugo Lourenço diga que tenha já uma carteira de clientes, afirmando mesmo que “os clientes não são nossos, nem de ninguém, são do mercado. Os clientes são aqueles que nos compram, mas sabemos que atualmente o conceito de clientes fieis já não existe como antigamente”.
Querendo fugir à “guerra” comercial em que esteve envolvido profissionalmente nos últimos anos, Hugo Lourenço diz que a política comercial da Multitrucks é bem distinta, já que a empresa não procura vendas intensivas mas sim rentabilidade. “Somos apenas mais um player no mercado que se pretende posicionar de uma forma distinta”, refere Hugo Lourenço, que explica que os valores da Multitrucks estão sobretudo na “proximidade que queremos ter com os clientes, pois este é um negócio muito relacional em que a questão da proximidade é importante já que estamos a falar de um cliente profissional. Por outro lado, vamos apostar muito no conhecimento que temos do negócio e das peças para o transmitir ao cliente e potenciar a tal proximidade”.
No entender do responsável da Multitrucks é muito importante neste sector o relacionamento humano, assim como o nível de conhecimento técnico e a especificidade do negócio. “É muito importante para nós estar de uma forma séria no negócio das peças para pesados. Não queremos estragar o mercado e entrar na questão preço apenas para fazer venda, pois o que procuramos é a rentabilidade da nossa operação”, assegura Hugo Lourenço.
PRODUTO / MARCAS
A política de produto e de marcas para a Multitrucks é muito clara. “Vamos apostar sobretudo naqueles que nos ajudam e que querem estar connosco e nos quais veja que temos capacidade para vender”, diz o mesmo responsável sem querer revelar marcas e empresas, explicando que “as nossas fontes de abastecimento são diversas e no geral temos aquilo que os clientes procuram. Em certas de linha de produto, ao nível do motor e caixa de velocidades, trabalhamos com marcas que nos garantem qualidade, noutro tipo de material conseguimos ter qualidade por preços mais competitivos”.
A aposta da Multirucks centra-se sobretudo no material de mecânica e chaparia, sendo que a política de stock assenta sobretudo em mais referências e menos quantidades. “Sabemos que esta política de stock é mais arriscada, mas é aquela que nos permite servir melhor o cliente. Julgo que conseguimos ser mais competitivos estando desta forma no mercado”, assume Hugo Lourenço.
Apesar de ser uma empresa recente, o responsável da Multitrucks já pensa no futuro e no crescimento do negócio. Por isso, as atuais instalações de 350 m2 já começam a ficar pequenas e, como tal, a empresa vai investir no aumento das mesmas ao nível da capacidade de stock.
Considerando que no mercado existem ainda oportunidades para explorar, Hugo Lourenço repete que a Multitrucks quer estar no negócio de uma forma muito serena. “Sabemos como o negócio funciona e por isso também sabemos como nos deveremos comportar neste fase, mas como referi o objetivo é trabalhar sem pressões, identificar novas oportunidade e não estragar o mercado”, conclui Hugo Lourenço.
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