O Uniraid 2021 é uma viagem pela solidariedade, que decorrerá entre 9 e 17 de Outubro, cujo objectivo é distribuir um mínimo de 40kg de ajuda humanitária por equipa por várias aldeias remotas em Marrocos.
Esta será a 10ª edição da aventura que é composta por 6 etapas que combinam condução em estradas de montanha, trilhos, areia e dunas em automóveis com mais de 20 anos e onde os seus participantes apenas podem utilizar Road book, mapa e bússola. Em 2019, participaram 156 equipas, entre as quais 56 portuguesas, tendo sido distribuído um total de 19 toneladas de ajuda humanitária.
Três das equipas participantes, nomeadamente uma equipa feminina constituída por Carolina Silva e Beatriz Videira, uma equipa mista constituída por Daniela Loureiro e Guilherme Figueiroa e uma equipa masculina composta por João Silva e José Cerejo, uniram esforços para levar os seus 3 Peugeot 205 nesta aventura solidária sem fronteiras.
As equipas contam já com o apoio da NGK para velas de ignição. A NGK, que apoia provas, equipas e pilotos a nível nacional e internacional, por exemplo o WRC, onde asseguram a máxima performance através da sua qualidade de excelência, reconhece este projecto como uma cooperação estratégica em prol do desenvolvimento futuro, pretendendo afirmar o seu compromisso com a responsabilidade social.
Além disso, a uma das equipas já foram doadas mais de 50 peças de várias gamas de produto, desde filtros, componentes de travagem, fluidos, peças de distribuição, entre muitas outras pelo bilstein group. Os objectivos desta iniciativa, assim como o seu âmbito automóvel, suscitaram interesse por parte da empresa em fazer um contributo, que se destacou pela oferta de peças das marcas febi, SWAG e Blue Print, reforçando a sua filosofia “Fortes individualmente, imbatíveis em equipa” e o seu compromisso com a sustentabilidade.
Neste momento, as outras duas equipas estão na fase de angariação de patrocinadores, procurando contributos em peças que são preponderantes para a preparação dos veículos para esta missão. Material de suspensão, distribuição, pneus, radiadores, baterias, fluidos e componentes de travagem ainda são componentes que procuram no sector do pós-venda e onde aguardam o apoio das empresas que se identificarem com este projecto solidário em prol de uma visão abrangente de sustentabilidade, preconizada nos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável pela ONU.