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Nissan recolhe diversos modelos para resolver problema com o airbag do passageiro

25 Setembro, 2018

A Direção Geral do Consumidor anunciou que a Nissan está a recolher diversos modelos de automóveis (entre janeiro/2004 e dezembro/2012), para a substituição do insuflador do airbag do passageiro.

O representante da marca Nissan, em Portugal, está a levar a cabo uma campanha de recolha de alguns veículos de passageiros, modelos Almera (N16), Navara (D22), Patrol (Y61), Terrano II (R20), Tino (V10) e X-Trail (T30), produzidos entre janeiro/2004 e dezembro/2012, porque “Em caso de acidente, o airbag do passageiro poderá insuflar-se com uma pressão extrema e causar a rotura do corpo do insuflador e consequentemente libertar fragmentos metálicos para o habitáculo.”

O referido representante indica, ainda, que os proprietários dos cerca de 1228 veículos existentes no mercado nacional são contactados através de carta, registada com aviso de receção, a fim de que nestes veículos se proceda “(…) à substituição do insuflador do airbag do passageiro, sem qualquer custo.”

De acordo com a obrigação geral de segurança estipulada no Decreto-Lei n.º 69/2005, de 17 de março, o mencionado operador económico informou a Direção-Geral do Consumidor (DGC) de que a campanha de recolha está em curso desde outubro de 2017.

A DGC no desempenho das suas funções, enquanto Ponto de Contacto nacional do Sistema RAPEX (Sistema Europeu de Alerta Rápido para produtos perigosos, não alimentares), transmitiu estas informações às autoridades nacionais de fiscalização do mercado e à Comissão Europeia.

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