A 2ª edição do Fórum Nissan da Mobilidade Inteligente é uma iniciativa da marca nipónica, que pretende, no âmbito da visão holística da Mobilidade Inteligente da Nissan, debater as oportunidades e os desafios da forma como os automóveis se movem e a sua interação com a sociedade. O evento terá lugar em Oeiras, no próximo dia 7 de fevereiro.
Automóveis que são repositórios móveis e ativos na gestão da energia, que podem fornecer energia para as nossas casas ou empresas, ou até mesmo para a rede elétrica, que se movem com zero emissões de carbono e que são autónomos, que interagem e se conectam com as cidades e as pessoas. Esta é a visão da Nissan para a Mobilidade Inteligente. Ciente da evolução que tem sido registada, mas também do caminho a percorrer, a Nissan pretende, mantendo a mesma liderança que, em 2010, a levou a ser a primeira a produzir veículos elétricos em massa, continuar a contribuir para fazer da Mobilidade Inteligente uma realidade do presente.
É neste contexto que, através da 2ª edição do Fórum Nissan da Mobilidade, pretende dar a conhecer o que está a preparar para o novo paradigma da mobilidade, ao mesmo tempo que promove um debate em torno dos desafios para Portugal que resultam do conceito de Ecosistema Elétrico da Nissan, das tendências e oportunidades destas novas soluções de mobilidade e das suas implicações no paradigma energético e ambiental.
O debate contará com a participação de alguns dos maiores especialistas nas áreas da Mobilidade e da Sustentabilidade, nomeadamente o Ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, Ponz Pandikuthira, vice-presidente da Nissan Europa para a Estratégia e Planeamento de Produtos, José Gomes Mendes, Secretário de Estado Adjunto e do Ambiente, João Barros, CEO da Venian, Filipe Araújo, Vice-Presidente da Câmara Municipal do Porto, e Alexandre Videira, Presidente da Mobi.e.
«Através da Mobilidade Inteligente estamos a comprometer-nos com a transformação da forma como as pessoas e os automóveis comunicam entre si, interagem com a sociedade e com as infraestruturas. Assumimos este compromisso através do lançamento de veículos de emissão zero como o novo Nissan LEAF, mas também através de outras áreas vitais como soluções de armazenamento de energia e cidades mais integradas. Acreditamos que é nossa missão liderar o caminho para um futuro mais sustentável e trabalhar em conjunto com os decisores de todas as áreas que constituem este conceito alargado de Ecosistema Elétrico para alcançar resultados duradouros», salienta Antonio Melica, Diretor-geral da Nissan em Portugal.
A Nissan iniciou a revolução dos automóveis elétricos há quase 10 anos e está apostada em continuar a liderar este caminho com o lançamento de novos automóveis elétricos, investimento adicional em infraestruturas, avanços a nível de baterias e uma nova visão para dar aos seus clientes energia gratuita para utilização nos seus automóveis elétricos, pilares centrais do Ecossistema Elétrico da Nissan para o futuro da mobilidade global.