Com novas gamas de produto, a Nissens continua a apostar em lançar novidades e a diversificar a sua oferta de produtos, para fidelizar novos clientes.
TEXTO NÁDIA CONCEIÇÃO
A Nissens introduziu recentemente um novo segmento de produtos, não oferecidos anteriormente. A gama “Efficiency & Emissions”, inclui turbos, válvulas EGR e tanques de expansão, naquilo que representa uma nova abordagem por parte da marca. Anja Sørensen, Sales Manager da Nissens, explica que esta extensão da oferta de produtos não foi uma mudança de estratégia, mas sim “uma extensão natural da ampla oferta de produtos da Nissens. Temos vindo a fornecer produtos climáticos e componentes de arrefecimento do motor há muitos anos. Como parte disso, fornecemos intercoolers, que também fazem parte da gama de turbos. Portanto, já temos um conhecimento vasto do sistema em que os turbos e as válvulas EGR operam. E a possibilidade de oferecer uma seleção mais ampla ao mercado é muito benéfica para todos”.
A venda de turbos foi iniciada em setembro (de 2018) de 2018, e Anja Sørensen indica que o feedback tem sido ótimo. Os produtos estão a ter um desempenho ainda melhor do que esperávamos e praticamente não temos reclamações. Isto deve-se, principalmente, à forma como desenvolvemos os produtos. Antes de os lançarmos, conseguimos instalar turbos em mais de 750 veículos que circulam pela Europa, o que nos permite ter um feedback importante sobre a qualidade dos turbos e assim temos também a possibilidade de reagir rapidamente a quaisquer problemas que possamos encontrar, mesmo antes de lançarmos oficialmente os produtos”. As válvulas EGR serão lançadas durante esta primavera e Anja Sørensen afirma que também aqui a marca espera taxas de reclamação extremamente baixas.
O responsável indica ainda que a Nissens continua a trabalhar para aumentar a oferta de produtos que disponibiliza ao mercado. “Serão introduzidos novos produtos em breve. Mas vamos demorar o tempo necessário no seu desenvolvimento, de forma a garantir que oferecemos produtos com a mais alta qualidade. Para pesados, lançámos os tanques de expansão em setembro de 2018. Foram bem recebidos e são uma extensão natural da nossa linha de refrigeração de motores para o segmento de veículos pesados”.
DIFERENCIAÇÃO
Em relação à sua concorrência, Anja Sørensen indica que a Nissens consegue diferenciar-se por ser “uma alternativa de alta qualidade para a oferta de OE no mercado. A nossa maior força é que somos uma empresa totalmente voltada para o aftermarket. Mantemos relações de longo prazo com os nossos distribuidores e com os seus respectivos canais. Desenvolvemos mais de 500 novos números de itens por ano e adicionamos novas categorias de produto de forma constante”.
DISTRIBUIÇÃO
A Nissens distribui semanalmente a partir do seu armazém central na Dinamarca, assim como entregas diárias a partir dos seus armazéns centrais em Espanha, localizados em Saragoça e Sevilha. Em Portugal, a marca aposta em apoiar os seus distribuidores com ações de formação e boletins técnicos. “Apoiamos os nossos parceiros com um programa completo, incluindo os conceitos First Fit e First2Market. Estamos muito satisfeitos com a nossa atual rede de distribuição em Portugal. A marca Nissens é extremamente conhecida em Portugal e procurada pelas oficinas por todo o país. Vendemos os nossos primeiros radiadores em Portugal há 30 anos e desde então crescemos nas nossas vendas e gama de produtos. As oficinas em Portugal reconhecem a qualidade dos produtos e da marca”. No futuro, Anja Sørensen considera que a Nissens tem ainda espaço para crescer no mercado Português, nomeadamente nas gamas de ar condicionado e na recente gama “Efficiency & Emissions”.
Anja Sørensen
SALES MANAGER, NISSENS
Como funciona o processo de pesquisa e desenvolvimento na Nissens?
O nosso processo de pesquisa e desenvolvimento é extremamente profundo e complexo. Como exemplo, posso dizer que passámos quatro anos a desenvolver a gama de turbos. Essa é a quantidade de tempo e comprometimento que colocamos no desenvolvimento de novos produtos, o que é imprescindível se queremos oferecer produtos que correspondam à qualidade do equipamento original. Para apoiar este aspecto do negócio, abrimos o Centro de Tecnologia em Frankfurt no ano passado. Neste centro, temos engenheiros com experiência OE a trabalhar continuamente no desenvolvimento e expansão da nossa oferta de produtos para o mercado.
Como está a Nissens a adaptar-se aos novos desafios do mercado, nomeadamente aos veículos híbridos e elétricos?
Já estamos a investir muitos recursos no desenvolvimento de produtos para veículos elétricos e híbridos. Esta é também uma das principais tarefas do nosso Centro de Tecnologia em Frankfurt. Esforçamo-nos para ter a melhor oferta possível para os nossos clientes, o que significa que temos de estar prontos para responder a todas as suas necessidades. E podemos garantir que os nossos clientes poderão confiar na Nissens também nesse âmbito.
Artigo publicado na Revista Pós-Venda n.º 43, de abril de 2019. Consulte aqui a edição.