Ver todas

Back

Nokian Tyres desenvolve scanner para comprovar profundidade dos pneus (com vídeo)

21 Dezembro, 2016
595 Visualizações

Os primeiros usuários que vão poder testar as vantagens deste dispositivo SnapSkan da Nokian Tyres serão os finlandeses, na cidade de Helsínquia, mas o objetivo é alargar o sistema a outros países.

Verificar a profundidade da banda de rodagem dos pneus é fundamental para a segurança dos condutores. Mas, muitas vezes, os condutores usam umas simples moeda como “ferramenta” e nenhum outro sistema de precisão para comprovar se os pneus devem ou não ser substituídos. Para evitar estas más práticas, o fabricante de pneus Nokian, desenvolveu um sistema em que é possível confirmar que a profundidade da banda de rodagem é a adequada. Chama-se SnapSkan e foi desenhado para ser instalado em zoas de circulação habitual de veículos, como uma estação de serviço ou uma lavagem de carros.

Desta forma, basta que o veículo passe por cima deste scanner, o qual comprova se a profundidade dos pneus é a correta e se pode continuar a circular com esses pneus ou se é necessário trocá-los. De seguida, o sistema gera imagens 3D dos pneus e regista a matrícula do veículo para elaborar um relatório dos pneus (quando foram instalados, marca, data de caducidade, etc). No final, o dono do automóvel recebe um relatório com o resultado da análise, que pode guardar diretamente no seu smartphone.

O primeiro local onde este sistema vai ser testado é em Helsínquia, na Finlândia, país de origem da Nokian Tyres, mas a marca anuncia que o objetivo é alargar este conceito a outros países.

“Até agora, o setor dos pneus manteve-se claramente atrás de outras indústrias no que diz respeito à digitalização”, explica o presidente e CEO a Nokian Tyres, Ari Lehtoranta. Já Ville Nikkola, responsável pela área de negócio da rede Vianor, pertença da Nokian Tyres, explica o conceito: “queremos usar esta nova tecnologia para aumentar a consciência dos condutores acerca do estados dos pneus dos seus automóveis”.

Recorde-se que a Nokian Tyres está de regresso a Portugal com uma estrutura ibérica liderada pelo português João Oliveira (leia mais aqui), com uma clara aposta neste mercado. Em Portugal o distribuidor exclusivo da marca finlandesa é a VTS.

 

Veja como funciona em vídeo:

 

 

PALAVRAS-CHAVE