A Nokian Tyres acaba de apresentar o Green Step, um pneu composto por 93% de materiais reciclados ou renováveis.
A empresa pretende, até 2030, que 50% de todas as matérias-primas utilizadas nos pneus sejam recicladas ou renováveis.
“Os condutores estão cada vez mais interessados na sustentabilidade dos seus pneus, e isso cria procura para que criemos pneus para esses padrões. Também pressiona a indústria a desenvolver materiais mais ecológicos, bem como a tecnologia de fabricação de pneus para se adaptar a esses materiais. Com um conceito puxado como o Green Step, podemos ultrapassar os limites. É um ganho para todos nós, mas especialmente para o meio ambiente”, indicou Jouko Ilomäki, diretor de desenvolvimento da Nokian Tyres.
A borracha utilizada no fabrico do pneu Green Step é natural, e são usados óleos renováveis. Quase todos os plastificantes, resinas e auxiliares de processamento são provenientes de fontes renováveis. Além disso, a sílica natural de cinza de casca de arroz funciona como um enchimento principal para o piso e a parede lateral, e a fibra de cordão renovável é utilizada por forma a aumentar a resistência do pneu.
A maior parte dos componentes do Green Step também incluem alguns materiais reciclados. Por exemplo, o negro de fumo usado nos compostos de borracha foi derivado de pneus em fim de vida, e o butil usado na superfície interna, bem como o aço nas correias de aço e fios de talão na estrutura são principalmente reciclados.