A Marelli desenvolveu uma nova e completa plataforma de inversores de carbeto de silício (SiC) de 800 volts, que garante melhorias no tamanho, peso e, principalmente, na eficiência dos inversores, que é um parâmetro crítico em veículos elétricos.
Esta nova plataforma foi apresentada pela primeira vez no Congresso Internacional VDI “Dritev” (Drivetrain Transmission Electrification in Vehicles), que foi realizado nos dias 6 e 7 de julho em Baden Baden, Alemanha, onde a Marelli mostrou as suas tecnologias de eletrificação.
Devido ao seu excelente desempenho em alta temperatura e alta tensão – permitindo soluções mais pequenas, mais leves e mais eficientes – o carbeto de silício é reconhecido como uma tecnologia de ponta para mobilidade elétrica. Assim, é particularmente adequado para inversores, que convertem energia DC (corrente contínua) derivada de baterias em energia elétrica AC (corrente alternada) usada em motores de veículos elétricos.
Além disso, a nova plataforma de inversor de 800 volts da Marelli também apresenta uma estrutura térmica otimizada, graças a um desenho inovador do canal estrutural e de refrigeração que reduzem drasticamente a resistência térmica entre os próprios componentes de SiC e o refrigerante. Isso é crítico em aplicações de alta potência onde a rejeição térmica do módulo de potência é significativa.
Entre as principais vantagens, a nova plataforma inverter apresentada pela Marelli pode extrair mais energia da bateria com maior eficiência e garantir um aumento significativo na autonomia do veículo. Também garante tempos de carregamento mais rápidos e melhor aceleração. Finalmente, um inversor menor e mais eficiente permite um tamanho de bateria menor, proporcionando benefícios em custo, peso e sustentabilidade.
O software para todos os inversores da linha Marelli foi desenvolvido internamente pela empresa e está alojado em uma Unidade de Controle Elétrico localizada na mesma caixa do inversor. O software está em conformidade com os padrões AUTOSAR (AUTomotive Open System ARchitecture) e é especificamente adaptado aos padrões de diagnóstico exigidos pelos fabricantes de automóveis. Os requisitos de segurança funcional estão em conformidade com ASIL D (Nível de integridade de segurança automotiva D).
A nova plataforma SiC de 800 volts completa a gama de inversores oferecidos pela Marelli, resultado de mais de dez anos de experiência, que também inclui soluções de 400 volts baseadas em IGBT (Transistor Bipolar de Porta Isolada) e Carbeto de Silício, e conversores baseados em nitreto de gálio (GaN) em desenvolvimento
A gama de inversores faz parte das soluções que a Marelli apresentou em seu stand na 22ª edição do Congresso Internacional VDI “Dritev”, um dos maiores eventos industriais da Europa na área de transmissão e powertrain. No congresso, a empresa expôs o seu portfólio de tecnologias para eletrificação de veículos, que inclui uma seleção abrangente de componentes individuais, bem como subsistemas, até soluções para o sistema integrado completo de gerenciamento de energia veicular, aplicando um “nível 0,5”, com a integração do gerenciamento térmico no trem de força elétrico.
Juntamente com inversores, motores elétricos, sistemas integrados de eixos elétricos, sistemas de gerenciamento de baterias e soluções para gerenciar todos os sistemas térmicos do veículo também fazem parte da oferta tecnológica da empresa.