Ver todas

Back

Nova Silver Dynamic AGM xEV da VARTA destinada a potenciar o desempenho dos elétricos

24 Maio, 2023
694 Visualizações

A VARTA está na linha da frente no que diz respeito às baterias para veículos eletrificados, com a nova Silver Dynamic AGM xEV, que foram desenvolvidas e testadas em colaboração com os principais fabricantes de automóveis.

Os ambiciosos objetivos da UE para reduzir as emissões de CO2 estão a obrigar os fabricantes de automóveis a produzir veículos com menores níveis de emissões. Além dos motores de combustão com funções de economia de combustível (como a tecnologia Start-Stop), os motores elétricos estão a desempenhar um papel cada vez mais relevante.

A iminente proibição de motores de combustão está a impulsionar ainda mais a eletrificação da frota de veículos. De acordo com os planos, não serão produzidos novos motores a gasóleo ou gasolina após 2035. Portanto, os especialistas preveem que em 2030 mais da metade de todas as novas matrículas serão xEV, ou seja, veículos elétricos alimentados por bateria, híbridos, híbridos plug-in e elétricos de célula de combustível. A VARTA já está preparada para este cenário com a sua nova gama de baterias Silver Dynamic AGM xEV.

Energia para as funções de segurança, eficiência e conforto

Todos os veículos xEV estão equipados com uma bateria de 12V que apoia a bateria de alta voltagem. A combinação de ambas garante o desempenho ótimo do veículo: enquanto a bateria de alta voltagem alimenta o trem de força, a bateria de 12V é responsável pelo sistema elétrico interno que alimenta as funções de conforto e segurança. Também é responsável por manter um veículo elétrico em funcionamento não só durante a condução, mas também quando o veículo está parado e a bateria de alta voltagem desativada. Por exemplo, a bateria de 12V garante que o veículo possa ser bloqueado e desbloqueado, e que o sistema de alarme e as atualizações funcionem quando o veículo está estacionado. Na estrada, garante que as luzes, os travões e a direção funcionem corretamente em caso de falha repentina do sistema de alta voltagem.

Desenhada para aplicações de veículos exigentes

A AGM é a tecnologia ideal para os veículos que combinam baterias de alta e baixa tensão. As baterias AGM da VARTA para xEV foram desenvolvidas pela Clarios em colaboração com os principais fabricantes de automóveis. Como resultado, a VARTA Silver Dynamic AGM é usada em aplicações e veículos especialmente exigentes. As suas características são ideais para veículos com altas demandas de energia, desde sistemas Start-Stop modernos até veículos totalmente elétricos. Os testes em laboratório e de campo demonstram um desempenho superior, o que faz desta gama a escolha dos principais fabricantes de automóveis.

O desempenho da tecnologia AGM (Fibra de Vidro Absorvente)

A tecnologia AGM permite absorver todo o ácido da bateria, o que proporciona uma alta estabilidade cíclica. Isto permite que a bateria seja repetidamente carregada e descarregada, mantendo o desempenho num nível elevado. Evita-se assim a perda de capacidade devido à estratificação do ácido, o que ajuda a que a bateria dure três vezes mais que as convencionais. “Devido à sua longa vida útil, a bateria AGM é ainda mais económica do que as baterias convencionais”, enfatiza Dirk Goebbels, Diretor de Engenharia de Produtos da Clarios EMEA, a empresa por trás da marca VARTA. O design à prova de vazamentos também permite que a bateria AGM seja montada em áreas do carro onde uma bateria inundada pode não ser adequada, como no porta-bagagens ou debaixo dos bancos.

A sua baixa perda de carga durante os períodos de inatividade garante uma operação estável, mesmo com cargas crescentes. As baterias AGM da VARTA também têm uma aceitação de carga muito melhor do que as baterias convencionais. Isto significa que a bateria recarrega-se mais rapidamente, mesmo durante viagens curtas. Além disso, o desempenho da bateria AGM permanece estável ao longo de sua vida útil. O invólucro reforçado de polipropileno e as conexões resistentes testadas em estradas acidentadas também proporcionam excelente resistência a vibrações.

A primeira escolha dos principais fabricantes de veículos

A Clarios é o principal fabricante mundial de baterias de automóvel de 12V e o fornecedor de todos os principais fabricantes de veículos, como BMW, Mercedes-Benz e Volkswagen. Como resultado, seis em cada dez veículos recém-fabricados na Europa estão equipados com uma bateria da Clarios.

O portfólio xEV da VARTA já cobre mais de 90 por cento dos veículos na Europa que se enquadram no segmento xEV. A gama é composta por baterias avançadas de baixa voltagem, perfeitamente projetadas para acompanhar as baterias de alta voltagem dos veículos híbridos, híbridos plug-in e elétricos. O portfólio xEV também foi concebido para atender às futuras necessidades dos clientes, e será expandido em consonância com os desenvolvimentos do mercado.

As baterias AGM para xEVs podem ser substituídas nas oficinas – tal como acontece com os veículos com motores de combustão interna. “As oficinas sócias da VARTA garantem aos seus clientes uma substituição equivalente à bateria do fabricante original – mesmo para xEVs”, promete Dirk Goebbels.

PALAVRAS-CHAVE