A Mahle vai apresentar, durante o IAA Transportation, que terá lugar em Hannover, de 17 a 22 de setembro, uma nova ventoinha para veículos elétricos.
Esta ventoinha biónica de alto desempenho pretende tornar os veículos pesados significativamente mais silenciosos. Foi desenvolvida para veículos elétricos com uma célula de combustível e uma bateria particularmente exigentes.
Ao otimizar as suas lâminas de ventilação com o uso de IA, os engenheiros da MAHLE inspiraram-se nas asas de uma coruja, uma das aves mais silenciosas do mundo. As pás do ventilador biónico podem reduzir o ruído do ventilador de um camião até 4 dB(A) – isto equivale a mais de metade da saída de som. Esta redução significativa resolve outro desafio da mobilidade elétrica: o ruído elevado dos ventiladores, que pode ser perturbador tanto em plena carga como durante o carregamento do veículo à noite, seja em áreas residenciais ou durante os períodos de descanso nas estações de serviço. A ventoinha é também significativamente mais eficiente do que os designs convencionais, graças ao desempenho 10% melhor e ao design 10% mais leve.
A Mahle possibilita também a utilização da nova ventoinha biónica em automóveis de passageiros. “Aprendemos com a natureza: inspira-nos em muitas áreas! Já obtivemos sucesso com a nossa placa de arrefecimento de bateria biónica, uma tecnologia que nos ajudou significativamente na otimização do nosso ventilador”, afirmou Uli Christian Blessing, Chefe de Desenvolvimento de Gestão Térmica da MAHLE. “Com a ajuda da IA, analisámos as características dos morcegos, dos peixes-espada e de muitas outras inspirações da natureza. “Com este novo produto, a MAHLE continua a preparar o caminho para a eletrificação da mobilidade – e contribui para a tornar mais atrativa para os clientes”, concluiu Blessing.