Ver todas

Back

Novas instalações do bilstein group Engineering foram inauguradas

27 Setembro, 2017

A Ferdinand Bilstein GmbH + Co. KG transferiu a sua produção de peças para ligeiros e pesados dentro de Ennepetal, que apesar de ser onde já se localizava, possui agora outras condições operacionais, para o desenvolvimento do seu negócio.

Durante o dia da inauguração, cerca de 1.500 convidados, incluindo políticos locais como a Presidente da Câmara de Ennepetal, Imke Heymann, viram em primeira mão do novo edifício do bilstein group Engineering – que foi o novo nome escolhido para as instalações de produção da Ferdinand Bilstein. No local, há bastante para ver: um corredor com aproximadamente 14.000 metros quadrados, por exemplo. Os visitantes puderam também conhecer e ver em ação algumas das mais de 60 máquinas de produção.

Uma tour com painéis de informação permitiu que os visitantes percebessem o trabalho do bilstein group Engineering. Os convidados descobriram, por exemplo, a forma como os cubos da roda são produzidos para os veículos ligeiros, os parafusos de eixos para veículos pesados e os eixos para máquinas de lavar industriais. Um filme mostrou todo o processo de construção das novas instalações: da demolição dos antigos edifícios da empresa Carl August Bauer até à construção da elaborada estrutura do corredor. “Conseguimos rejuvenescer um terreno industrial degradado através de um edifício de produção moderno”, disse Heymann, comentando o recente desenvolvimento na sua saudação de boas-vindas.

Numa área separada, os visitantes descobriram o “lado mais verde” da indústria: graças a um sistema fotovoltaico no telhado, que cumpre com mais de 50% dos atuais requisitos energéticos, centenas de toneladas de emissões de dióxido de carbono serão evitadas todos os anos. Esta quantidade foi representada de forma simbólica com a ajuda de inúmeras garrafas de água mineral, que contêm CO2 sob a forma de bolhas inofensivas.

Além de tudo isto, foi exibido um carro de corrida original DTM (Campeonato Alemão de Carros de Turismo) e dois simuladores de condução que foram disponibilizados para entretenimento dos convidados. Muitos visitantes aproveitaram a oportunidade para registar alguns momentos através de fotografias. As crianças tiveram a possibilidade de brincar num castelo insuflável e de participar na área de artesanato, denominada “Junior Engineering”.

Tal como os convidados, a administração da empresa mostrou-se bastante satisfeita com a inauguração bem-sucedida: “A deslocalização para as novas instalações é um passo importante para a nossa empresa – e acima de tudo para os 150 colaboradores. Quisemos assinalar isso, de forma adequada e com uma celebração” disse o Diretor Geral Jan Siekermann. “Ao mesmo tempo queríamos também agradecer aos nossos vizinhos e apresentar-lhes a nossa nova construção”.

Alguns dados sobre as novas instalações:

  • Novo nome desde agosto de 2017 (antes: febi Precision Technology)
  • A nova identidade da marca aviva o perfil e fortalece a presença dentro e fora da empresa
  • Colaboradores: aproximadamente 150 sendo que dois terços são da área industrial
  • Formação em 2018: mecânica de ferramentas; operadores de máquinas de corte
  • Maquinaria: mais de 60 máquinas, incluindo um centro de torneamento e fresagem que pesa mais de 16 toneladas e tem 13 metros de comprimento
  • Produtos: peças de precisão para sistemas hidráulicos, transmissão, compressores, bombas, veículos comerciais e ligeiros:
    • Exemplos: cubos de roda e bombas de água para veículos ligeiros, parafusos de eixos para veículos pesados, eixos de transmissão para empilhadores, eixos para máquinas de lavar industriais e canhões de neve.
  • Quantidades anuais entre os 500 e os 200.000
  • Website: engineering.bilsteingroup.com
  • Área total do local: 27.000 metros quadrados
  • Área de produção: 10.000 metros quadrados
  • Área de armazenamento: 2.500 metros quadrados
  • Área de escritórios: 2.000 metros quadrados
  • História da construção:
    • Terreno da antiga fábrica de parafusos de Carl August Bauer (encerrada em 2010)
    • Comprado em leilão pela Ferdinand Bilstein GmbH + Co. KG
    • maio de 2016 a março de 2017: Fase de construção
    • junho a agosto de 2017: Mudança das antigas instalações em Wilhelmstrasse para Gewerbestrasse
  • Construção em KfW Stantard 55: Redução energética em 45% graças às numerosas medidas de eficiência
  • Sistema fotovoltaico no telhado: produção de 700.000 kWh/ano
  • Sistema de ventilação automática da Kappa: Troca completa do ar no corredor numa hora, não sendo necessária a abertura de janelas
  • A tecnologia Kappa utiliza o calor residual das máquinas e compressores para temperar o ar exterior acumulado no corredor durante os meses mais frios

A partir de janeiro será a vez da Ferdinand Bilstein em Portugal se mudar para as suas novas instalações. A obra estará concluída em meados de novembro e a mudança deverá ocorrer no final do ano de forma a iniciar o ano 2018 da melhor forma. As novas instalações dispõem de um terreno com perto dos 100.000 metros quadrados e com uma área de intervenção de 31.000 metros quadrados. Este projeto tem como principal objetivo conseguir garantir não só o crescimento contínuo de todas as marcas no mercado português, mas sobretudo olhar para o futuro e vislumbrar uma perspetiva de crescimento, em recursos humanos, e não só!

As mudanças de instalações no grupo representam um passo fundamental, tanto a nível interno como a nível externo, sendo este um bom presságio da evolução da indústria automóvel, mas também um crescimento positivo para o bilstein group.

PALAVRAS-CHAVE