Novidades IAA: Pneus Conti EfficientPro para os eixos da direção e do motor com a etiqueta “A”. Já o Conti LightPro oferece quase mais 80% de capacidade de carga para camiões cisterna.
Pneus economizadores de combustível para transportes de longo curso em autoestrada e pneus mais leves para utilização exclusiva em camiões cisterna de transporte de combustíveis são as mais recentes novidades que a Continental revelou durante a IAA. A Continental apoia os fabricantes de veículos na implementação da Diretiva de Eficiência Energética da União Europeia, que estipula que a eficiência energética em pesados de mercadorias deve melhorar cerca de 20% até 2020.
A Continental apresentou os pneus com resistência ao rolamento otimizada Conti EfficientPro e os Conti LightPro (pneus mais leves).
Conti EfficientPro
Com a linha de pneus Conti EfficientPro para o eixo da direção e eixo motor, a Continental oferece agora pneus economizadores de combustível que foram especialmente concebidos para o transporte de longo curso em autoestrada. Graças à redução na resistência ao rolamento, estes pneus conseguem poupanças de combustível que podem chegar aos 0.64 litros em 100 quilómetros, em comparação com os pneus Conti EcoPlus. Tendo em conta uma quilometragem anual de 120,000 quilómetros, os pneus Conti EfficientPro para os eixos da direção e do motor poupam cerca de 750 litros de combustível por ano, reduzindo assim as emissões anuais de CO2 em mais de duas toneladas.
Estes pneus foram especialmente concebidos para atingir a máxima eficiência em termos de combustível. Tecnologias já testadas e já usadas na gama Conti EcoPlus foram sistematicamente aperfeiçoadas para o Conti EfficientPro. Os compostos especiais de borracha em todos os componentes, o design de multicamadas no piso do pneu e o comportamento de rolamento otimizado reduzem drasticamente a resistência ao rolamento, para que ambos os pneus Conti EfficientPro possam receber a etiqueta “A” da UE relativa à máxima eficiência de combustível. Em conjunto com o Conti EcoPlus HT3 para o eixo do reboque, as empresas de transportes que usarem os pneus Conti EfficientPro podem agora equipar todos os eixos dos tratores com semirreboque com pneus certificados com a etiqueta “A” da EU: o “Triplo A” para máxima eficiência de combustível.
O Conti EfficientPro é usado sobretudo no sector do equipamento original e estará disponível durante o primeiro semestre de 2017 também no pós-venda.
Conti LightPro
Com a linha de pneus Conti LightPro, a Continental oferece pela primeira vez pneus mais leves especialmente concebidos para a utilização em camiões cisterna de transporte de líquidos e sobretudo de combustíveis. Para este segmento de transportes altamente sensível ao peso, pneus mais leves oferecem ganhos valiosos na capacidade de carga. Graças ao menor peso morto dos pneus, as cisternas podem transportar mais líquido sem exceder o peso total permitido. Instalados em todos os eixos (direção, motor e reboque), os pneus Conti LightPro reduzem o peso total do veículo em cerca de 80kg em comparação com pneus da linha Conti hybrid. A maior capacidade de carga e a melhor eficiência em termos de combustível permitem uma poupança de cerca de 900€ por ano, isto se tivermos em conta a vida útil do pneu.
Os pneus Conti LightPro são também o produto das mais recentes tecnologias da Continental e oferecem um excelente equilíbrio entre poupança no peso e quilometragem nas aplicações acima descritas. A partir do início de 2017, os pneus Conti LightPro estarão disponíveis sobretudo como equipamento de serie.
Nos camiões cisterna podem ser atingidas ainda maiores poupanças se os pneus Conti LightPro forem instalados em conjunto com as molas pneumáticas da Continental, que são mais leves. Os pistões moldados por injeção aumentam a capacidade de carga em cerca de 12 kg em cada eixo. Em comparação com os pistões convencionais, feitos em aço, a utilização de um plástico especial reduz o peso em cerca de 75%.O design inovador oferece um excelente conforto de condução e faz com que sejam mais facilmente instalados no veículo. As molas pneumáticas mais leves são altamente resistentes à corrosão e muito duráveis, o que aumenta o valor de revenda do veículo. As molas pneumáticas leves já estão a ser usadas como equipamento de série em camiões cisterna. Alguns tipos de molas pneumáticas da Continental estão também disponíveis como peças sobresselentes.
Mais informações em www.continental.pt