Ver todas

Back

Novas responsabilidades para quem vende baterias

19 Outubro, 2023

A GVB – Gestão e Valorização de Baterias realizou um webinar onde apresentou um resumo do novo Regulamento de Baterias, (Regulamento UE 2023/1542), onde falou dos objetivos do mesmo e as implicações para os diversos tipos de intervenientes.

A nova legislação, publicado no passado mês de julho, terá impacto nos principais intervenientes da cadeia de valor relacionados com as baterias – fabricantes, importadores, distribuidores, empresas de remanufactura e de reorientação, OGR e recicladores.

Em resumo, as grandes alterações passam por uma nova classificação de baterias, as novas obrigações dos operadores económicos, a nova marcação CE, o novo passaporte de baterias, a nova rotulagem e o QR code e ainda os temas relacionados com a remanufactura, preparação para reorientação, reorientação e reutilização (sustentabilidade).

Por exemplo, a partir de fevereiro de 2027, todas as baterias deveram ter um código QR, com um determinado conjunto de informações.

Outro destaque, dos muitos que este novo regulamento tem, diz que o distribuidor (e importador) será igual ao um fabricante se colocar no mercado ou sem serviço uma bateria com o seu próprio nome comercial ou marca comercial.

O novo regulamento constitui, segundo a GVB, um grande desafio, mas também, um olhar diferente sobre a gestão de resíduos e é uma oportunidade para a criação de novos modelos de negócio, sendo também um modelo mais próximo de uma economia circular.

Poderá e deverá consultar AQUI, um resumo, do novo regulamento, apresentado pela GVB.

PALAVRAS-CHAVE