A GKN, especializada em transmissões, acaba de lançar o novo catálogo de transmissões longitudinais, com destaque para as aplicações nos modelos Mercedes Sprinter, e Volkswagen Crafter e LT II.
Praticamente nenhuma outra categoria de veículos é sujeita a um maior esforço do que os veículos de transporte ligeiros. A frequente utilização em percursos de curta distância e a utilização de motores a diesel de elevado binário resultam num elevado esforço para todo motor. Apenas eixos longitudinais tecnologicamente bem concebidos e construídos para as necessidades especiais, com uma elevadíssima qualidade consistente em todos os componentes, garantem a fiabilidade exigida.
Não é por nada que os populares Sprinter da Mercedes-Benz ou os Crafter e os LT II da VW devem o seu sucesso à sua diversidade de variantes. A gama de eixos longitudinais da GKN foi alargado, por forma a dar resposta a estas variantes com uma qualidade de equipamento original em caso de reparação: a GKN disponibiliza soluções de reparação desde semi-eixos curtos, para veículos com tração integral, até eixos de transmissão com 3,0 m de comprimento, para veículos de transporte com uma distância entre eixos extra longa. Assim, o atual sortimento da GKN para o Sprinter, o Crafter e o LT II conta com 57 (!) diferentes eixos longitudinais.
Todos têm em comum os elevados requisitos de qualidade da GKN:
- Equilibragens de precisão e massa reduzida para uma longa vida útil e níveis mínimos de ruído e oscilações
- Resistência a altas temperaturas para esforços extremos em grandes ângulos de flexão e alterações de comprimento
- Construção otimizada para caso de impacto para uma maior segurança
Em caso de defeito, em vez de reparar os componentes individuais do eixo longitudinal, a oficina pode substituir o eixo completo. Os riscos de uma reparação são elevados:
- Forte aumento do desequilíbrio com altas velocidades devido à montagem de juntas de substituição erradas ou de qualidade inferior (por ex. tipo de junta VL errada)
- Muitas vezes, os componentes individuais não podem ser desmontados ou não podem ser desmontados sem danos
- As cruzetas de junta universal não podem ser novamente montadas sem problemas
- As anilhas têm de encaixar com precisão para a montagem da junta
- A repintura do eixo já pode criar diferenças mensuráveis
A ocorrência destes riscos com as condições de utilização das carrinhas é muito provável, pelo que, nestes casos a oficina deve prestar especial atenção à qualidade do eixo longitudinal, por forma a evitar danos consequenciais dispendiosos.
Mais informações em www.gknservice.com, webshop-cs.tecdoc.net/gkn/?language=es&country=es ou ainda em www.gknservice.com/fileadmin/user_upload/Kataloge/Propshaft/Propshaft_CAT_E.pdf