A Mahle Aftermarket acaba de lançar um novo serviço de óleo de transmissão para transmissões automáticas, o ATX 280.
O ATX 280 inclui a troca dinâmica de óleo e um conceito que impede que diferentes tipos de óleo se misturem uns com os outros. O dispositivo Mahle tem assim um desempenho superior a outros modelos concorrentes em termos de compatibilidade ambiental e custos. É também distinguido pela sua orientação intuitiva para o utilizador e pela sua conectividade. Desta forma, a base de dados do ATX 280 é constantemente atualizada. Pode também ser integrada sem problemas nos conceitos de oficina digital e é capaz de manutenção remota. A Mahle ATX 280 já está disponível para o mercado.
O Mahle ATX 280 funciona de acordo com o princípio da descarga dinâmica. Em contraste com a descarga estática, o óleo usado é empurrado e deslocado antes da entrada do novo óleo durante o processo de descarga. Isto assegura que é necessário menos óleo de lavagem, encurta o processo de lavagem para cerca de dez minutos, e melhora o efeito de limpeza com uma elevada taxa de substituição de cerca de 95%.
Ao mesmo tempo, o ATX 280 trabalha com precisão. Os aditivos são adicionados através de uma célula de carga. A dosagem perfeita é assim garantida, em contraste com os métodos convencionais em que os aditivos são adicionados através de um processo de tempo controlado. Isto resulta no máximo desempenho e eficiência, mesmo em transmissões complexas de dupla embraiagem. O ATX 280 também tem em conta as quantidades residuais de óleo registadas, de modo a que estas não possam ser distorcidas por adesões à panela de óleo.
O ATX 280 é ligado através de Wi-Fi e Bluetooth. Isto significa que a base de dados interna de veículos é sempre mantida actualizada. O dispositivo também pode ser ligado a uma impressora de rede para imprimir registos de manutenção. Para tal, os registos de manutenção por encomenda são resistentes ao envelhecimento e podem ser arquivados – em contraste com as impressoras térmicas frequentemente utilizadas hoje em dia. O relatório de manutenção pode também ser enviado directamente aos clientes por correio electrónico, mediante pedido. O ATX 280 é também totalmente capaz de manutenção remota. Se o acesso for necessário para fins de manutenção, a oficina autoriza-o através de um PIN gerado para o efeito. Assim, apesar da ligação à rede, é garantido um elevado nível de segurança dos dados.
Durante o serviço de óleo de transmissão, todas as etapas do processo são afixadas num ecrã táctil claramente disposto de forma foto-realista e compreensível – e para cada tipo de veículo. O conteúdo do monitor também pode ser espelhado num smartphone. Isto é especialmente útil quando, por exemplo, diferentes fases de comutação têm de ser utilizadas durante o processo de manutenção. Isto pode ser feito convenientemente a partir do interior do automóvel.