A Repsol desenvolveu, conjuntamente com o Grupo Antolin e a 3M, um novo composto de polipropileno que permite a redução do peso nas peças injetadas e o aumento da resistência ao risco.
Este novo composto de polipropileno surgiu graças à estreita colaboração com o Grupo Antolin, o maior fabricante espanhol de peças interiores, e 3M, que se juntaram à experiência da Repsol no desenvolvimento de materiais para automóveis.
Baseado na combinação sinérgica das cargas tradicionais e microesferas de vidro fabricadas pela 3M, este composto está desenhado especialmente para reduzir significativamente o peso das peças injetadas, mantendo as propriedades mecânicas comuns neste tipo de materiais: flexibilidade e resistência ao risco.
O interior do porta-bagagens, fabricado pelo Grupo Antolin para novos modelos de carros compactos, demonstrou que, através deste novo composto, se pode obter uma redução significativa do peso. Este novo material possibilitou uma redução do peso na ordem dos 9,3% na peça final, em comparação com o composto de polipropileno de talco (16%) padrão. A introdução deste novo grau levou não apenas à redução do peso mas também se verificou um aumento significativo da resistência aos riscos em relação aos graus de polipropileno com talco (PP-talco), e com valores de variação da cor e luminosidade (ΔL) inferiores a 1,0 para acabamentos superficiais diferentes.
Desta forma, a Repsol adequa-se às necessidades específicas do setor automóvel e oferece uma solução a implementar face à necessidade crescente de reduzir o peso nos veículos – e com um acabamento excelente e uma melhoria das propriedades mecânicas. A Repsol compromete-se assim com a estratégia global para com os seus clientes, colocando-se à disposição para alcançar um objetivo comum: desenvolver materiais que acompanhem às tendências, que superem os desafios do sector e que contribuam para a redução das emissões dos veículos.