A marca de sensores NTK Vehicle Electronics, da NGK SPARK PLUG, disponibiliza uma ampla gama de produtos para o aftermarket.
A empresa oferece soluções para as várias necessidades de sensores no aftermarket, tais como:
- Sensores de temperatura de gases de escape (EGTS) – utilizados para monitorizar a temperatura de turbocompressores, conversores catalíticos, filtros de partículas diesel e sistemas de redução de óxido de azoto. São utilizados para monitorizar o ponto óptimo de funcionamento, proteger os componentes relevantes de sobrecarga de temperatura e mantê-los na gama de temperaturas desejada para taxas de conversão óptimas. Nesta tarefa, os EGTS são um componente importante para a redução das emissões nocivas dos veículos. A NTK Vehicle Electronics tem vindo a fornecer sensores NTC ao equipamento original e aftermarket há muitos anos, e este ano também introduziu sensores PTC. A NTK Vehicle Electronics oferece 285 referências, cobrindo 61 milhões de automóveis na Europa. Os seus EGTS utilizam elementos resistentes à temperatura cobrindo uma gama de -40°C a 900°C.
- Válvulas de recirculação de gás de exaustão (válvulas EGR) – presentes em todos os motores diesel europeus, bem como num número crescente de motores a gasolina, as válvulas EGR são utilizadas para reduzir as emissões de NOx, que têm efeitos negativos sobre a saúde e o ambiente. A NTK Vehicle Electronics oferece três tipos diferentes de válvulas EGR: “pneumáticas”, “elétricas” e “elétricas com refrigerador”. As válvulas EGR pneumáticas têm um diafragma controlado por vácuo. As válvulas eléctricas EGR são controladas por electrónica integrada. Estas válvulas são operadas directamente pela unidade de controlo do motor e podem ser reguladas com muito mais precisão. E há também válvulas EGR eléctricas que têm uma unidade de arrefecimento para reduzir ainda mais a temperatura dos gases de escape. A gama de válvulas EGR da NTK Vehicle Electronics tem actualmente 94 referências, cobrindo 40% do mercado, um número que atingirá 100 referências até ao final de Novembro e uma cobertura de 42% do parque automóvel europeu.
- Fluxo de ar de massa (MAF) e sensores de pressão de alimentação/absoluto de colectores (MAP) – Uma parte integrante do sistema de gestão do motor, a tarefa dos sensores MAP e MAF é enviar informação à Unidade de Controlo do Motor (ECU) do veículo, permitindo-lhe definir a quantidade correcta de combustível actualmente necessária para optimizar o desempenho do motor. Com 377 referências MAP e MAF disponíveis, a NTK Vehicle Electronics oferece a maior cobertura de mercado (MAF – 156 milhões de veículos e MAP – 213 milhões de veículos). Isto inclui também cinco tipos de plug-in cobrindo 25 milhões de veículos.
- Sensores de velocidade e posição do motor – A NTK Vehicle Electronics fabrica dois tipos de sensores de velocidade e posição do motor: sensores da cambota e sensores da árvore de cames. A cambota, que está ligada aos pistões, converte os movimentos lineares e verticais dos pistões em movimentos rotativos que accionam o motor e fazem o veículo mover-se. O sensor de velocidade da cambota regista esta velocidade de rotação da cambota, bem como a sua posição. Com 562 números de peças, a NTK Vehicle Electronics oferece 78% de cobertura, mais do que qualquer outra marca premium no mercado.