Paulo Gaspar, responsável da Proxira, faz um balanço de 2025, analisa as mudanças que se avizinham com a eletrificação e a digitalização, e detalha os investimentos e apostas estratégicas da Proxira para 2026.
Que balanço fazem do ano de 2025 na atividade da vossa empresa?
2025 foi um ano muito positivo para a Proxira, com um crescimento próximo dos 20%. Este resultado reflete a consistência da nossa estratégia, a confiança dos nossos clientes e a capacidade da empresa em adaptar-se a um mercado cada vez mais exigente e em transformação.
Qual foi, na sua perspectiva, o fator ou acontecimento mais impactante no aftermarket em 2025?
Mais do que um acontecimento isolado, 2025 destacou-se pela consolidação de tendências já em curso no aftermarket. O crescimento sustentado dos veículos elétricos continua a transformar a dinâmica do mercado, obrigando distribuidores e oficinas a adaptar processos, competências técnicas e modelos de negócio.
Que mudanças acredita que poderão marcar o aftermarket automóvel em 2026, tendo em conta as transformações recentes do mercado?
2026 vai ser mais um ano de adaptação e inovação para o aftermarket automóvel. Com a eletrificação a ganhar peso, a digitalização a acelerar e a consolidação do mercado a intensificar-se, as empresas as empresas terão de se preparar para novos desafios e oportunidades. Eventos como Expomecânica em Maio e a AutoMechanika de Frankfurt serão momentos chave para antecipar tendências e conhecer tecnologias que vão moldar o sector nos próximos anos.
Que investimentos e estratégias está a vossa empresa a planear implementar em 2026 e em que áreas?
Para 2026, a Proxira está a investir em iniciativas que reforçam, tanto a presença no mercado, como a qualidade no serviço. No marketing, o reforço da equipa permitirá comunicar de uma forma mais eficaz as soluções que oferecemos, enquanto na assistência técnica estamos a concluir a nossa oficina móvel e contatámos um técnica com vasta experiência, garantindo capacidade de intervenção rápida, revisão e certificação de equipamentos e maior suporte direto às oficinas parceiras.











