Luís Alves, da Robbialac, faz um balanço do negócio e desafios da empresa durante o ano de 2024 e anuncia as novidades da estratégia para 2025.
Quais os principais desafios que enfrentaram na vossa operação durante 2024?De que forma os ultrapassaram?
Aumento da concorrência quer em termos de players/marcas no segmento mainstream e economy quer agressividade em todos os segmentos de mercado incluindo o premium com o envolvimento directo dos principais; Manutenção do nosso principal cliente consumidor Grupo CARCLASSE incluindo a nova unidade da EXPO; Desafio para responder às novas solicitações de mercado em termos de: novas cores de efeitos especiais e incremento de acabamentos como ex: mate,tricamada,partículas de vidro; digitalização e sustentabilidade. Como resposta e em conjunto com a Axalta/Standox fornecemos uma pacote de serviços/produtos que responderam positivamente a estes desafios: Lançamento da gama Nason :vernizes e aparelho para o segmento mainstream; Reforço da equipa comercial/técnica/marketing; Gama de produtos premium de baixo consumo energético ;GAMA XTREME secagem ao ar ou a 40ºC em conjunto com o sistema de tintagem de máxima rentabilidade aplicada em 1,5 demãos STANDOBLUE; Desenvolvimento de pacote de serviços de consultoria e gestão oficinal integrado na marca DRIVUS -gestão de indicadores KPI , gestão de encomendas e stocks interligado com o programa STANDOWIN IQ; Programa BELEAF da Axalta que promove a sustentabilidade e a redução da pegada de carbono desde o fabrico até à aolicação na oficina; Incremento das acções de formação quer no nosso centro CFRA quer ON JOB.
Como evoluiu o vosso negócio no mercado português em 2024
O negócio da Robbialac Repintura Automóvel suportado fundamentalmente na marca Standox-Axalta teve resultados que consideramos muito positivos com crescimento de 2 digitos.
Quais as tendências no aftermarket que irão determinar a actividade da vossa empresa em 2025 (digitalização,electrificação,sustentabilidade, falta de mão-de-obra,..)?
As tendências referidas são as mais relevantes e transversais a todos os segmentos de mercado. Mais relevantes para o mercado premium são a digitalização, fundamentalmente ao nível da cor interligado com máquinas 100% autom´ticas de doseamento IRUS MIX. Produtos premium de baixo consumo energético Gama XTREME muito vocacionados para a pintura de carros eléctricos que não podem ser sujeitos a temperaturas elevadas. A sustentabilidade é outro tema incortonável em todos os sectores da economia pelo para nós Robbialac e Axalta/Standox está sustentado no programa BELEAF. A falta de mão de obra é um problema grave no sector e transversal a todos os países da Europa. Todos os intervenientes desde as escolas profissionais,empresas de aftermarket e fornecedores de produtos e serviços têm de fazer um esforço conjunto. Apesar de ser uma profissão que não se aprende facilmente, devido á sua componente técnica é preciso mostrar aos jovens e que actualmente é uma profissão com mais segurança e limpa, tecnologicamente evoluída, com ferramentos digitais , bem paga e com uma empregabilidade garantida.
Que estratégias planeiam implementar este ano,para se adaptarem aos desafios e oportunidades actuais do mercado?
Promoção e desenvolvimento da digitalização e sistemas automáticos de preparação de cor (IRUS MIX); Reforço da formação CFRA ,ON Job e On line (Axalta Academy); Desenvolvimento do serviço aftermarket em termos de consultoria oficinal com o programa DRIVUS; Aposta na sustentabilidade com o programa BELEAF; Lançamento de novo verniz XTREME da 3ªgeração de secagem ao ar.