Foi dos operadores com maior visibilidade ao longo do ano de 2017. Em 2018 a Liqui Moly vai continuar a investir fortemente no negócio em diferentes níveis, como nos explica Sadhna Monteiro, diretora de marketing e desenvolvimento de negócio da Liqui Moly Iberia.
Qual o balanço que faz do ano de 2017 para a sua empresa?
O ano de 2017 manteve o grande sucesso da Liqui Moly em Portugal. Foi mais um ano com crescimento a dois dígitos no mercado nacional. Foi também um ano importante na divulgação de outras gamas de produtos que são um bom complemento aos lubrificantes e aditivos e que fazem da Liqui Moly um fornecedor completo.
Que principais investimentos foram feitos em 2017?
A Liqui Moly fez um forte investimento no mercado nacional ao longo de 2017. Um dos pontos essenciais foi o reforço dos recursos humanos, onde fazemos sempre uma escolha muito criteriosa já que são um ponto fundamental da nossa estratégia de proximidade com os clientes. Vamos manter a política de contratação com alguns perfis diferenciados para dar resposta a todos os projetos que queremos implementar este ano. Um investimento fundamental foi também a duplicação do armazém na zona de Lisboa para responder ao forte crescimento do negócio, uma vez que é deste ponto logístico que são fornecidos os clientes de Portugal e Espanha. Mais importante que isso é ter-se tratado de um investimento para ter a estrutura preparada para continuar a crescer com os nossos atuais clientes e também para dar resposta a novos negócios que vão surgir este ano, nos vários segmentos onde a Liqui Moly tem oferta. Um investimento fundamental que fazemos todos os anos é também em comunicação, marketing e apoio a eventos dos nossos clientes e 2017 não foi exceção.
Qual a avaliação que faz do mercado em 2017?
Um dos aspetos que destacamos é o facto do mercado estar cada vez mais ciente da especificidade cada vez maior dos óleos de motor, não havendo lugar a erros ou facilitismo. E quanto mais evoluídos são os motores maior é a necessidade do uso de óleos de topo, o que nos abre cada vez melhores perspetivas. A qualidade compensa e esse é um ponto que gostaríamos de destacar. Mas também os aditivos fazem cada vez mais parte de uma manutenção preventiva, numa gama onde somos líderes de mercado.
Que perspetivas tem para o ano de 2018, no que à vossa empresa diz respeito?
As perspetivas são muito boas para o ano de 2018. Vamos iniciar o ano com o arranque de novos negócios e novos clientes, além de reforçarmos a comunicação para nos permitir dar a conhecer os 4000 produtos que garantem muitas soluções aos nossos clientes, com a vantagem de poderem receber tudo da mesma fonte. Vamos também entrar em novos segmentos e começamos o ano reforçados enquanto empresa com a integração no Grupo Würth, onde continuamos a ser uma empresa independente, mas com uma estrutura mais sólida.
Quais os investimentos previstos para 2018?
Os investimentos vão continuar na divulgação da marca, no apoio aos clientes e também no programa Liqui Moly Academy, que garante centenas de horas de formação aos nossos clientes diretos e indiretos. Vamos também investir em novos recursos humanos e vamos continuar a investir em soluções internas para garantir sempre a melhor logística e o melhor serviço aos nossos clientes. Sem dúvida, que o nosso maior investimento em 2018 vai ser nos nossos clientes.