Hernán Marqués, General Manager da Sampa Ibérica, explica que a marca vai continuar, em 2025, o trabalho de reconhecimento da marca e de grande apoio aos seus distribuidores, ao mesmo tempo que fala da evolução do negócio da empresa durante o ano passado.
Quais foram os principais desafios enfrentados na vossa operação durante o ano de 2024? De que forma os ultrapassaram?
Um dos primeiros desafios foi tentar aumentar o nosso negócio, ampliando a nossa presença no mercado, repetindo operações de 2023 e procurando novas oportunidades. Infelizmente, não conseguimos alcançar esse objetivo.
Como evoluiu o vosso negócio no mercado português em 2024?
Não foi um ano positivo. Tivemos alguns meses bons e crescemos com alguns distribuidores em particular, mas, de forma geral e no conjunto das nossas operações, registámos uma redução de 5,9% nas vendas.
Quais as tendências no aftermarket que irão influenciar a atividade da vossa empresa em 2025 (digitalização, eletrificação, sustentabilidade, falta de mão-de-obra, …)?
Em primeiro lugar, esperamos o regresso das operações provenientes de África. As exportações portuguesas no último ano não foram significativas para o setor, onde historicamente têm gerado valor e negócio. Por outro lado, a economia portuguesa necessita de investimento e de um novo impulso que altere a tendência atual, algo significativo que inclua o aftermarket como uma atividade económica. Caso contrário, poderemos assistir a mais um ano de declínio.
Que estratégias planeiam implementar este ano, para se adaptarem aos desafios e oportunidades atuais do mercado?
A nossa intenção é retomar o ritmo de crescimento que alcançámos em 2023. Para isso, vamos melhorar a nossa oferta, tanto ao nível do stock como através de uma proposta de preços e serviços que faça com que o mercado se apoie em nós. Continuamos, como sempre, a investir em Portugal, em canais de informação e em atividades promocionais, de forma a dar valor ao nosso produto através da imagem da nossa marca. O nosso objetivo é apoiar os distribuidores e criar uma marca de referência no mercado.
Mais informações sobre a empresa neste link.