O Grupo Alves Bandeira tem desenvolvimento um profundo trabalho no mercado com a sua marca de lubrificantes MatraX. Pedro Mascarenhas, Diretor de Marketing fala das novidades e do apoio que é dado aos parceiros no negócio de lubrificantes.
Qual foi a mais recente novidade de produto que introduziram, ao nível dos lubrificantes? Ou, que novidades irão lançar, no futuro próximo, ao nível dos lubrificantes?
No presente mês de julho, a MatraX lançou 24 novos produtos para o mercado. 16 deles na gama Passenger Car e 8 na gama Heavy Duty. Estos novos produtos tem um enfoque especial nas diferentes exigências/aprovações de cada construtor, sendo todos eles produtos de última tecnologia. Com este lançamento estas duas gamas de produto cobrem agora 89% das necessidades técnicas do mercado global de lubrificantes para motor.
No contexto de quebra de redução dos consumos e numa quebra do mercado de lubrificantes no aftermarket, de que forma têm trabalhado a animação de vendas (diretamente ou com os distribuidores) para potenciarem as vendas às oficinas?
A Matrax tem reforçado a sua colaboração com os distribuidores ao largo dos últimos anos incidindo cada vez mais na transferência de conhecimento técnico e formação tanto para os comerciais dos nossos distribuidores como os funcionários das oficinas. Isto permite aumentar a venda de produtos de maior valor agregado de forma a aligeirar a descida dos volumes. Esta estratégia tem tido resultados muito positivos e será cada vez mais reforçada já que os produtos estão a tornar se cada vez mais técnicos, incluindo os que estão dirigidos aos carros elétricos.
O acompanhamento técnico às oficinas é muito importante: que meios humanos, materiais e digitais disponibilizam às oficinas para lhes prestar acompanhamento técnicos?
Os comerciais dos nossos distribuidores são a primeira linha de resposta aos requerimentos das oficinas assim como a ferramenta online MatraX Lubsadvisor. Por outra parte mantemos um grande esforço de formação inclusive nas oficinas como mencionado anteriormente. A isto juntamos a equipa de engenharia do nosso laboratório que se encontra sempre disponível quando necessário. De esta forma e com estas diversas ferramentas conseguimos dar uma resposta técnica capaz e em tempo útil aos nossos clientes.
Depois da pandemia e agora com a guerra na Ucrânia, qual o impacto que têm no negócio de lubrificantes para o aftermaket?
Estes dois acontecimentos têm vindo essencialmente a criar uma grande instabilidade de preços de matérias primas assim como graves problemas de supply das mesmas. Tudo isto tem-se traduzido em aumentos importantes nos preços nas diversas cadeias até ao consumidor. Não existe previsão a curto, meio prazo para uma mudança em ciclo contrário e isto pelo menos até que as cadeias de abastecimento voltem a trabalhar de forma normalizada. O principal desafio do ano 2022 tem sido até agora, o abastecimento.