Ver todas

Back

Sogilub lança sistema inovador de monitorização na recolha de óleos usados

17 Dezembro, 2021

A Sogilub apresentou um projeto inovador de sensorização dos “oleões” da rede Do It Yourself (DIY), que tem como objetivo medir o nível de óleo usado nos diferentes pontos de recolha desta rede, de forma remota e centralizada.

A rede de recolha designada por rede Do It Yourself (DIY), é a rede de recolha de óleos lubrificantes usados provenientes dos cidadãos, que permite dar resposta à necessidade de existência de locais onde qualquer particular possa deixar o óleo lubrificante usado que produziu, de um modo rápido e fácil, mas com a garantia de que o resíduo vai ser encaminhado da forma correta.

Este projeto inovador, tem como objetivo medir o nível de óleo usado nos diferentes pontos de recolha (oleões) desta rede, de forma remota e centralizada. Esta funcionalidade irá permitir otimizar os procedimentos e as rotas de recolha, assim como facilitar a experiência do particular, que poderá ser informado sobre que pontos de recolha estão disponíveis para receber o seu óleo usado.

O projeto piloto, focando a monitorização do nível de óleo usado nos oleões Ecolub da rede DiY, está a decorrer durante o último trimestre de 2021.

Para a medição do nível é utilizado um sensor autárquico em cada oleão, modelo Vegapuls Air 41, do fabricante alemão VEGA Grieshaber KG. Este sensor é um radar sem contacto de 80GHz de grande precisão e fiabilidade, que garante uma maior imunidade à eventual sujidade ou condensação na antena, minimizando a necessidade de manutenção. O modelo selecionado permite uma maior flexibilidade, sendo possível ajustar a gama de medida para adaptação a oleões de diferentes dimensões, a frequência de transmissão de dados conforme a necessidade do local em causa, e disponibilizar informação relevante para o diagnóstico do sensor e da medição.

Para a implementação deste projeto de Investigação e Desenvolvimento, foi necessário desenhar uma solução para proteger o sensor de potenciais impactos e bem como da abertura da tampa de esvaziamento do óleo.

Relativamente ao tipo de comunicação, os dados recolhidos são enviados para o sistema de inventário utilizando a tecnologia de redes de comunicação móveis NB-IoT/LTE (Narrow Band for Internet of Things/Long Term Evolution), possibilitando que os sensores funcionem durante anos sem ser necessária a substituição das suas baterias.

O projeto, que conta com o apoio técnico da Loop Projecto e Comércio Internacional, Lda – representante da VEGA em Portugal – encontra-se na fase de instalação dos sensores nos oleões identificados para o projeto piloto, estando-se a verificar leituras do nível bastante fidedignas e uma correta comunicação dos dados, conforme se pode constatar no dashboard abaixo, o que permite antever o êxito na concretização deste projeto inovador.

A investigação e desenvolvimento constitui uma importante área de atividade, na qual a Sogilub desenvolve e promove a realização de projetos que visam aumentar a eficiência do Sogilub e a eficácia na gestão de óleos lubrificantes usados.

PALAVRAS-CHAVE