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“O sistema elétrico é o componente mais comumente afetado por avarias, mas o motor continua a ser o mais caro”, Ángel Mellado, CarGarantie

22 Maio, 2024

Em 2023, as reparações terão um custo médio de 657 euros e para já, não se prevê o fim do aumento dos preços. Ángel Mellado, Diretor de Mercado da CarGarantie para Espanha e Portugal, aconselha os concessionários a protegerem-se contra os riscos e fala também sobre as garantias para automóveis elétricos, bem como sobre as atuais tendências e desenvolvimentos no mercado das garantias.

Senhor Mellado, que tópicos foram particularmente importantes para si e para a CarGarantie durante o ano passado?
Ángel Mellado: 
Em particular, a nível internacional, o ano de 2023 foi um ano de crises. Os vários conflitos, as ainda persistentes consequências da pandemia, as várias interrupções da cadeia de abastecimento, bem como os aumentos de preços das matérias-primas tiveram efeitos significativos na economia em geral e continuarão a ser motivos de preocupação em 2024.

De que forma é que estas crises afetam o setor automóvel em geral e a CarGarantie em particular?
Ángel Mellado: Na nossa análise anual de avarias, disponibilizamos estatísticas atuais sobre as avarias e os custos associados às mesmas, nas quais são evidentes os efeitos destas crises. Uma parte da análise diz respeito ao cálculo do custo médio das reparações e ao seu aumento progressivo nos últimos cinco anos: até 2023 verificou-se um amento de cerca de 100 €. O aumento anual mais significativo deu-se entre os anos 2022 e 2023, tendo sido este de quase 40 €. Por si só, o aumento dos preços durante o último ano já representa mais do dobro dos aumentos médios dos anos anteriores.

Qual é o montante dos custos médios de reparação desde então?
Ángel Mellado: Os custos de reparação ascenderam, em média, a cerca de 657 €, em 2023.

Há indícios de inversão desta tendência?
Ángel Mellado: Infelizmente ainda não. Muito pelo contrário: os valores atuais sugerem que os preços das reparações vão continuar a aumentar. O custo médio de reparação ultrapassou por primeira vez, em 2016, os 500 €, continuou a aumentar até alcançar os  600 € em 2022 e atualmente, encontramo‑nos já nos 657 €. Embora só possamos ter a certeza após a análise do ano que vem, neste momento contamos já com que os custos de reparação irão ultrapassar muito em breve os 700 €.

Que componentes são mais afetados por este aumento de preços?
Ángel Mellado: Tanto ao nível dos automóveis novos, como dos de ocasião, o panorama é idêntico ao dos anos anteriores: o sistema elétrico é o componente mais comummente afetado por avarias, mas o motor continua a ser o mais caro. Em termos globais, é percetível um aumento da sinistralidade geral. Um dos motivos desta situação é a tecnologia cada vez mais complexa dos veículos: aquilo que os proprietários dos veículos ganham em termos de conforto reflete-se posteriormente nos preços.

O que podem fazer os concessionários no sentido de se protegerem em relação a estas despesas?
Ángel Mellado: Perante estes aumentos, os montantes das reparações podem transformar-se rapidamente num encargo não previsto. Além disso, as reclamações de cobertura da garantia legal e pedidos de  gestos comerciais, podem levar facilmente à insatisfação por parte dos clientes. Tal pode não só afetar o volume de negócio do concessionário, como também chegar a comprometer a sua continuidade. É, portanto, aconselhável que os concessionários se protejam contra estes riscos, mediante a contratação de um seguro de garantia ou um seguro de despesas de reparação. Desta forma, não só é compensado o verdadeiro risco financeiro, como também poderão ser evitados litígios com os clientes em caso de dúvida, proporcionando assim uma maior satisfação do cliente. Tal pressupõe produtos calculados de forma fiável e que compensem economicamente a longo prazo.

Além dos tópicos abordados, o que há ainda a referir sobre a CarGarantie em 2023?
Ángel Mellado: Durante o ano de 2023 intensificámos e reforçámos as nossas cooperações e somos líderes de mercado. Em conjunto desenvolvemos packs de produtos que combinam o financiamento da viatura com um seguro de despesas de reparação ou um seguro de garantia. Além disso, continuamos a trabalhar na melhoria contínua da qualidade do nosso serviço com o intuito de garantirmos a melhor experiência possível aos nossos parceiros.

Qual é então o papel desempenhado pela qualidade de serviço durante a seleção de uma oferta para os seus parceiros?
Ángel Mellado: A CarGarantie aposta sempre em produtos economicamente eficientes a longo prazo, que são calculados de forma fiável. O nosso objetivo é providenciar serviços premium, que depois são também combinados com um acompanhamento e um serviço de excelência. O sucesso mostra que estamos no caminho certo: no nosso inquérito de satisfação internacional, que teve em vista, entre outras coisas, este tópico, obtivemos avaliações extremamente positivas. Isto revela que embora o preço seja um fator relevante, não é o único e que é possível marcar pontos com um bom serviço e um acompanhamento personalizado, tanto para parceiros como para clientes finais.

Em que sentido é que se contrapõe à concorrência em matéria de qualidade de serviço?
Ángel Mellado: Para nós, a nossa abordagem de serviço completo continua a ocupar um lugar central: os nossos parceiros podem contar com o facto de que todas as suas preocupações estão em boas mãos connosco. Por isso, somos mais do que apenas uma seguradora: somos também um parceiro de marketing e damos especial importância ao apoio in situ graças à nossa equipa comercial, que colabora diretamente com os concessionários e os fabricantes na Europa. Desde o desenvolvimento de produtos até ao apoio comercial, passando pelos serviços de marketing, podemos encarregar-nos de tudo, permitindo ao concessionário concentrar-se totalmente na sua atividade principal.

Os veículos elétricos têm, de ano para ano, uma presença cada vez mais forte no setor. Também ao nível das seguradoras, estes constituem um tópico importante, uma vez que se diz muitas vezes que os veículos com motor elétrico sofrem menos avarias e que, por isso, dão origem a menores despesas de reparação. Os seus dados também confirmam esta situação?
Ángel Mellado: Até agora, não podemos confirmar esta hipótese. Em termos gerais, os veículos elétricos da nossa base de dados contam com frequências e montantes de avarias semelhantes. Isto também significa que os seguros de garantia e os seguros de despesas de reparação para veículos elétricos não são menos importantes do que para as viaturas  tradicionais, uma vez que estes também podem sofrer avarias imprevistas e de valores consideráveis. No entanto, neste contexto, é importante ressaltar que até agora os veículos elétricos apenas representam uma pequena proporção do nosso portfólio, pelo que ainda não podemos encontrar quaisquer dados estatísticos fiáveis – aquilo que observamos é uma tendência inicial.

De que forma é que a bateria é afetada por estes sinistros?
Ángel Mellado: Normalmente, a bateria não está incluída na cobertura dos seguros de garantia e dos seguros de despesas de reparação para veículos elétricos a bateria (BEV). Por isso, a bateria ainda não tem atualmente qualquer importância, pelo menos, ao nível dos danos cobertos pela garantia. No entanto, esta situação pode mudar: estamos a analisar com precisão se seria possível ou aconselhável uma cobertura da bateria de alta tensão. Se a bateria for de futuro incluída, tal terá também certamente efeitos nas estatísticas de avarias.

Que desenvolvimento prevê para o ano de 2024 ao nível do mercado de automóveis ocasião?
Ángel Mellado: Vamos continuar a observar um desenvolvimento em direção aos automóveis de ocasião certificados. Perante o aumento dos preços e a crescente incerteza, as clientes e os clientes procuram qualidade e fiabilidade, e a oferta de automóveis usados certificados pode ainda não cobrir a procura. Por isso, a preparação profissional – e também o equipamento com seguros de garantia e seguros de despesas de reparação – é cada vez mais importante. Assim, o concessionário aposta não só na qualidade, mas também numa melhor fidelização dos clientes: os automóveis de ocasião certificados têm ser submetidos regularmente para trabalhos de manutenção, o que otimiza a utilização das oficinas e estabelece um vínculo dos clientes com o concessionário até à compra da sua próxima viatura.

Existem outros tópicos que considere relevantes para este ano?
Ángel Mellado: Os veículos elétricos já foram abordados. Ainda assim, há algum movimento a este nível devido aos fabricantes chineses, que procuram estabelecer-se atualmente no mercado graças a preços tendencialmente mais acessíveis e a uma excelente tecnologia de alta tensão. Os fabricantes tradicionais devem reagir a essa situação em conformidade, pois esta tendência vai continuar ao longo do ano de 2024.

Tem algum conselho para os seus parceiros, para o ano de 2024?
Ángel Mellado: A perseverança vai ser importante para o ano de 2024. Os conflitos geopolíticos, o aumento dos preços e as mudanças em termos de mobilidade representam grandes desafios para todo o setor. Enquanto parceiro do setor retalhista, o nosso objetivo é enfrentar estes desafios conjuntamente com os concessionários, proporcionando-lhes o melhor apoio possível.

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