A Olipes pretende crescer cada vez mais em Portugal e, como tal, está a fazer um trabalho sustentado, a diferentes níveis, que já está a dar os seus frutos, como nos explica Fernando Díaz.
Qual foi a mais recente novidade de produto que introduziram, ao nível dos lubrificantes? Ou, que novidades irão lançar, no futuro próximo, ao nível dos lubrificantes?
Seria difícil resumir todas as novidades lançadas nos últimos meses, pois na Olipes desenvolvemos em média mais de 50 novos produtos por ano, e estamos neste ritmo há mais de 25 anos. Também é verdade que estamos presentes em 47 países e em 75 setores de mercado, o que nos obriga a ser dinâmicos e proativos. No mundo automobilístico, os lançamentos com maior destaque são os lubrificantes sintéticos Averoil 0W30 Blue Technology, para motores a gasolina e diesel com catalisador de uréia (SCR) ou AdBlue, e o Averoil 0W20 Hybrid, para motores híbridos a gasolina, além do nosso Maxifluid ATF- Lubrificantes DSG, ATF-CVT e ATF DX-VI WS, recomendados para as caixas automáticas mais modernas. A novidade para o próximo outono será o novo Hybrid Antifreeze-Coolant, com tecnologia Si-OAT, para mais de 600.000 km no motor, e, no inverno, a estrela será o lubrificante de motor Averoil 0W16 API SP Resource Conserving / ILSAC GF 6B, formulado com aditivos oficiais aprovados pelo American Petroleum Institute (API), como todos os nossos lubrificantes de alta qualidade, e ILSAC.
No contexto de quebra de redução dos consumos e numa quebra do mercado de lubrificantes no aftermarket, de que forma têm trabalhado a animação de vendas (diretamente ou com os distribuidores) para potenciarem as vendas às oficinas?
Os resultados obtidos durante o primeiro semestre do ano estão perfeitamente alinhados com os objetivos traçados para o final de 2021, apesar da difícil situação em que nos encontramos devido à falta de matérias-primas e ao aumento contínuo dos custos após a invasão da Ucrânia, que Isto significa que a estratégia é boa: implementação do nosso programa de parceiros em Portugal, branding das oficinas, formação, presença em feiras, promoções, ações comerciais e de marketing no ponto de venda e na oficina, ferramentas de consulta online para o profissional mecânico, gama de produtos que nos permite cobrir qualquer necessidade de lubrificação na oficina, apoio a distribuidores e pontos de venda em feiras do setor e muita, muita comunicação.
O acompanhamento técnico às oficinas é muito importante: que meios humanos, materiais e digitais disponibilizam às oficinas para lhes prestar acompanhamento técnico (sempre que ela necessite)?
Na Olipes oferecemos um serviço de assistência técnica direta da fábrica 24 horas por dia, 7 dias por semana, por telefone, presencial e online, que é complementado por um engenheiro, sediado em Portugal, que presta um serviço de assistência técnica personalizado aos nossos distribuidores e clientes. Além disso, os mecânicos dispõem de um “seletor de lubrificantes” online que podem aceder no nosso site www.olipes.com e visualizar, imprimir ou partilhar as tabelas de lubrificação de qualquer veículo apenas inserindo a matrícula do carro. Na Olipes também enfatizamos fortemente a necessidade de oficinas de formação contínua; É por isso que dedicamos 800 horas por ano à formação de profissionais em todo o mundo.
Depois da pandemia e agora com a guerra na Ucrânia, qual o impacto que têm no negócio de lubrificantes para o aftermaket?
O impacto deixa-nos com um sabor agridoce. Por um lado, o mercado de lubrificantes automotivos representa mais de 40% das vendas de lubrificantes, sendo que cerca de 60% das vendas são realizadas através do setor de reposição e oficina multimarcas. Após a eclosão da guerra na Ucrânia, há uma recessão económica que ameaça vir e ficar por um tempo, uma inflação que reduz enormemente o poder de compra da classe média, o aumento das taxas de juros, a redução do crédito privado , o mercado de veículos novos com preços que subiram mais de 25% nos últimos 5 anos, prazos de entrega superiores a 6 meses – eu diria incertos – e uma lei de transição energética que pode demorar ou dar uma virada inesperada, deve a guerra se arrastou ou até se intensificou ainda mais nas próximas semanas ou meses. Esta conjugação de circunstâncias irá manter as vendas de viaturas novas em valores mínimos, agravando a situação que vivemos em termos de envelhecimento da frota automóvel. Isto, de momento, é bom para o aftermarket, porque este sector “não gosta de viaturas em garantia”, e estas viaturas mais antigas (mais de 13 anos de idade média das viaturas já em Portugal) realizam as mudanças de óleo e a capacidade de seu “sump” é maior, então, em termos de volume de vendas, poderíamos esperar uma maior venda de toneladas. O gosto amargo é nos deixado pelas margens – cada vez menores diante de um aumento de custos que fabricantes e distribuidores não conseguem repassar integralmente ao cliente – e o crescimento de lubrificantes fraudulentos, que não cumprem as rotulagens e que nos últimos dois anos ganharam quota de mercado, com o único argumento de “preço baixo”, sobretudo através das “marcas de distribuição” e “marcas próprias” que invadiram o país.