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A oficina portuguesa: a nova oficina independente

22 Janeiro, 2018

Nos últimos anos têm aparecido muitas oficinas que representam o que será o futuro do negócio independente de manutenção e reparação. A Oficina Portuguesa é sem dúvida mais um bom exemplo dessa realidade.

TEXTO PAULO HOMEM

Depois de experiências na área do pós-venda relacionadas com marcas de automóveis e com centros auto, Nuno Amorim, decidiu que estava na altura de desenvolver o seu conceito de oficina de automóveis.

Assim, em março passado nasceu A Oficina Portuguesa, um nome que foi escolhido propositadamente e que tem também a ver com o conceito oficinal implementado, que decorre precisamente da experiência de Nuno Amorim.

“Depois de anos na marca, com a minha passagem pela multimarca percebi o que era o conceito de serviço rápido e as grandes diferenças que existem entre ambos os conceitos”, começa por dizer Nuno Amorim, gestor de Negócio, que aproveitou todo este seu conhecimento na área de pós-venda para desenvolver um conceito oficinal muito baseado na lógica das manutenções.

“Independentemente do diagnóstico ou não, um veículo automóvel vai sempre precisar das tradicionais manutenções, como os óleos, filtros, pastilhas, etc”, refere o mesmo responsável, dizendo que “foi exatamente nesta componente de manutenção que nos quisemos especializar”.

Seguindo esta estratégia, n´A Oficina Portuguesa foram desenvolvidos diversos menus de serviço, com preços identificativos, um pouco a exemplo do que sucede na lógica dos centros auto.

“Não quer dizer que não façamos operações de diagnóstico mais profundas, mas essas orientamos mais para os clientes já fidelizados”, afirma Nuno Amorim, dizendo que A Oficina Portuguesa aposta sobretudo no cliente que é trazido pelo cliente e que procura um serviço de manutenção, gerando dessa forma maior rotatividade na oficina.

Na ideia dos responsáveis desta oficina está um cliente que valorize também o conceito de proximidade, isto é, a relação não é com a oficina em si, mas sim com as pessoas que a integram e o serviço que desenvolvem. “Estamos sempre preocupados pados em fazer um acompanhamento do cliente, proporcionando-lhe bem-estar na sala de espera, ou a possibilidade de acompanhar a própria intervenção na oficina, fazendo-o sentir como se você fosse da casa. O objetivo é ganhar a confiança do cliente através da transparência daquilo que fazemos”, refere Nuno Amorim.

Refira-se que no âmbito dos serviços que realiza, A Oficina Portuguesa focou-se também no cliente de Frotas, como um alvo estratégico da sua atividade. Para estes disponibiliza serviços adaptados às necessidades das empresas, sendo uma área na qual vai continuar a apostar.

Serviço Transparente

Trabalhando com Pack´s de Manutenção, de modo a que o cliente tenha uma ideia de quanto vai pagar pela intervenção, nesta oficina é o cliente que escolhe o produto (leia-se peças) que pretende que sejam incorporadas nos seus carros. É sobre estes Pack´s (standard) que A Oficina Portuguesa assenta os seus serviços, numa lógica de negócio assente na margem e na rapidez de serviço. “Logicamente que também fazemos orçamentos, mas para outro tipo de serviços que fujam da ideia de manutenção e de serviços rápidos”, explica Nuno Amorim.

Com dois operacionais com muita formação e experiência técnica, um gestor de negócio e uma outra pessoa nos recursos humanos e marketing, n´A Oficina Portuguesa, existe ainda a vantagem de todos os profissionais beberem do mesmo conceito, levando Nuno Amorim a reconhecer que para além da competência técnica “para mim sempre foi muito importante que todos na oficina seguíssemos a mesma política, o que acontece”.

Para além dos serviços técnicos de mecânica, A Oficina Portuguesa realiza também o serviço de pneus, como forma de angariar e fidelizar o cliente. “Não é um serviço muito comum nas oficinas de mecânica, mas nós também fazemos pneus, até porque isso vai de encontro à nossa estratégia de serviço”, afirma o gestor de negócio da oficina de Corroios.

Atenta à realidade dos veículos elétricos, A Oficina Portuguesa vai querer investir nessa área, reconhecendo Nuno Amorim que são muitos outros os desafios que se perspetivam no futuro e que ainda há um caminho a percorrer, mas o foco será sempre a transparência para o cliente.

A marca:
A Oficina Portuguesa
Inerente ao desenvolvimento deste negócio oficinal, está a marca “A Oficina Portuguesa”. Um nome que segundo os seus responsáveis a permite identificar com os valores de uma oficina de proximidade, de relacionamento direto com os clientes onde existe uma grande transparência.

“Definimos uma estratégia de marketing muito bem orientada em redor desta marca. A forma como estamos a comunicar esta marca é exatamente o de querer construir uma marca, que vai mais além do que é uma oficina, sendo uma empresa que sabe receber o cliente, que presta serviços de qualidade e de excelência”, refere Mafalda Serralha, que gere o marketing e os recursos humanos d´A Oficina Portuguesa.

Esta oficina fez uma aposta muito importante ao nível das redes sociais Facebook e Linkedin, onde divulga não só a oficina como os serviços que faz, para além de dispor de um site, que também permite interagir com o cliente. Em todas estas plataformas, como na oficina, existe uma identidade oficinal assente precisamente na marca A Oficina Portuguesa.

A Oficina Portuguesa
Corroios
Nuno Amorim
215 990 284
geral@aoficinaportuguesa.pt
www.aoficinaportuguesa.pt

A oficina independente

 

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