Lançada em 2021 pela Magneti Marelli Parts & Services, a gama de Lubrificantes Oiltek chegou ao mercado numa época complicada. Segundo Sergi Cañellas, da Magneti Marelli, o lançamento desta marca tem sido acompanhada por uma série de ferramentas de marketing e de apoio à parte técnica.
Qual foi a mais recente novidade de produto que introduziram, ao nível dos lubrificantes? Ou, que novidades irão lançar, no futuro próximo, ao nível dos lubrificantes?
A Magneti Marelli Parts & Services introduziu em maio de 2021 uma nova gama completa de lubrificantes para motores, desenvolvida por um líder mundial no mercado de lubrificantes para motores, com uma marca exclusiva Oiltek. A gama Oiltek: Formulada com óleos de base sintéticos e uma gama de aditivos premium que cumprem e satisfazem as especificações rigorosas dos fabricantes de veículos, além de serem compatíveis com as mais recentes tecnologias de motores e de redução de emissões, tais como filtros de partículas e catalisadores de redução catalítica seletiva SCR. A sua formulação avançada garante maior resistência ao longo do tempo e a temperaturas extremas, reduz o atrito e garante a máxima limpeza do motor e dos sistemas de emissão; inclui 10 formulações diferentes – 9 óleos sintéticos e um óleo semissintético, disponível em recipientes de 1 litro, 5 litros e tambor (209 litros) – satisfazendo as principais necessidades dos profissionais de reparação, permitindo-lhes servir uma vasta gama de veículos de todas as idades e motores modernos, incluindo os híbridos cada vez mais populares; É um equilíbrio perfeito de qualidade e desempenho, características que estão claramente representadas numa embalagem com grande personalidade e estilo.
No contexto de quebra de redução dos consumos e numa quebra do mercado de lubrificantes no aftermarket, de que forma têm trabalhado a animação de vendas (diretamente ou com os distribuidores) para potenciarem as vendas às oficinas?
O lançamento da gama Oiltek para motores é acompanhado por uma série de ferramentas de marketing desenvolvidas pela Magneti Marelli Parts & Services para promover a marca no setor do aftermarket. Totems, posters, expositores e deskpads estarão disponíveis para os clientes da marca, distribuidores e oficinas. O lançamento da gama Oiltek é também apoiado por uma extensa campanha de comunicação nos meios de comunicação social e nas principais publicações da imprensa especializada. Além disso, para incentivar a utilização da marca Oiltek em oficinas, temos promoções mensais e promoções trimestrais cumulativas com prémios também no final do ano para certos consumos em litros.
O acompanhamento técnico às oficinas é muito importante: que meios humanos, materiais e digitais disponibilizam às oficinas para lhes prestarem acompanhamento técnico?
Para apoiar os distribuidores e profissionais de reparação na seleção do lubrificante certo, a Magneti Marelli Parts & Services desenvolveu uma ferramenta online exclusiva, a Lubefinder, que permite identificar o tipo de lubrificante certo para cada veículo, também através da pesquisa por matrícula. Está disponível um website para todos os clientes e utilizadores onde apresentamos todas as viscosidades disponíveis na gama e para cada viscosidade toda a informação técnica e de segurança necessárias, assim como as especificações e o catálogo completo. Tudo isto está acessível no sítio web dedicado à lubrificação de motores. Além disso, está sempre disponível um número de serviço ao cliente Magneti Marelli Parts & Services com pessoal especializado para responder a quaisquer perguntas relacionadas com a nova gama de lubrificantes e as suas aplicações/especificações.
Qual o impacto da pandemia e agora da guerra no negócio de lubrificantes para o aftermarket?
Os custos da matéria-prima sofreram um dos aumentos mais significativos nas últimas décadas. Esta escalada de custos coincidiu com o nosso lançamento e afetou-nos significativamente. Estamos a tentar minimizar o impacto nos nossos clientes, a fim de reforçar a sua introdução e dar-lhes a máxima estabilidade e o melhor serviço.