O fabricante de lubrificantes Olipes, apresentou um “Livro Branco”, destinado aos profissionais do pós-venda, que explica a influência da eletrificação na lubrificação do veículo e onde é analisado o impacto que o veículo elétrico terá nas peças de reposição e oficinas.
A Olipes lançou o Livro Branco do carro elétrico, que explica os fatores que estão a acelerar a transição para os veículos eletrificados e elétricos e as suas consequências tanto para a sociedade em geral como para o setor automóvel e, especificamente, para o dos lubrificantes.
Trata-se de um relatório que serve de guia para ajudar a compreender a crescente implementação da eletrificação na indústria automóvel, quais são as suas vantagens e como irá influenciar infraestruturas, tendências e desenvolvimentos de mercado.
Também enfatiza aspetos mais inovadores, como seu impacto no negócio da peças de reposição e da oficina ou qual o papel que os lubrificantes terão nos carros eletrificados.
“Há uma falsa crença de que os veículos elétricos dificilmente precisam de lubrificantes. A realidade é que, embora não exijam os típicos óleos térmicos de motor, ainda há necessidade de lubrificação para proteger esses veículos. Com uma arquitetura que inclui motor elétrico, caixa redutora e outros mecanismos internos, apresentam desafios que incluem um fluido com propriedades elétricas balanceadas, proteção contra desgaste e compatibilidade com novos materiais. Nos veículos elétricos, cujo motor gira a mais de duas vezes a velocidade de um motor de combustão tradicional e tem torque instantâneo, gera-se uma quantidade significativa de calor que deve ser dissipado para evitar danos mecânicos”, explica Fernando Díaz, co-CEO da Olipes.
Nesse sentido, Olipes lembra que o lubrificante também deve ser compatível e seguro para uso em conjunto com componentes que não são encontrados em um motor de combustão padrão, como aparelhos elétricos e novos materiais poliméricos.
“Nos veículos elétricos, além disso, continuará sendo necessário o uso de um grande número de diferentes tipos de graxa lubrificante para revestir os diferentes componentes móveis: desde rolamentos de rodas e transmissões até espelhos retrovisores e sistemas de travamento central. E os requisitos para essas graxas são cada vez mais exigentes em termos de propriedades dielétricas, vida útil, compatibilidade com novos materiais e biodegradabilidade”, diz Díaz.
Também não devemos esquecer as novas necessidades que surgem neste tipo de veículo, como fluidos de refrigeração de baterias que, somados aos lubrificantes mencionados acima, introduzem um novo conceito de fluidos para veículos elétricos: EV-Fluids.
Os lubrificantes desempenham um papel fundamental na melhoria da experiência de condução dos proprietários de veículos elétricos. Os carros elétricos são extremamente silenciosos e os lubrificantes ajudam a manter o motor e o eixo elétrico funcionando sem problemas, evitando qualquer ruído, algo que é particularmente percetível e irritante, pois não há ruído proveniente de um motor de combustão. Somado a isso, o lubrificante precisa ser “enchido por toda a vida” para reduzir os custos de manutenção para os clientes, pois alguns componentes internos do motor elétrico não podem ser facilmente reabastecidos ou substituídos, nem são de fácil acesso.
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