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Olipes: Otimizar a performance e o negócio

31 Maio, 2022

Além dos óleos que comercializa, a Olipes trabalha para chegar aos profissionais com a melhor logística, assistência e serviço pós-venda.

Há quase 30 anos no mercado, a Olipes é fabricante de mais de 2500 referências de óleos e massas lubrificantes, bem como anticongelantes, aditivos e outros fluidos para a manutenção de todos os tipos de veículos e maquinaria. “Toda a nossa gama de produtos é comercializada sob a marca Olipes, embora algumas famílias de produto tenham sub-marcas, tais como a Averoil, para lubrificantes de motores topo de gama, a Maxigras para massas lubrificantes ou a Maxigear para óleos de transmissão”, explica Fernando Díaz, diretor-geral co-executivo da Olipes. Devido ao grande número de referências que a Olipes comercializa, o posicionamento em cada país é feito através de distribuidores e pontos de venda especializados. “Com isto, incluímos todo o canal de vendas dentro do nosso programa de parceiros, que desenvolvemos para cada país, com um tratamento exclusivo e direto. Além disso, o nosso serviço de assistência técnica oferece um serviço direto, tanto aos pontos de venda como às suas redes e aos profissionais que utilizam os nossos produtos. “Qualidade, profissionalismo, proximidade, gama de produtos, assistência técnica, formação, apoio de marketing e merchandising e apoio financeiro são alguns dos pontos fortes com que a Olipes abraça o seu canal de distribuição e os seus clientes. Não só vendemos lubrificantes, mas também fornecemos soluções a cada cliente para o ajudar a reduzir os custos operacionais e de manutenção e otimizar os seus recursos”, indica Fernando Díaz.

PARCEIROS
Em Portugal, a Olipes trabalha em parceria com a FJS Lubrificantes, para garantir um abastecimento rápido à rede de distribuidores e pontos de venda locais, entre os quais se destacam a RM Oil, a Majesfrape, a Pneus São Miguel, e pontos de venda e profissionais especializados, como a Euroliquido ou a Semicar, entre outros. “Graças à enorme capacidade da FJS, aliada à força dos distribuidores existentes e ao estabelecimento de um apoio técnico e serviço pós-venda baseado em Portugal, lançámos as bases para projetar um crescimento dos pontos de venda, que esperamos consolidar no período 2022-2025. Ainda temos muitas áreas do país a cobrir e procuramos empresas para se juntarem ao nosso canal de distribuição. Somos rigorosos na seleção dos nossos pontos de venda, que devem ter uma boa solvência e reputação, capacidade logística local e experiência comprovada no mercado. Os nossos parceiros beneficiam de múltiplas vantagens, tais como exclusividade territorial, assistência técnica, formação contínua e campanhas. A nossa estratégia é clara: estar sempre ao lado do profissional, dar-lhe acesso a toda a informação de que necessita para gerir o negócio dos lubrificantes e facilitar a comunicação através do canal de vendas, até ao consumidor final”.

Fernando Díaz indica tambémque, para a Olipes, o mercado português de lubrificantes tem um grande potencial de crescimento, e destaca “a recuperação económica do país, o  rofissionalismo das suas empresas de distribuição e logística, a integração e sinergia ibérica das empresas, a proximidade geográfica, o elevado nível de competitividade e tecnologia, a capacitação da classe média e o abandono de muitas multinacionais, deixando aos próprios distribuidores todo o trabalho e esforço, dependendo apenas deles o sucesso da penetração da marca no mercado”.

A Olipes fornece aos profissionais uma gama alargada de ferramentas digitais “que lhes permitem aceder a informação sobre qualquer produto a partir dos seus telemóveis, com tecnologia interativa, tais como catálogos ou fichas técnicas, formação em formato vídeo, webinars, catálogos virtuais personalizados, etc. Atualmente, a digitalização da comunicação e dos processos permite-nos alcançar os nossos objetivos de forma rápida. Em complemento, as campanhas de comunicação e marketing direto nos pontos de venda e oficinas são uma prioridade,  por forma a aproximar a marca do cliente.

Além disso, em 2021 lançámos um serviço online gratuito, através do qual as oficinas podem aceder aos gráficos de lubrificação de qualquer veículo, graças a uma ferramenta digital implementada no nosso website. Também ajudamos as oficinas a calcular e melhorar a rentabilidade das operações de manutenção que realizam, através de conselhos e informações que publicamos periodicamente. Quando um profissional decide usar um dos nossos lubrificantes, pode ter a certeza de que por trás do mesmo há um grande trabalho de pesquisa, dedicação e esforço, para oferecer um produto da mais alta qualidade, a um preço muito competitivo”, conclui Fernando Díaz.

NOVOS PRODUTOS
A Olipes reinveste anualmente até 75% dos seus lucros em pesquisa e desenvolvimento, digitalização, instalações ou linhas de produção modernas “que nos permitem desenvolver e lançar no mercado novos produtos, mais ecológicos e eficientes. Todos os nossos esforços visam desenvolver os produtos que o mercado necessitará dentro de dois a três anos. Estamos atualmente a trabalhar em novos produtos, tais como fluidos para a lubrificação vitalícia das caixas de velocidades, óleos de motor que ajudam a reduzir o consumo de combustível, fluidos de arrefecimento de baterias e massas dielétricas para os rolamentos de veículos elétricos e híbridos, sempre com a fiabilidade e durabilidade dos elementos lubrificados como nosso objetivo. Centrando-se no aftermarket, as nossas linhas de produto continuarão a evoluir, incorporando lubrificantes concebidos para satisfazer as necessidades dos veículos híbridos, elétricos, gasolina, gás e outras fontes de energia, sem esquecer os fluidos de transmissão avançados, para lubrificar as caixas de velocidades e diferenciais dos veículos eletrificados e os restantes fluidos auxiliares necessários para uma manutenção ótima dos veículos”, indica Fernando Díaz.

Artigo publicado na Revista Pós-Venda n.º 77 de fevereiro de 2022. Consulte aqui a edição.

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